Seminário Aberto “Literatura/Cinema. História(s) da Cultura”

O Prof. Doutor Maurício Salles de Vasconcelos (USP) irá realizar um Seminário Aberto no dia 20 de novembro, às 17h30, na sala 208 (Geral, 2º piso), sobre Literatura/Cinema. História(s) da Cultura.

Entrada livre.

Resumo: A partir da genealogia produzida por Godard, em Histoire(s) du cinéma, envolvendo século XX e imagens fílmicas, a possibilidade de se realizar um mapeamento historiográfico, de caráter plural, a contar dos elos entre cinema/literatura vem se mostrando viável, uma vez que nessa série videográfica e em toda sua filmografia se configuram simultaneamente História(s) da Literatura. À luz de tal cartografia, um contato com o audiovisual contemporâneo, em termos do presente milênio, aponta também para um andamento renovador de história cultural. Um cinema-mundo desponta de forma inseparável das imagens-de-mundo, de modo a redimensionar os sentidos de história, cultura e dos signos da arte – em especial, da literatura – na atualidade.

Maurício Salles de Vasconcelos – Professor Livre-Docente de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (Universidade de São Paulo). Autor de livros de narrativa, de que são exemplos, Meu Rádio (Coletivo Animal), de 2016, e Telenovela (2014), entre outros, MSV publicou no campo da poesia Ar Livre (2017), Caderneta-Maquete (2016) e Ocidentes dum sentimental (1998), uma recriação de “O sentimento dum ocidental”, de Cesário Verde. Roteirizou e dirigiu vídeos sobre Maurice Blanchot, Guy Debord e o poeta angolano Ruy Duarte Carvalho. Prepara, no momento, o roteiro de um filme sobre o dramaturgo brasileiro José Vicente.