Actividades organizadas pelo ILC em 2013

NOTA: Para ter acesso à informação relativa às publicações de 2013, consultar as secções dedicadas às revistas (Cadernos de Literatura Comparada e eLyra), colecções (Estudos de Literatura Comparada, Pulsar e Cassiopeia) e outros volumes (co-)editados pelo ILC.

Colóquios Nacionais e Internacionais

Diderot: Paradoxos de um ator. III Centenário do Nascimento

_Cartaz_A3_PRESS_v02

Tipo: Colóquio Internacional
Datas: 14-15 de Março de 2013
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Em 2013 celebrou-se os trezentos anos sobre o nascimento de Denis Diderot. O ILC-ML, em coordenação com MET-UP, a APEF e o CET/UL, organizou, entre 14 e 15 de Março, no Porto, um colóquio subordinado ao tema “Diderot: paradoxos de um ator”. Poucos autores conseguem ser tão importantes para os cruzamentos de pensamentos específicos e a construção de um discurso transtextual. Partindo dos eixos críticos do opúsculo de Diderot sobre o ator, conhecido como “Paradoxe sur le Comédien”, procuraremos neste colóquio refletir latamente sobre as formas com que este autor marcou o teatro e os estudos teatrais, da sua época até à actualidade. Estão previstos os seguintes núcleos temáticos: 1. A edição crítica dos textos de Diderot e a definição do seu pensamento sobre teatro; 2. Recepção em Portugal/ Europa da obra e do pensamento de Diderot, nos estudos teatrais; 3. A constituição de um modelo ideal da arte teatral: Ator de imitação vs. ator de natureza, «comédien sensible» e «comédien de t.te»; 4. A Estilística e a Retórica em Diderot: “Pathos”, “Ethos” e “Logos”; 5. O drama burguês, o teatro inglês e o melodrama: a renovação do género trágico; 6. Diálogo e ilusão teatral; 7. Fisiologia da experiência dramática; 8. Ceticismo e Fingimento dramático; 9. A mulher no teatro de Diderot: personagens, atrizes e públicos no feminino; 10. Da filosofia à estética teatral: a relação entre as sensações e o diálogo entre as artes.

Comissão organizadora
Maria Luísa Malato
Alexandra Moreira da Silva
Ana Clara Santos
Jorge Bastos da Silva
José Domingues Almeida
Isabel Carvalho
Lurdes Gonçalves

 

Rubem Fonseca: a aventura policial (1973-2013)

__Ruben_v02

Tipo: Jornada Científica
Datas: 30 de Maio de 2013
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Celebram-se este ano os 50 anos de vida literária, e de 40 de escrita de policiais. Rubem Fonseca e a sua escrita de policiais. Esta Jornada Científica enquadra-se dentro das linhas temáticas do ILC, bem como nas atividades do Projeto Estratégico. Envolveu alunos do 2º e 3º ciclos.

Intervenções
Ana Beatriz Ferraz da Cruz
Ana Paula dos Santos de Sá
Cátia Filipa Gomes Amaral
Domingas Henriques Monteiro
Tiago Montenegro Campos

Moderação
Helena Lopes

 

O Exílio e o Reino: de Albert Camus a Vergílio Ferreira

camusvf
Tipo: Colóquio Internacional
Datas: 15, 21, 23 de Maio de 2013
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Institut Français du Portugal (Lisboa).
Organização: Instituto de Filosofia (FLUP) + Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Albert Camus nasceu a 7 de novembro de 1913. Faz agora 100 anos. Vergílio Ferreira nasceu um pouco mais tarde, a 28 de janeiro de 1916. O suficiente para ir lendo Albert Camus e por ele ter sido influenciado. Em 1943, faz agora 70 anos, Vergílio Ferreira nasce como escritor ao publicar O Caminho Fica Longe. Nem sempre escolhemos as nossas leituras, mas sempre escolhemos as nossas influências. Albert Camus e Vergílio Ferreira escolheram viver no fio da navalha, na linha das fronteiras: as que unem a filosofia e a literatura, a solidão e a solidariedade, a revolta e o fatalismo histórico, entre o exílio do reino e o reino do exílio. É bom ouvi-los e falar deles, num tempo em que nos dizem não haver alternativas.

 

Écrire au féminin en Belgique : indicatif présent | Identités, styles & tendances (1985-2013)

belgique

Tipo: Jornada Científica
Datas: 15 de Outubro de 2013
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa + APEF

Le phénomène complexe de la mondialisation, – du fait même de ses implications culturelles et identitaires -, intéresse, interroge et met la littérature (toute littérature) à l’épreuve, et au défi de se (re)définir et de décliner des approches nouvelles de son rapport à l’espace, aux lieux et genres d’écriture. De ce fait, la littérature française contemporaine et les vastes littératures francophones ou allophones d’expression française s’avèrent, à maints égards, un miroir des apories et des paradoxes que le phénomène mondialisant fait subir à nos sociétés contemporaines et qui engendrent des ambiguïtés ou des échanges identitaires et interculturels des plus féconds, mais aussi des plus impromptus.
Ces contradictions induisent des tensions sur le champ littéraire entre les pôles local (résistant) et global (assimilant ou totalisant) du fait culturel contemporain, elles-mêmes souvent productrices de sens, de réflexion et d’interrogations nouvelles placées sous le signe du glocal, et qui demandent à être creusées dans leurs inscriptions frictionnelles.

Intervenientes
José Domingues de Almeida
Maria de Jesus Cabral
Maria de Fátima Outeirinho
Françoise Bacquelaine

 

Meu tempo é quando: Nos 100 anos de Vinicius de Moraes

vinicius

Tipo: Jornada Internacional
Datas: 18-19 de Outubro de 2013
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Fundação Eng.º António de Almeida
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa + TEP

No ano em que se comemora o centenário do nascimento de Vinicius de Moraes, o Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, junta-se aos eventos que têm sido organizados no Brasil e um pouco por todo o mundo, com um Colóquio de Homenagem ao Poeta e Músico que pretende celebrar a sua multímoda personalidade artística. O Encontro, que reunirá especialistas em Literatura Brasileira das várias universidades portuguesas, e ainda especialistas brasileiros na obra de Vinicius, integrará sessões académicas, musicais e cinematográficas, de modo a proporcionar uma abordagem completa de uma das obras mais decisivas – nacional e internacionalmente – da cultura em língua portuguesa do século XX.

 

Teatro Experimental do Porto (1953-2013). A Vitalidade do Teatro Popular

tep

Tipo: Colóquio Internacional
Datas: 29-30 de Outubro de 2013
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Fundação Eng.º António de Almeida
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa + TEP

No ano em que o TEP comemora os seus sessenta anos, mais do que uma comemoração ou uma evocação de um passado inegavelmente rico, pretende- se, com este colóquio, interpelar criticamente o trabalho da companhia desenvolvido desde os anos cinquenta e, em particular, os trabalhos mais recentes. O património artístico do TEP tem motivado vários trabalhos académicos que se prendem com o estudo da sua história em particular, com a relevância da sua presença na história do teatro em Portugal, com o estudo de alguma figura mais relevante do seu percurso, com a análise de algum espectáculo, cartaz, texto ou tradução em particular. Este colóquio será uma oportunidade para que uma larga comunidade de interessados se possa encontrar e partilhar conhecimentos em torno de um mesmo objecto de estudo. Ao mesmo tempo que se deseja divulgar o trabalho de académicos que têm trabalhado sobre o TEP, visa-se promover o património artístico da companhia e sublinhar a sua relevância na construção da identidade cultural do país.

Comissão Organizadora
Alexandra Moreira da Silva
Júlio Gago
Rui Pina Coelho

 

De Idas e Regressos: Declinações da Viagem

viagens

Tipo: Colóquio Internacional
Datas: 28-30 de Novembro de 2013
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

A experiência da deslocação afirma-se como uma constante no percurso da humanidade, dando lugar a múltiplas declinações da viagem. Vivida como necessidade, aventura ou acaso, da experiência viática emergem figurações várias que se traduzem em textos literários, ficcionais ou frictionals, no termo feliz de Ottmar Ette, em diálogo com uma textualidade pictórica ou fílmica, por vezes convocando um plurimedialidade relevante. O colóquio De idas e regressos: declinações da viagem que o Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa organizou, teve como objetivo refletir sobre o signo múltiplo do fenómeno viático, propondo-se os seguintes tópicos ou eixos de abordagem: Poéticas da deslocação, Textualidades da viagem, Figurações intermediais da viagem e Escritores e outros criadores em deslocação (de/por/para Portugal).

Cadernos de Literatura Comparada, n.º 30

Editores
Ana Paula Coutinho
Gonçalo Vilas-Boas
Maria de Fátima Outeirinho

 

Ahmadou Kourouma & Cie. Retour sur les discours postcoloniaux fondateurs: relectures, ressourcements et palabres

ahmadou

Tipo: Journée d’Études
Datas: 11 de Dezembro de 2013
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

O Instituto de Literatura Comparada organizou este colóquio internacional refletindo sobre as construções literárias das identidades africanas cinquenta anos após as descolonizações. O Colóquio contou com várias participações nacionais e internacionais, reunindo assim perspetivas várias sobre questões de identidade no mundo da globalização. A editora Peter Lang está a preparar a edição de um volume com os contributos científicos deste evento.

Ahmadou Kourouma & Cie. Retour sur les discours postcoloniaux fondateurs: relectures, ressourcements et palabres (colecção Libretos).

Organização
Ana Paula Coutinho
Maria de Fátima Outeirinho
José Domingues de Almeida

 

Seminários Abertos

A Memória como Paradigma das Ciências da Cultura

memoria

Conferencista: Fernanda Mota Alves (FLUL)
Data: 12 de Março de 2013
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

No âmbito da linha de investigação Estudos Culturais – Liminaridades, o seminário orientado pela Prof.ª Doutora Fernanda Mota Alves revelou-se importante no estudo da memória como paradigma das ciências da cultura. O Projeto Estratégico apresentado pelo ILC prevê seminários com especialistas, enquadrando-se também no âmbito do Mestrado em Estudos Culturais, Literários e Interartes.

 

Do Fim do Mundo como Espectáculo

fimdomundo

Conferencista: Pedro Eiras
Data: 21 de Março de 2013
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

O que é o fim do mundo? Um juízo universal da humanidade, conforme dizem os textos vetero- e neotestamentários? Uma catástrofe ecológica, global e iminente, provocada pelo homem? A alegoria de um mundo que perdeu as suas (meta)narrativas, vogando sem verdade e sem destino, após Auschwitz e Sarajevo? O pretexto para a sedução do espectáculo, entre filmes-catástrofe e um delicioso imaginário da destruição? Ou o confronto de cada qual com a sua morte própria? Por que nos fascina e aterroriza este tema milenar, nunca resolvido – e o que temos a ganhar com a exploração do nosso próprio terror?

 

As Imagens vão Depressa. A Imagem do Cinema na Modernidade

imagens

Conferencista: Fernando Guerreiro (FLUL)
Data: 30 de Maio de 2013
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Este seminário enquadra-se na linha de investigação Intermedialidades, área desenvolvida pelos membros do ILC, no âmbito do Projeto Estratégico, bem como lecionadas no 1º, 2º e 3º ciclo de estudos, refletindo sobre poesia, cinema e pintura no período da Modernidade.

 

Da continuação do fim do mundo: leituras e reflexões

cont

Conferencista: Joana Matos Frias
Data: 26 de Junho de 2013
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Este seminário enquadra-se na linha de investigação Intermedialidades, área desenvolvida pelos membros do ILC, no âmbito do Projeto Estratégico, bem como lecionadas no 1º, 2º e 3º ciclo de estudos, refletindo sobre poesia, cinema, pintura e as questões do fim do mundo.

 

Oficinia “Dramaturgia y Representación: El Teatro Latinoamericano Contemporaneo”

drama

Conferencista: Guillermo Heras
Data: 29 de Junho de 2013
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Esta oficina é desenvolvida na área dos Estudos de Teatro, no âmbito do Projeto Estratégico, visando a integração dos docentes investigadores, alunos do 1º, 2º e 3º ciclo de estudos, e toda a comunidade interessada na dramaturgia contemporânea. Este seminário teve como objetivo abrir para outros interessados de outras Universidades, Escolas Superiores e Companhias de teatro.

 

Ficheiros Secretos

ficheiros

Conferencistas: Ana Vitorino e Carlos Costa
Data: 2 de Dezembro de 2013
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Este seminário enquadra-se na linha de investigação “Estudos de Teatro”, da Unidade, bem como no Seminário Teatro e Teatralidade dos Mestrados em Estudos de Teatro e em Estudos Literários Culturais e Interartes.

 

As relações de Clara de Dea Loher

relacoes

Conferencista: Luís Varela
Data: 9 de Dezembro de 2013
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Este seminário enquadra-se na linha de investigação “Estudos de Teatro”, da Unidade, bem como no Seminário Teatro e Teatralidade dos Mestrados em Estudos de Teatro e em Estudos Literários Culturais e Interartes.

 

Alice

alice

Conferencista: Maria João Vicente
Data: 12 de Dezembro de 2013
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Este seminário enquadra-se na linha de investigação “Estudos de Teatro”, da Unidade, bem como no Seminário Teatro e Teatralidade dos Mestrados em Estudos de Teatro e em Estudos Literários Culturais e Interartes.

 

Seminários do Fim do Mundo – Série I. O fim ‘in medias res’ 4 ou “cada qual morre do quanto alcança e não alcança” seguido de isto não é uma autobiografia

inmedia

Conferencista: Luís Mourão
Data: 13 de Dezembro de 2013
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Este seminário enquadra-se na linha de investigação Intermedialidades, área desenvolvida pelos membros do ILC, no âmbito do Projeto Estratégico, bem como lecionadas no 1º, 2º e 3º ciclo de estudos, refletindo sobre poesia, cinema, pintura e as questões do fim do mundo.