Seminário do Fim do Mundo: Equinócio de Outono (Série III)

fimdomundo

série III, seminário 3_v02_mailO que é o fim do mundo? Um juízo universal da humanidade, conforme dizem os textos vetero- e neotestamentários? Uma catástrofe ecológica, global e iminente, provocada pelo homem? A alegoria de um mundo que perdeu as suas (meta)narrativas, vogando sem verdade e sem destino, após Auschwitz e Sarajevo? O pretexto para a sedução do espectáculo, entre filmes-catástrofe e um delicioso imaginário da destruição? Ou o confronto de cada qual com a sua morte própria? Por que nos fascina e aterroriza este tema milenar, nunca resolvido – e o que temos a ganhar com a exploração do nosso próprio terror?

Para estudar o imaginário do fim do mundo, o Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa está a organizar uma sequência de quatro Seminários Abertos, a decorrerem perto dos equinócios e dos solstícios (fins de estações, inícios de estações, continuação do tempo).

O próximo seminário, que vai já na série III, terá lugar no dia 24 de setembro (um dia depois do equinócio de outono), às 18h00, na Sala de Reuniões da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e contará com a participação de Margarida Gil dos Reis, Matilde Vieira e Vítor Ferreira e moderação de Pedro Eiras.