Chamada para artigos: Revista eLyra #12

REESCRITAS POÉTICAS

A escrita poética é marcada pelo diálogo com obras que se configuram como matrizes da criação, processo cujos vestígios podem ser percebidos em bibliotecas de escritores, arquivos pessoais, manuscritos e correspondência, entre outros. Como parte do ato criativo, destaca-se a reformulação de textos, procedimento empregado de maneira constante por poetas, em busca da expressão formal mais apurada, tendo em vista que a literatura, em seu diálogo consigo mesma, oferece aos escritores a possibilidade de comunicação entre poemas de sua autoria ou de autoria diversa. Dessa forma, interessam, para este número da Revista eLyra, os diálogos praticados pelos poetas, com base na retomada de textos anteriores, no intuito de transformá-los, rediscuti-los, parafraseá-los ou parodiá-los em um novo poema, lançando mão de procedimentos diversos de reescritas, tais como paráfrase, paródia, colagens e deslocamentos de versos ou partes de poemas já publicados. Como retratação espontânea ou coercitiva, a palinódia também está contemplada neste volume. Assim, este número da Revista eLyra, intitulado “Reescritas poéticas”, receberá artigos advindos de pesquisas teóricas, analíticas e críticas sobre poemas em que aparecem retomadas e revisões poéticas, assim como sobre poemas em que ocorrem a retratação da forma de escrita e/ou do estilo do autor.

Serão aceitos artigos acadêmicos que estudem:

  1. a) a reescrita de poemas pertencentes a uma mesma obra ou ao conjunto da obra do autor, por meio da retomada de versos, estrofes ou seções maiores de poemas anteriores;
  2. b) a recusa de obras anteriores pelo próprio poeta, bem como os procedimentos de negação, revisão e reformulação do estilo e da forma dos poemas, sob viés teórico-crítico;
  3. c) as relações entre reescritas e reconstrução do projeto estético do poeta;
  4. d) as reescritas de poemas de autoria de outrem e seus procedimentos intertextuais;
  5. e) o processo de criação, com base na crítica genética, na medida em que mostre outros textos poéticos como matrizes de poemas.
  6. f) poemas com intenção paródica, parafrástica ou palinódica.

Além de artigos, são benvindas resenhas de obras que versem sobre o tema deste volume da Revista eLyra, desde que a data de publicação da obra resenhada não ultrapasse os últimos cinco anos.

 

Organizadoras: Cristiane Rodrigues de Souza e Fabiane Renata Borsato

Prazo para envio de artigos: 30 de setembro de 2018

Serão aceitos trabalhos inéditos, de autores doutores ou de doutorandos , nos seguintes idiomas: português, inglês, francês e espanhol.

Não serão aceitos trabalhos que não estejam de acordo com as normas da revista.

 

Envio das contribuições somente pelo email da Revista eLyra: revistaelyra@gmail.com