Seminário Aberto “Poetas, guerras e testemunhos: uma leitura comparada de Pablo Neruda e Carlos Drummond de Andrade”

O Prof. Doutor Marcelo Ferraz (UFG-Brasil) irá realizar um Seminário Aberto no dia 24 de outubro, às 17h30, na sala 207 (Geral, 2º piso), sobre Pablo Neruda e Carlos Drummond de Andrade.

Entrada livre.

Resumo: As produções poéticas de Carlos Drummond de Andrade e Pablo Neruda ocupam posição de relevo dentro do quadro da lírica latino-americana do século XX, sobretudo no que concerne às complexas relações que suas obras estabeleceram com a história, a sociedade e as lutas políticas e intelectuais que marcaram o período no qual as suas trajetórias se desenvolveram. Apesar de parte da produção desses autores ter assumido um caráter aberto de resistência – isto é, de terem adotado uma estratégia de constituição formal que evidenciava as suas inquietações políticas, rompia com anseios de autonomia estética e firmava uma posição crítica diante dos impasses ideológicos do seu tempo – essas duas poéticas distinguem-se radicalmente no modo como testemunham os horrores do século, suas guerras, tiranias e sufocamentos. Revelam, em última instância, formas opostas de enfrentamento das contradições sociais identificadas em seus textos. Com o intuito de desenvolver e ilustrar essa hipótese de leitura, proponho discutir, neste seminário, alguns poemas em que se manifestam processos definidores destas poéticas e das concepções ético-estéticas que as alicerçam. Serão lidos, em chave comparativa, poemas que tematizam a Batalha de Stalingrado (“Carta a Stalingrado” e “Telegrama de Moscou”, de Drummond, e “Canto de amor a Stalingrado” e “Nuevo canto de amor a Stalingrado”, de Neruda) e a Guerra Civil Espanhola (“España en el corazón”, de Neruda, e “Notícias da Espanha”, de Drummond).

 

Marcelo Ferraz de Paula é professor adjunto da Universidade Federal de Goiás (UFG), onde também atua como membro permanente do quadro de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística. É doutor em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela USP e atualmente realiza estágio de pós-doutoramento na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, sob a supervisão da professora Dra. Maria de Lurdes Sampaio. É autor do livro Poesia e diálogos numa ilha chamada Brasil, publicado pela Editora da Universidade da Integração Latino-Americana, e organizador da coletânea Ética, estética e políticas do testemunho, pela Editora Nakim.