Aula aberta: “uma outra coisa” de Herberto Helder?

“uma outra coisa” de Herberto Helder?

No próximo dia 03 de maio, pelas 13h30m, na sala 302 da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, falar-se-à da “obra em minúsculas”, de Herberto Helder (Porto Editora, 2018).

A obra será apresentada por Diana Pimentel da Universidade da Madeira e responsável pela edição da obra juntamente com Daniel Oliveira, filho do escritor, e Raquel Gonçalves, aluna do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Uma faceta menos conhecida de Herberto Helder, a de repórter em Angola, no semanário Notícia, motiva a obra em minúsculas, que reúne crónicas e reportagens realizadas pelo poeta. 

Este livro resulta da investigação, transcrição, revisão e selecção de textos por Daniel Oliveira, Diana Pimentel e Raquel Gonçalves, e reúne o trabalho jornalístico de Herberto Helder (1930-2015), realizado em Angola entre Abril de 1971 e Junho de 1972, que assinou como Herberto Helder e Luís Bernardo, ou HH e LB.

Diana Pimentel é professora auxiliar na Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade da Madeira. É autora de Fogo forte e silêncio – Ensaio sobre Literatura Portuguesa Contemporânea (Rio de Janeiro, Oficina Raquel, 2017), ca-ir.ao/centro. sobre herberto helder (Lisboa, Edições Guilhotina, 2016) e Ver a Voz, Ler o Rosto: uma polaróide de Herberto Helder (Porto, Campo das Letras, 2007). Organizou, com Luis Maffei, o livro de ensaios Até que. Herberto (Lisboa, Edições Guilhotina, 2016). Colaborou nos volumes coletivos Metodologias, Avanços em Literatura e Cultura Portuguesas (Santiago de Compostela-Faro, Através Editora, 2012), Poesia Experimental Portuguesa: Contextos, Ensaios, Entrevistas (UFP, 2014), Literatura Explicativa: Ensaios sobre Ruy Belo (Assírio & Alvim, 2015), Literatura, Cinema, Banda Desenhada (Edições Húmus, 2015) e HH: Se eu quisesse, enlouquecia (Rio de Janeiro, Oficina Raquel, 2015).