Actividades organizadas pelo ILC em 2015

NOTA: Para ter acesso à informação relativa às publicações de 2015, consultar as secções dedicadas às revistas (Cadernos de Literatura Comparada, eLyra e ESC:ALA), colecções (Estudos de Literatura Comparada, Pulsar, Cassiopeia e Libretos) e outros volumes (co-)editados pelo ILC.

 

Colóquios Nacionais e Internacionais

Annemarie Schwarzenbach e a Literatura de Viagens na Europa dos anos 30

Tipo: Jornada Internacional
Datas: 20 de março de 2015
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Annemarie Schwarzenbach foi uma escritora, jornalista, fotógrafa, viajante suíça. As obras incluem mais de 300 artigos, uma vintena deles sobre Portugal em 1941 e 42. O interesse dentro da literatura de viagens europeia é evidente, desde logo pelo número de edições e traduções das obras da autora – quer das obras ficcionais, quer dos relatos de viagem –, como ainda pelas questões de investigação que suscita em torno de formas de representação do outro, a envolver texto e imagem, no campo das relações interculturais ou também no que toca a uma poética do género viático.
Os anos 30, período em que emerge a escrita de Annemarie Schwarzenbach, foram uma década frutífera na literatura de viagens na Europa, nomeadamente no âmbito de uma escrita por mulheres, na continuação das práticas dos anos 20 e na procura de outros espaços, outros horizontes, outras respostas aos dilemas postos depois da 1ª Grande Guerra. Muitos procuraram então, aliado ao espírito de aventura, encontrar-se, ter novas perspetivas identitárias.
Nesta jornada, o Instituto de Literatura Comparada convida alguns especialistas a analisar a obra da viajante suíça no enquadramento das literaturas europeias dedicadas às viagens sobretudo as intercontinentais. Os contextos dos diferentes viajantes serão estudados nos respetivos textos. Desse modo será possível ver a obra da autora suíça no contexto mais global da literatura europeia e, em particular, da literatura de viagens, apontando para uma reflexão em torno de três grandes eixos de reflexão: a obra de Annemarie Schwarzenbach, a presença de escritores-viajantes estrangeiros no Portugal dos anos 30, a literatura de viagens na Europa dos anos 30.
Esta Jornada será acompanhada por uma exposição fotográfica cujo registo já esteve exposto no Centro Cultural de Belém, em 2010 de uma forma mais alargada. A exposição terá lugar na FLUP e num outro espaço externo – seria muito importante que a Reitoria pudesse acolher a exposição durante o período da Jornada.

Organização
Gonçalo Vilas-Boas
Maria de Fátima Outeirinho

 

Géographie, Langue et Textes Littéraires: Écrire le lieu, fictionnaliser l’espace


Tipo: Vème Colloque Luso-Hispano-Français
Datas: 23-24 de abril de 2015
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Depuis le XIXème, et plus précisément des ouvrages de Jules Verne, une certaine osmose entre l’approche géographique et la mise en fiction narrative s’est consolidée et a fait œuvre en littérature. Un souci théorique et thématique « géocritique » s’est fait jour au XXème siècle qui se penche sur des interrogations nouvelles autour des représentations linguistico-littéraires du lieu, et des approches géographiques du fait littéraire aux intersections disciplinaires fécondes.
En effet, la critique littéraire du XXIème siècle hérite de, et renforce une lecture et un descriptif spatial du récit, d’autant plus que l’enracinement purement « national » du phénomène scriptural devient problématique à l’heure de la mondialisation, de l’hybridation des repères et des identités narratives.
Plus que jamais, géographie, langue et littérature ont partie liée dans la perception du lieu ; d’un lieu en tant que constructo, espace façonné, habité, investi symboliquement par l’Homme. Dans cette approche, plusieurs perspectives critiques et lignes de recherche sont venues enrichir et complexifier, voire systématiser, les textes au carrefour du littéraire, du scientifique et du géographique, à savoir la géocritique, l’imagologie, l’écocritique, la littérature de voyage ou les études exiliques, entre autres.

Comissão Organizadora
José Domingues de Almeida
Maria de Fátima Outeirinho

 

Aviateurs-Écrivains | Écrivains-Aviateurs: témoins et écrivains de l’histoire

Tipo: Colloque international
Data: 10-11 de setembro de 2015
Local: Biblioteca Municipal de Vila do Porto, Santa Maria – Açores
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, Universidade dos Açores, APEF

L’aviation a joué un rôle majeur dans l’Histoire du XXe siècle, de la conquête de l’air, lors des vols pionniers des frères Wright, aux débuts de l’aviation civile, en passant par les moments marquants des deux guerres mondiales, où l’avion devient instrument de guerre.
Soudain, non seulement il devient possible de survoler le monde, de l’observer d’en-haut, de changer de perspective, mais aussi de se rendre rapidement ailleurs, introduisant par là dans l’espace européen une double conséquence de mobilité et d’interaction/intégration dont les témoignages méritent d’être creusés.
L’aviation – fait éminemment transatlantique dès le départ, puisque aux apports technologiques et aux implications sociales et représentations littéraires tant nord-américains qu’européens -, change dès lors radicalement aussi bien la perception de l’espace-temps, – source d’un nouvel imaginaire et d’une féconde inspiration fictionnelle -, que l’approche mobile transatlantique et intra-européenne.
Maints ont été les auteurs qui ont pris la navigation aérienne pour sujet. Moins nombreux sont ceux qui ont été simultanément aviateurs et écrivains. Outre l’incontournable Antoine de Saint-Exupéry, – pour qui « voler ou écrire, c’est un tout » -, en France, Joseph Kessel, Jules Roy (peu connus du grand public, ayant reçu pourtant le Grand Prix de l’Académie Française), mais aussi Romain Gary et André Malraux, combinent ces deux qualités. Ailleurs, on soulignera le rôle et l’apport des Américains Amélia Earhart et Richard Bach, et des Britanniques Roald Dahl, William Ash et Nevil Shute.
À côté de ces auteurs, plus ou moins connus et reconnus, des professionnels de l’air sans ambition littéraire qui ont fini par laisser leur témoignage historique par écrit, n’ayant souvent publié qu’un ou deux livres, ont aussi une place assurée dans ce corpus. C’est le cas des pionnières françaises Valérie André, Jacqueline Auriol et Élisabeth Boselli, mais aussi des aviateurs André Turcat et Henri Fabre. Pionniers de l’aviation, pilotes d’essai, pilotes de guerre, ils ont en commun d’avoir consacré leur vie à l’aviation et voulu en laisser un témoignage pour les générations futures. Leurs textes – ceux des écrivains-aviateurs tout comme ceux des aviateurs-écrivains –, relèvent d’une passion pour l’aviation, que Jules Roy décrit à merveille : « Mais notre amour à nous, c’est l’aviation. Nous quitterons tout. L’avion remplacera pour nous tout autre amour. Malheur à celui qui n’a pas compris cela ».
Qu’ils soient donc écrivains-aviateurs ou aviateurs de métier devenus écrivains occasionnels, ils nous ont légué un patrimoine inestimable – en prise directe avec l’actualité, souvent entre témoignage historique et fiction – et dont les enjeux sont encore à étudier. L’Université des Açores, l’Institut de Littérature Comparée Margarida Losa, la LPAZ et l’APEF invitent les chercheurs que cette thématique intéresse à se rendre sur l’île de Santa Maria, aux Açores – endroit emblématique pour son rôle essentiel dans l’Histoire de l’aviation transatlantique et pour son emplacement géographique privilégié – en vue d’une réflexion sur cette littérature inspirée par l’aéronautique, autour des axes suivants :

Écrivain-aviateur, témoin et écrivain de l’Histoire ; Contributions aux représentations de l’espace et du voyage; Valeur documentaire vs valeur esthétique de la littérature sur l’aviation; Figure de l’aviateur-écrivain et de l’écrivain-aviateur ; Enjeux fiction et réel; Apports pour l’histoire de l’aviation; Apports pour (re)penser l’Europe et les relations/ communautés transatlantiques.

Organização
Álvaro Nunes
António Sousa Monteiro
Dominique Faria
José Domingues de Almeida
Maria de Fátima Outeirinho

 

Fidelino Figueiredo: Filosofia e Literatura

Tipo: Colóquio Internacional
Data: 12-15 de outubro de 2015
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Instituto Camões, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, Instituto de Filosofia da Univ. Porto

Fidelino de Figueiredo (1888-1967) é uma figura exemplar para os estudos que cruzam a Filosofia com a Literatura. Tendo-se afastado do ambiente intelectual português por razões políticas, nunca fez do desterro um refúgio. Antes o aproveitou para alargar os horizontes do seu pensamento. O ensino − em países tão distintos como a Espanha, o Brasil ou os Estados Unidos – libertou-o das amarras do nacionalismo ideológico, tornando-o cada vez mais sensível ao que Goethe chamou um dia a “Literatura do Mundo”, um conceito que só se entende (em 1827 como hoje) se acreditarmos numa filosofia que possa transcender as identidades individuais ou nacionais. Para compreender a sua obra, temos pois de exercitar em nós um espírito comparatista que, no dizer de Cláudio Guillén, exclui os extremos e
aprecia a deslocação. A visão que o século XX sobre ele desenvolveu nem sempre valorizou a sua arte ponderada, feita de angústias e dúvidas, de perguntas mais do que de respostas. Os que dividiram a sua obra em duas partes, a de cunho literário e a de crítica filosófica, não entenderam que ele as não dividia: eram partes alternadamente visíveis da mesma moeda. Os que o classificaram pelo seu pendor conservador, dizendo-o “setecentista” ou “oitocentista”, acreditavam num modelo amoral para as Humanidades, impedindo-as de qualquer dimensão espiritual para as afirmarem como modernas.

Organização
Celeste Natário
Maria Luísa Malato

 

Ofício Múltiplo: Poetas em Outras Artes

Tipo: Colóquio Internacional
Data: 22, 23 e 24 de outubro de 2015
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

É cada vez mais frequente os poetas associarem a criação verbal e o recurso a outras linguagens artísticas, quer em formas híbridas ou compósitas, quer recorrendo alternadamente à palavra escrita, às artes plásticas, à música, a diferentes meios audiovisuais, digitais e performativos. Se este trânsito se tornou mais comum na criação contemporânea, que explora o impacto das relações de intermedialidade e transmedialidade, já ao longo do século XX muitos autores se dividiam por um ofício múltiplo, ora votados à poesia escrita, ora trabalhando a imagem visual, ou a imagem em movimento, ou outros processos criativos. E todavia, a assimilação teórica e crítica da obra desses autores como um todo tem-se revelado lenta, sendo mais comum tratar-se apenas um dos seus campos criativos, ou, na melhor das hipóteses, considerar-se os vários domínios de criação, mas separando-os em função de abordagens críticas sem qualquer diálogo entre si. Acresce que as dificuldades em tratar criticamente este tipo de obras fez com que algumas permanecessem injustamente esquecidas ou pouco estudadas.
São estes autores – plurais e diversificados nas linguagens artísticas a que recorrem – que pretendemos estudar sob a ideia de um ofício múltiplo. Poderão estes criadores facultar-nos uma nova perspetiva dos diálogos entre a poesia e as outras artes nos séculos XX e XXI? Constituirão um cânone específico? Levantam questões novas no plano da teoria e da crítica? Levam-nos a repensar a ideia de poesia e o lugar da poesia na relação com as outras artes? Permitem-nos entender de que modo as correlações entre as artes foram sendo equacionadas e avaliadas? Eis as questões que orientaram os trabalhos do colóquio.

Organização
Joana Matos Frias
Pedro Eiras
Rosa Maria Martelo
Mathilde Ferreira Neves

 

Viagens e Outros Labirintos. Homenagem a Gonçalo Vilas-Boas

Tipo: Colóquio Internacional
Data:3-5 de dezembro de 2015
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa e Centro de Investigação Transdisciplinar “Cultura, Espaço e Memória”

De 3 a 5 de dezembro de 2015 realizou-se na Faculdade de Letras da Universidade do Porto o colóquio “Viagens e Outros Labirintos. Homenagem a Gonçalo Vilas-Boas”, co-organizado pelo ILC – Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, pelo DEG – Departamento de Estudos Germanísticos e pelo CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória». A comissão organizadora foi formada por docentes da FLUP membros dos Institutos e do Departamento promotores da homenagem: Ana Paula Coutinho, John Greenfield, Maria de Fátima Outeirinho, Rosa Maria Martelo e Teresa Martins de Oliveira.
Pretendeu-se reunir no Colóquio um amplo grupo de Estudiosos Colegas e Amigos do Professor e Investigador Gonçalo Vilas-Boas, não só de Portugal mas também dos muitos outros países com quem estabeleceu laços próximos de amizade e de colaboração científica, numa reflexão que promovesse um debate alargado e pluriperspetívico sobre as principais áreas dos vastos campos de interesse e de investigação que privilegiou ao longo da sua carreira. Foram, assim, destacadas as seguintes áreas de estudo: literatura de expressão alemã, literatura comparada, literatura policial, literatura de viagens e estudo de mitos. Nelas se enquadraram as 33 comunicações apresentadas nas quatro diferentes línguas propostas: português, alemão, inglês e francês, ao longo de dois dias e meio.
O Colóquio contou com a participação de muitos docentes e investigadores da FLUP, bem como de oradores provenientes não só de diferentes universidades e institutos superiores de Portugal (Universidades de Coimbra, Porto, Aveiro, Minho, Nova de Lisboa, Católica de Lisboa, Institutos Politécnicos do Porto e de Leiria) mas também de seis universidades estrangeiras, nomeadamente, da Alemanha, Eslováquia, França, Grã-Bretanha, Noruega e Polónia.
As sessões contaram com grande afluência, salientando-se a presença de docentes da FLUP das mais diferentes áreas, bem como de outras universidades portuguesas e ainda de estudantes dos três ciclos de estudos e muitos antigos alunos do Homenageado. De destacar também a presença em algumas das sessões de Autoridades Académicas, Diplomáticas e Consulares e ainda de representantes de instituições com as quais o Professor Vilas-Boas manteve uma colaboração privilegiada.
As muitas comunicações e as discussões que se lhes seguiram puderam não só lembrar a vasta obra cientifica que Gonçalo Vilas-Boas construiu e que o tornou uma referência da Germanística, não só em Portugal como também no estrangeiro, tanto nos países de língua alemã como em muitos outros países europeus, como, principalmente, dar continuidade e discutir muitos dos seus temas de eleição, num diálogo aberto e muito plural. No primeiro dia do Congresso foi inaugurada na Biblioteca da FLUP uma exposição dedicada ao docente e investigador Gonçalo Vilas-Boas, que reuniu grande parte das suas obras e ainda documentação vária relativa à sua actividade lectiva, científica e de divulgador. A exposição, que ficou patente até janeiro de 2016, contou também com numerosas visitantes.

Organização
Ana Paula Coutinho
John Greenfield
Maria de Fátima Outeirinho
Maria Teresa Oliveira
Rosa Maria Martelo

 

Seminários Abertos

Objectos Ofuscantes: Mutações do Livro de Poesia no Séc. XXI

Conferencista: Gustavo Rubim
Data: 12 de março de 2015
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Este seminário enquadra-se na linha de investigação “Interartes”, da Unidade, bem como no Seminário Poéticas Comparadas do Mestrado em Estudos Literários Culturais e Interartes.

 

Seminários do Fim do Mundo – Série III

Conferencistas: Rosa Maria Martelo, Lígia Bernardino e Luca Argel
Data: 19 de março de 2015
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

O que é o fim do mundo? Um juízo universal da humanidade, conforme dizem os textos vetero- e neotestamentários? Uma catástrofe ecológica, global e iminente, provocada pelo homem? A alegoria de um mundo que perdeu as suas (meta)narrativas, vogando sem verdade e sem destino, após Auschwitz e Sarajevo? O pretexto para a sedução do espectáculo, entre filmes- catástrofe e um delicioso imaginário da destruição? Ou o confronto de cada qual com a sua morte própria? Por que nos fascina e aterroriza este tema milenar, nunca resolvido – e o que temos a ganhar com a exploração do nosso próprio terror? Para estudar o imaginário do fim do mundo, o Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa organiza uma nova série de seminários abertos, nos equinócios e solstícios de 2015.

 

Seminários do Fim do Mundo – Série III

Conferencistas: Isabel Cristina Rodrigues, Paulo Alexandre Pereira, Raquel Sousa
Data: 18 de junho de 2015
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

O que é o fim do mundo? Um juízo universal da humanidade, conforme dizem os textos vetero- e neotestamentários? Uma catástrofe ecológica, global e iminente, provocada pelo homem? A alegoria de um mundo que perdeu as suas (meta)narrativas, vogando sem verdade e sem destino, após Auschwitz e Sarajevo? O pretexto para a sedução do espectáculo, entre filmes- catástrofe e um delicioso imaginário da destruição? Ou o confronto de cada qual com a sua morte própria? Por que nos fascina e aterroriza este tema milenar, nunca resolvido – e o que temos a ganhar com a exploração do nosso próprio terror? Para estudar o imaginário do fim do mundo, o Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa organiza uma nova série de seminários abertos, nos equinócios e solstícios de 2015.

 

Seminários do Fim do Mundo – Série III

Conferencistas: Margarida Gil dos Reis, Matilde Vieira, Vitor Ferreira
Data: 24 de setembro de 2015
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

O que é o fim do mundo? Um juízo universal da humanidade, conforme dizem os textos vetero- e neotestamentários? Uma catástrofe ecológica, global e iminente, provocada pelo homem? A alegoria de um mundo que perdeu as suas (meta)narrativas, vogando sem verdade e sem destino, após Auschwitz e Sarajevo? O pretexto para a sedução do espectáculo, entre filmes- catástrofe e um delicioso imaginário da destruição? Ou o confronto de cada qual com a sua morte própria? Por que nos fascina e aterroriza este tema milenar, nunca resolvido – e o que temos a ganhar com a exploração do nosso próprio terror? Para estudar o imaginário do fim do mundo, o Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa organiza uma nova série de seminários abertos, nos equinócios e solstícios de 2015.

 

À volta do Báltico: o Báltico na Cartografia Setecentista

Conferencista: João Garcia (FLUP)
Data: 12 de Outubro de 2015
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Este seminário enquadra-se no grupo de investigação Inter/Transculturalidades no âmbito do Programa Estratégico.

 

Historical Memory and Visual Media: Poland and Russian in Contemporary Cinema

Conferencista: Katarzyna Pisarska (Univ. Lublin)
Data: 13 de Outubro de 2015
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Este seminário enquadra-se no grupo de investigação Inter/Transculturalidades no âmbito do Programa Estratégico.

 

As línguas à volta do Báltico

Conferencista: João Veloso (FLUP)
Data: 21 de outubro de 2015
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Este seminário enquadra-se no grupo de investigação Inter/Transculturalidades no âmbito do Programa Estratégico.

 

A glimpse into a Baltic country: Lithuania

Conferencista: Saule Caplikaite
Data: 26 de outubro de 2015
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Este seminário enquadra-se no grupo de investigação Inter/Transculturalidades no âmbito do Programa Estratégico.

 

El Policíaco Sueco (das origens à saga Millenium de Stieg Larsson e a sua continuação

Conferencista: Martin Lexel
Data: 23 de outubro de 2015
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Este seminário enquadra-se no grupo de investigação Inter/Transculturalidades no âmbito do Programa Estratégico.

 

Conferências: “A Literatura sob a Perspectiva do Sublime Feminista” e “Os Retornos e a Memória Colonial: Um Assunto (Afinal) de Mulheres

Conferencistas: Rosana Cássia Kamita (UFSC/CNPq) e Simone Pereira Schmidt (UFSC/CNPq)
Data: 15 de dezembro de 2015
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Este seminário enquadra-se nos grupos de investigação Inter/Transculturalidades e InterSexualidades no âmbito do Programa Estratégico.

 

Seminários do Fim do Mundo – Série III

Conferencistas: Zulmira Santos, Pedro Sobrado, Tiago Sousa Garcia
Data: 17 de dezembro de 2015
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

O que é o fim do mundo? Um juízo universal da humanidade, conforme dizem os textos vetero- e neotestamentários? Uma catástrofe ecológica, global e iminente, provocada pelo homem? A alegoria de um mundo que perdeu as suas (meta)narrativas, vogando sem verdade e sem destino, após Auschwitz e Sarajevo? O pretexto para a sedução do espectáculo, entre filmes- catástrofe e um delicioso imaginário da destruição? Ou o confronto de cada qual com a sua morte própria? Por que nos fascina e aterroriza este tema milenar, nunca resolvido – e o que temos a ganhar com a exploração do nosso próprio terror? Para estudar o imaginário do fim do mundo, o Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa organiza uma nova série de seminários abertos, nos equinócios e solstícios de 2015.

 

Filmes, Documentários e Exposições

Documentário “Abril Duras no Porto”

Realização: Joana Rodrigues
Data: 17 de abril de 2015
Local: Casa das Artes
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

No dia 17 de Abril, pelas 18h, na Casa das Artes (Rua António Cardoso/Rua Ruben A – Porto), foi pela primeira vez projetado o documentário “Abril Duras no Porto” (48’), com realização e montagem de Joana Rodrigues e som de João Rodrigues.
Foi também feita apresentação de duas publicações:
Marguerite Duras: palavras e imagens da insistência/mots et images de l’insistance, Instituto de Literatura Comparada, Coleção Libretos, 2015, com artigos de Jean Cléder, Arnaud Rykner, David Pinho Barros, Elisabete Marques, Adília Carvalho, Rita Novas Miranda, Mathilde Ferreira Neves, Patrícia Lino, Ana Paula Coutinho, Maria de Fátima Outeirinho,Eduarda Keating e Marie-Manuelle Silva; testemunhos (teatro) de Carlos Pimenta, Nuno Carinhas, Rosa Quiroga, Luís Mestre e de (cinema), Regina Guimarães, além de colaborações artísticas.
Duras belas Dizem/Duras exquise. Instituto de Literatura Comparada, 2015, com gravuras de Adriana Romero, Bárbara C. Branco, Carolina Grilo Santos, Catarina Real, Joana Gomes, Joana Patrão, Margarida Ramos, e textos de Graciela Machado, Ana Paula Coutinho e Joana Matos Frias.
Completar-se-á assim o ciclo «100 anos com Marguerite Duras», desencadeado pelo Projeto “Abril Duras no Porto”- uma iniciativa do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa -, que envolveu vários agentes e organismos culturais desta cidade, nomeadamente: Alliance Française do Porto, Cineclube do Porto, Culturprint, Direção Regional da Cultura do Norte, Espaço Mira, Faculdade Letras do Porto, Institut Français du Portugal, Reitoria da Universidade do Porto, Mala Voadora, Medeia Filmes, e Teatro Nacional São João.
Esta atividade enquadra-se no grupo de investigação Inter/Transculturalidades.

 

Exposição “Luz Acesa nos Bastidores”

Ilustrador: Luis Manuel Gaspar
Data: 24 de outubro a 24 de novembro de 2015
Local: Palacete Viscondes de Balsemão
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Esta atividade enquadra-se no grupo de investigação Intermedialidades.

 

Exposição bibliográfica e documental na Biblioteca Central da FLUP

Organização: Gonçalo Vilas-Boas
Data: 1 de outubro a 5 de novembro de 2015
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Esta atividade enquadra-se no grupo de investigação Inter/Transculturalidades.

 

Projeção do filme: Tränstromer lê o seu poema “Baltic” Östersjöar

Realização: Eva & James Wine
Data: 11 de novembro de 2015
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Esta atividade enquadra-se no grupo de investigação Inter/Transculturalidades.