Actividades organizadas pelo ILC em 2014

NOTA: Para ter acesso à informação relativa às publicações de 2014, consultar as secções dedicadas às revistas (Cadernos de Literatura Comparada, eLyra e ESC:ALA), colecções (Estudos de Literatura Comparada, Pulsar, Cassiopeia e Libretos) e outros volumes (co-)editados pelo ILC.

Colóquios Nacionais e Internacionais

Novas Cartas, Novas Cartografias: Reconfigurando Diferenças no Mundo Globalizado

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Tipo: Journée d’Études
Datas: 13-15 de Março de 2014
Local: Escola de Ciências Sociais – Universidade de Évora
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

O presente Colóquio, Novas Cartas, Novas Cartografias: Re-configurando Diferenças no Mundo Globalizado, tem como origem primeira o Projeto de Investigação Internacional Novas Cartas Portuguesas 40 Anos Depois (PTDC/CLE-LLI/110473/2009). Mas, tal como a matéria que originou o Projeto ultrapassou todas as fronteiras – geográficas, linguísticas e temáticas –, também o Colóquio pretende criar condições para novas cartografias. Nesse sentido, propõe-se a discussão de algumas questões prementes do Mundo Globalizado em que nos movemos, centradas na problemática das diferenças. Assim sendo, a finalidade essencial deste Colóquio é aceitar o desafio de muitos pensadores e pensadoras contemporâneos que vêm exigindo uma espécie de momento ético da globalização, onde se questionem problemas e discutam soluções que não se focalizem somente em questões económicas e financeiras. Neste sentido, serão postos no centro da análise e da reflexão os temas de natureza cultural, filosófica e política levantados pela realidade de um macromundo que, embora interaja em tempo real, continua a não dispor de um conjunto de respostas à altura de uma humanidade comum. Queremos, pois, desenvolver um debate em torno de questões que fazem parte do horizonte problemático desenhado nos anos 1970 pelas Novas Cartas Portuguesas e que continuam a ser cruciais na agenda política dos nossos dias, como a guerra, a violência, a discriminação, a feminização da pobreza ou as migrações.

Comissão Organizadora
Ana Luísa Amaral
Fernanda Henriques
Rosalina Costa
Paulo Simões Rodrigues
Marinela Costa

 

INSISTER, DIT-ELLE, avec MARGUERITE DURAS | INSISTIR, DIZ ELA, com MARGUERITE DURAS

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Tipo: Jornada Internacional
Data: 24 de Março de 2014
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Marguerite Duras – escritora, dramaturga e cineasta – faria cem anos em Abril de 2014. Para comemorar de modo integrado e projectivo esta efeméride em torno de uma autora de grande relevância no panorama cultural europeu da segunda metade do século XX, o Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, em articulação com alguns dos cursos da FLUP (das Literaturas e Culturas como do Jornalismo e Ciências da Comunicação) e com outra Unidade Orgânica da UP (FBAUP), bem como com outras instituições de relevo da cidade do Porto, organizou uma série de eventos multifacetados e pluridisciplinares, à imagem da obra da própria. O objectivo do projecto é ler, ver e pensar (com) Marguerite Duras ao longo de Abril, em vários espaços do Porto, em sessões de cinema, de leituras públicas, em exposições e em entrevista-debate, assim como numa jornada científica de reflexão crítica na Universidade (FLUP), com o título “Insistir com Marguerite/ Insister avec Marguerite Duras”.

Organização
Ana Paula Coutinho
David Pinho-Barros
Joana Rodrigues
Mathilde Ferreira Neves

 

Figurinus: o corpo em cena

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Tipo: Jornada Internacional
Data: 20 de Junho de 2014
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

À crescente atenção que o figurino tem merecido na encenação contemporânea só muito raramente lhe correspondeu um espaço alargado de reflexão em sede académica, onde as artes cénicas e do espetáculo têm vindo a ocupar uma gradual importância nos mais recentes planos curriculares. Inicialmente associado à moda do vestuário civil e a códigos mais realistas e de verosimilhança, o figurino, signo po excelência da personagem, foi assumindo, ao longo do século XX, uma função estética cada vez mais autónoma, sobre a qual urge refletir. Perspetivando como a “segunda pelo do ator” (A. Tairov) e, mais recentemente, como “uma cenografia à escala humana” (P. Pavis), o figurino permite, antes demais, revisitar e pensar o corpo em cena, na sua materialidade e na sua imaterialidade, do corpo estrangeiro à estranheza do corpo, no âmbito da tensão entre o finito de que parte e o infinito a que se abre pela teatralidade, numa permanente “expeausition” (J-L Nancy). Com a presente Jornada Internacional “Figurinus: o corpo em cena”, pretende o Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em parceria com o Teatro Nacional S. João, abrir portas a uma História do Figurino, que urge ir construindo, refletindo sobre as suas práticas, funções, formas, cores, materiais, enfim, sobre todos os sinais que nele convergem e que sustentam a legibilidade de uma representação.

Organização
Alexandra Moreira da Silva
Gonçalo Vilas-Boas
Isabel Morujão

 

A ARTE NAS TRINCHEIRAS | NAS TRINCHEIRAS DA ARTE. Nos 100 anos da 1ª Guerra Mundial

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Tipo: Colóquio Internacional
Datas: 2-4 de Outubro de 2014
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Com o intuito de assinalar a passagem do centenário do início da Primeira Guerra Mundial, o Instituto de Literatura Comparada da Faculdade de Letras da Universidade do Porto associa-se às diversas atividades comemorativas da efeméride que diferentes organismos e instituições estão a promover ao longo deste ano. Pretende-se, com a realização de um Colóquio Internacional e Interdisciplinar, aprofundar a discussão em torno da participação de Portugal na Primeira Grande Guerra, mediante uma reflexão conjunta e articulada que, para lá de questões de natureza estritamente histórico-política, incida sobre os vários campos artísticos, com especial destaque para o campo da Literatura. Assim, privilegiar-se-ão os seguintes eixos temáticos: 1. representações literárias da Primeira Guerra Mundial na literatura ocidental; 2. expressões interartísticas da Primeira Guerra Mundial (teatro, música, cinema, fotografia, artes plásticas); 3. migrações artísticas e literárias entre 1914-1918; 4. problematização na Literatura e outras artes de conceitos e valores relacionados com a Guerra; 5. problematização teórica e crítica do papel belicosa da arte e da literatura.

Organização
Ana Paula Coutinho
Gonçalo Vilas-Boas
Joana Matos Frias

 

Worlds made of Heroes – On the 60th anniversary of the publication of J. R. R. Tolkien’s The Fellowship of the Ring

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Tipo: Colóquio Internacional
Datas: 6-7 de Novembro de 2014
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa + CETAPS

J. R. R. Tolkien’s The Lord of the Rings has been read and transformed in multiple ways, its narrative meticulously examined, its symbols analysed, its text regarded as configuring different allegories. Indeed, the novels became the best-known and most celebrated epic fantasy trilogy in the 20th century preserving their preponderance throughout more recent times. Whether in literature, cinema or music, countless works have been produced in their shadow, both as mere derivative pieces and as original fictions with an active and distinctive voice. As clearly shown by numerous studies in wide areas of literary theory and criticism as well as in comparative literature, Tolkien’s legacy is both literary and cultural, and its influence pours out in many postmodern representations of man and nature, thus recreating the old traditional paths of epic fantasy and fantastic literature overall. Derived as they were from the absorption and transformation of a sizeable body of mythological works in a number of languages, Tolkien’s mythopoetic compositions have themselves spawned a wealth of intermedial adaptations, from illustrations and radio plays to films, comic books, heavy metal and folk songs, operas, videogames, role playing games (RPG), spoofs… Peter Jackson’s cinematic adaptation of The Lord of the Rings (2001-2003) is perhaps the greatest example of all, having contributed so far to further popularize Tolkien’s work and to awake a global epic fantasy euphoria. Literary and cultural questionings will be discussed alongside with intermedial dynamics within the context of Tolkien’s work and its multiple versions and expansions. Ultimately, at a narratological level, a particular interest will be given to textual analyses around rhetorical/ stylistic features and devices that further reveal important ideological layers. The Porto Tolkien’s Conference “Worlds made of Heroes” aims to celebrate the 60th anniversary of the publication of the trilogy’s first volume – The Fellowship of the Ring.

Organising Committee
Filomena Vasconcelos
Maria Luísa Malato
Inês Botelho
Miguel Ramalhete Gomes

 

II Encontro Português de Literaturas Ibero-Americanas. Nos 100 anos de Adolfo Bioy Casares, Julio Cortázar, Nicanor Parra e Octavio
Paz

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Tipo: Colóquio Internacional
Datas: 6-8 de Novembro de 2014
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto + Teatro Municipal do Campo Alegre
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa + Casa da América Latina
 

Procurando dar sequência ao I Encontro de Literaturas Ibero-Americanas que teve lugar no Porto em Outubro de 1998, e que reuniu dezenas de escritores e estudiosos dos vários países hispânicos, o Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa e a Casa da América Latina promovem, nos próximos dias 6 a 8 de Novembro de 2014, um Encontro comemorativo do centenário do nascimento de quatro dos mais impor¬tantes escritores da literatura em língua espanhola do século XX: Adolfo Bioy Casares (n. Buenos Aires, Argentina, 15 de Setembro de 1914), Julio Cortázar (n. Ixelles, Bélgica [Embaixada da Argentina], 26 de Agosto de 1914), Nicanor Parra (n. San Fabián de Alico, Chile, 5 de Setembro de 1914) e Octavio Paz (n. Cidade do México, México, 31 de Março de 1914). Pretende-se que o Encontro proporcione uma reflexão crítica renovada sobre as obras dos quatro ho¬menageados, mas também um debate mais alargado sobre a literatura ibero-americana do século XX, bem como sobre a sua presença e importância na cultura e na literatura em língua portuguesa.

Seminários Abertos

A Manhã, A Tarde e A Noite, de Luis Mestre

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Conferencista: António Durães
Data: 28 de Janeiro de 2014
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Este seminário enquadra-se na linha de investigação “Estudos de Teatro”, da Unidade, bem como no Seminário Teatro e Teatralidade dos Mestrados em Estudos de Teatro e em Estudos Literários Culturais e Interartes. O encenador explica as estratégias adotadas na montagem da peça.

 

Osório de Oliveira e a Literatura Brasileira: “memórias de uma amizade”

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Conferencista: Raquel Madanêlo Souza (UNIFESP)
Data: 11 de Fevereiro de 2014
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Este seminário enquadra-se na linha de investigação Poéticas Comparadas e em Literatura Brasileira, e no âmbito do projeto Estratégico com a vinda de especialistas.

 

Coriolando de William Shakespeare

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Conferencista: Nuno Cardoso
Data: 25 de Fevereiro de 2014
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Este seminário enquadra-se na linha de investigação “Estudos de Teatro”, da Unidade, bem como no Seminário Teatro e Teatralidade dos Mestrados em Estudos de Teatro e em Estudos Literários Culturais e Interartes. O encenador explica as estratégias adotadas na montagem da peça.

 

Madalena a partir de Frei Luis de Sousa de Almeida Garrett

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Conferencista: Jorge Pinto
Data: 26 de Fevereiro de 2014
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Este seminário enquadra-se na linha de investigação “Estudos de Teatro”, da Unidade, bem como no Seminário Teatro e Teatralidade dos Mestrados em Estudos de Teatro e em Estudos Literários Culturais e Interartes. O encenador explica as estratégias adotadas na montagem da peça.

 

A persistência da alegria. Derivas, silêncios, linguagens – M.G. Llansol e a filosofia: a problemática do tempo

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Conferencista: João Barrento
Data: 27 de Fevereiro de 2014
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Seminário organizado em parceria com o Instituto de Filosofia da FLUP, tendo como pontos axiais a literatura e a filosofia. O Ciclo de Conferências A PERSISTÊNCIA DA ALEGRIA. DERIVAS, SILÊNCIOS, LINGUAGENS tem como objectivo encontrar movimentos de pensamento que atravessem, a um tempo, a Filosofia e a Literatura, criando, desde dentro das derivas, dos silêncios e das linguagens formas de resistência da vida. Pretendemos que este seja um encontro no qual a participação de um número reduzido de pessoas, provenientes de diferentes áreas – Filosofia, Estudos Literários, Artes – permita pensar, com o convidado, um tema que, na sua singularidade, se desenhe como a intensidade de um tempo que constitui a força de continuar no mundo. A persistência da alegria, apesar de tudo.

 

“A vida extraterrestre importa”: uma leitura cosmopolita de Carl Sagan

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Conferencista: André Nóvoa
Data: 26 de Março de 2014
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Propõe-se uma viagem transdisciplinar pela antropologia, utopia, astronomia e astrobiologia. As representações de vida extraterrestre têm alimentado a nossa imaginação desde há muitos séculos, tanto de um ponto de vista científico como literário ou artístico. Nesta comunicação, proponho explorar possíveis pontos de contacto entre algumas destas imaginações e a formação de um discurso cosmopolita contemporâneo, demonstrando que o cosmopolitismo provavelmente estará sempre no campo da utopia até que a Humanidade encontre vida alienígena. O cosmopolitismo sempre se caracterizou por uma busca de uma identidade universal e, tendo em conta que as “grandes identidades” se constroem na oposição e na diferença, o cosmopolitismo nunca poderá ser mais do que um debate até que o Homem encontre o seu Outro. Assim sendo – e num tom provocatório – diria que a atividade mais cosmopolítica do mundo contemporâneo se situa no campo da astrobiologia, onde diariamente biólogos tentam construir e reconstruir outras “árvores da vida”. Carl Sagan, pioneiro da astrobiologia, foi provavelmente a figura mais cosmopolita e humanista do século XX. Esta comunicação basear-se-á nos seus escritos e no seu legado. Este seminário enquadra-se na linha de investigação Estudos sobre Utopia, contribuindo para a investigação desenvolvida pelos membros do ILC nesta área, bem como a toda a comunidade académica.

 

Al Berto e as moradas do silêncio

Conferencista: Emerson Inácio (USP)
Data: 6 de Março de 2014
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Este seminário enquadra-se na linha de investigação Poéticas Comparadas, contribuindo para a investigação desenvolvida pelos membros do ILC nesta área, bem como a toda a comunidade académica.

 

Seminários do Fim do Mundo – Série II

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Conferencistas: Cristóvão Seneta, Marinela Freitas e Patrícia Lino
Data: 20 de Março de 2014
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

O que é o fim do mundo? Um juízo universal da humanidade, conforme dizem os textos vetero- e neotestamentários? Uma catástrofe ecológica, global e iminente, provocada pelo homem? A alegoria de um mundo que perdeu as suas (meta)narrativas, vogando sem verdade e sem destino, após Auschwitz e Sarajevo? O pretexto para a sedução do espectáculo, entre filmes- catástrofe e um delicioso imaginário da destruição? Ou o confronto de cada qual com a sua morte própria? Por que nos fascina e aterroriza este tema milenar, nunca resolvido – e o que temos a ganhar com a exploração do nosso próprio terror? Para estudar o imaginário do fim do mundo, o Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa organiza uma nova série de seminários abertos, nos equinócios e solstícios de 2014.

 

Camilo Castelo Branco e Machado de Assis: um diálogo em surdina?

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Conferencista: Paulo Motta Oliveira (USP)
Data: 9 de Abril de 2014
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Há 150 anos Machado de Assis lançava o seu primeiro livro de poemas – Crisálidas. Na época, Camilo Castelo Branco era já um escritor consagrado dos dois lados do Atlântico. No Brasil, além de haver lançado no ano anterior, em primeira edição, o seu romance Agulha em Palheiro, tinha colaborado em O Futuro – periódico de Faustino Xavier de Novais, em que Machado publicara vários textos. Apesar desse contexto de proximidades, são muito raras as referências que o autor brasileiro faz a seu colega português. Em nossa fala pretendemos refletir sobre possíveis contatos entre as obras dos dois escritores – aspecto já apontado por alguns críticos, mas ainda hoje pouco explorado.

 

Nós somos os Rolling Stones de Rui Pina Coelho

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Conferencista: Vera Santos
Data: 20 de Maio de 2014
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Este seminário enquadra-se na linha de investigação “Estudos de Teatro”, da Unidade, bem como no Seminário Teatro e Teatralidade dos Mestrados em Estudos de Teatro e em Estudos Literários Culturais e Interartes. O encenador explica as estratégias adotadas na montagem da peça.

 

Literatura Comparada y World Literature ente la globalización

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Conferencista: Vera Santos
Data: 20 de Maio de 2014
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Este seminário enquadra-se nas linhas de investigação da Unidade I&D, sendo orientado por um dos maiores especialistas da Literatura Comparada.

 

Cena e Política: Procedimentos Críticos

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Conferencista: Franklin Alves Dassie (UFF-RJ)
Data: 6 de Junho de 2014
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

A apresentação imagina e propõe uma filiação entres as experiências artísticas de Bertolt Brecht, Dziga Vertov e Jean-Luc Godard a partir de um procedimento recorrente neles: a crítica a um tipo de discurso do encadeamento através da prática da montagem. Seja a partir da problematização do modelo aristotélico da representação em Brecht, através da negação do cinema narrativo, em Vertov, e do questionamento das noções de “ficção” e “documentário”, em Godard, o procedimento neles tem uma relação com a política – a intervenção que proposta por eles começa a partir da forma e de seu questionamento. A leitura das relações entre a prática da montagem e a política irá sugerir caminhos futuros de leitura de experiências literárias no sentido de pensar essa relação em outros autores. Este seminário enquadra-se na linha de investigação Estudos Feministas e Estudos de Masculinidade, contribuindo para a investigação desenvolvida pelos membros do ILC nesta área, bem como a toda a comunidade académica.

 

Fialho e Brandão, o operariado e a cidade

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Conferencista: Otávio Rios (Universidade Estado do Amazonas)
Data: 17 de Junho de 2014
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

A sessão apresenta obras de Fialho de Almeida (1857-1911) e de Raul Brandão (1867-1930) com o intuito de evidenciar, ainda que de forma parcial, a produção literária do Portugal finissecular. No panorama que abrange as últimas década do século XIX e primeiros anos do século XX, os escritores destacam-se por colocar em evidência a massa operária no cotidiano urbano. Os operários das obras de Fialho e de Brandão posicionam-se n´A Ruiva (1878) e nos três volumes das Memórias (1919, 1925, 1933), respectivamente, como testemunhas e protagonistas não apenas de um processo de urbanização e da consequente industrialização do país – ainda que incipiente -, mas significam, do ponto de vista social, uma quebra de paradigma em relação ao realismo ortodoxo. Do ponto de vista da construção, essas personagens destacam- se por uma (des)figuração desconcertante, em que por vezes os escritores recorreram a técnicas notadamente expressionistas e crepusculares e, desse modo, assinalaram um lugar único na literatura portuguesa com ressonâncias em todo o século XX. Este seminário enquadra-se na linha de investigação Estudos de Teatro e no âmbito do Seminário Teatro e Teatralidade dos Mestrados em Estudos de Teatro e em Estudos Literários, Culturais e Interartes. Deste seminário decorreram as Leituras no Mosteiro, TNSJ, em que se estudaram peças de autores argentinos.

 

Seminários do Fim do Mundo – Série II

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Conferencistas: Fátima Vieira, Mathilde Ferreira Neves, Miguel Ramalhete Gomes
Data: 19 de Junho de 2014
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

O que é o fim do mundo? Um juízo universal da humanidade, conforme dizem os textos vetero- e neotestamentários? Uma catástrofe ecológica, global e iminente, provocada pelo homem? A alegoria de um mundo que perdeu as suas (meta)narrativas, vogando sem verdade e sem destino, após Auschwitz e Sarajevo? O pretexto para a sedução do espectáculo, entre filmes- catástrofe e um delicioso imaginário da destruição? Ou o confronto de cada qual com a sua morte própria? Por que nos fascina e aterroriza este tema milenar, nunca resolvido – e o que temos a ganhar com a exploração do nosso próprio terror? Para estudar o imaginário do fim do mundo, o Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa organiza uma nova série de seminários abertos, nos equinócios e solstícios de 2014.

 

Seminários do Fim do Mundo – Série II

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Conferencistas: Zulmira Santos, Jorge Palinhos, Vasco Vasconcelos
Data: 25 de Setembro de 2014
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

O que é o fim do mundo? Um juízo universal da humanidade, conforme dizem os textos vetero- e neotestamentários? Uma catástrofe ecológica, global e iminente, provocada pelo homem? A alegoria de um mundo que perdeu as suas (meta)narrativas, vogando sem verdade e sem destino, após Auschwitz e Sarajevo? O pretexto para a sedução do espectáculo, entre filmes- catástrofe e um delicioso imaginário da destruição? Ou o confronto de cada qual com a sua morte própria? Por que nos fascina e aterroriza este tema milenar, nunca resolvido – e o que temos a ganhar com a exploração do nosso próprio terror? Para estudar o imaginário do fim do mundo, o Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa organiza uma nova série de seminários abertos, nos equinócios e solstícios de 2014.

 

Eça de Queirós e a ópera: apontamentos para uma leitura de O Primo Basílio

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Conferencista: Jorge Valentim (UFSCar/FAPESP)
Data: 7 de Outubro de 2014
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Este seminário enquadra-se na linha de investigação Poéticas Comparadas e Interartes áreas desenvolvidas pelos membros do ILC, no âmbito do Projeto Estratégico, bem como lecionadas no 1º, 2º e 3º ciclo de estudos.

 

Agustina Bessa-Luís e o Império da Palavra

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Conferencista: Mónica Figueiredo (UFRJ)
Data: 31 de Outubro de 2014
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Partindo das reflexões entre Literatura e História,pretende-se abordar as relações estabelecidas entre o texto de Agustina Bessa-Luís, Fanny Owen, e a narrativa de Camilo Castelo Branco, na tentativa de mostrar a construção de um império erguido pela palavra agustiniana. Este seminário enquadra-se na linha de investigação Estudos de Literatura Policial, bem como Poéticas Comparadas e Interartes áreas desenvolvidas pelos membros do ILC, bem como lecionadas no 1º, 2º e 3º ciclo de estudos.

 

Seminários do Fim do Mundo – Série II

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Conferencistas: Leonor Figueiredo, Susana Mateus, João de Patmos & Cª
Data: 25 de Setembro de 2014
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

O que é o fim do mundo? Um juízo universal da humanidade, conforme dizem os textos vetero- e neotestamentários? Uma catástrofe ecológica, global e iminente, provocada pelo homem? A alegoria de um mundo que perdeu as suas (meta)narrativas, vogando sem verdade e sem destino, após Auschwitz e Sarajevo? O pretexto para a sedução do espectáculo, entre filmes- catástrofe e um delicioso imaginário da destruição? Ou o confronto de cada qual com a sua morte própria? Por que nos fascina e aterroriza este tema milenar, nunca resolvido – e o que temos a ganhar com a exploração do nosso próprio terror? Para estudar o imaginário do fim do mundo, o Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa organiza uma nova série de seminários abertos, nos equinócios e solstícios de 2014.