EJICOMP – II Encontro de Jovens Investigadores em Literatura Comparada

APRESENTAÇÃO

A Associação Portuguesa de Literatura Comparada (APLC), com o Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, organiza em 2018, no Porto, o II Encontro de Jovens Investigadores em Literatura Comparada (EJICOMP II).
Pretende-se criar assim, pelo segundo ano consecutivo, um fórum de discussão que dê visibilidade aos estudos comparatistas, apurando-se o estado actual da área disciplinar através dos ensaios e dissertações desenvolvidos actualmente por mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos, recém-graduados e investigadores independentes. Durante o EJICOMP II, os investigadores mais jovens (ou mais recentes, já que não existe um critério etário) terão a possibilidade de:

  • apresentar os seus trabalhos (ensaios, dissertações, teses, projectos ou publicações) em curso ou concluídos nos últimos 5 anos; discuti-los com os seus pares;
  • receber comentários de docentes e investigadores em fases mais avançadas da carreira;
  • conhecer o estado da arte e algumas tendências ou percursos da actual crítica comparatista;
  • contribuir para um maior dinamismo da pesquisa científica e da produção académica;
  • sustentar um contacto regular entre os membros da comunidade científica, essencial para a criação e transmissão de conhecimento.

A APLC dá assim forma a três dos seus principais objectivos: incentivar, renovar e divulgar os estudos comparatistas em Portugal, unindo gerações e experiências distintas de investigadores, nacionais ou estrangeiros.

Entrada Livre. 


CONFERENCISTAS

Destaca-se a conferência de abertura com Gonçalo Vilas-Boas – “O ILCML: uma viagem pela Literatura Comparada” e a conferência de encerramento com Helena Carvalhão Buesco – “Europa sub specie comparatista: o cosmopolita e o vernacular”.

PROGRAMA
Programa EJICOMP II

COMISSÃO
Comissão Organizadora
Daniel Floquet (ILC)
Helder Baião (ILC)
Inês Cardoso (ILC)
Isabel Carvalho (ILC)
Ivana Schneider (ILC)
Lurdes Gonçalves (ILC)
Sofia Mota Freitas (ILC)
Vítor Ferreira (ILC)

Comissão Científica
Ana Paula Coutinho (ILC)
Maria Luísa Malato (ILC / APLC)