Já saiu o nº 15 da Coleção Estudos de Literatura Comparada

Acaba de sair o número 15 da coleção Estudos de Literatura Comparada – Annemarie Schwarzenbach e a Literatura de Viagens na Europa dos anos 30 – de Gonçalo Vilas-Boas e Maria de Fátima Outeirinho.

    Os anos 30 do século XX foram um período extremamente conturbado na história europeia. Sofre-se em pleno o choque da queda da bolsa de Wall Street e a enorme crise económica que provocou e facilitou a subida ao poder de Adolf Hitler que, com apoio de outros, levou a cabo uma das mais sangrentas décadas da história. Mas, ao mesmo tempo, foi uma época rica na literatura, e, especialmente, na literatura de viagens. Muitos e muitas quiseram abandonar a Europa, com a curiosidade de conhecer outros povos, outras realidades e fugir, ainda que só por momentos, da barbárie alemã, que se vai estender aos países vizinhos. Viajam, sobretudo antes do início da guerra, para o Médio Oriente, para as Américas, para África, mas também dentro da própria Europa.

    O período em que emerge a escrita de Annemarie Schwarzenbach foi uma década frutífera na literatura de viagens na Europa, nomeadamente no âmbito de uma escrita protagonizada por mulheres, na sequência das práticas dos anos 20 e da procura de outros espaços, outros horizontes, outras respostas aos dilemas trazidos pela 1.ª Grande Guerra. Muitos procuraram então, aliado ao espírito de aventura, encontrar novas perspetivas identitárias.