Actividades organizadas pelo ILC em 2014

NOTA: Para ter acesso à informação relativa às publicações de 2014, consultar as secções dedicadas às revistas (Cadernos de Literatura Comparada, eLyra e ESC:ALA), colecções (Estudos de Literatura Comparada, Pulsar, Cassiopeia e Libretos) e outros volumes (co-)editados pelo ILC.

Colóquios Nacionais e Internacionais

Novas Cartas, Novas Cartografias: Reconfigurando Diferenças no Mundo Globalizado

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Tipo: Journée d’Études
Datas: 13-15 de Março de 2014
Local: Escola de Ciências Sociais – Universidade de Évora
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

O presente Colóquio, Novas Cartas, Novas Cartografias: Re-configurando Diferenças no Mundo Globalizado, tem como origem primeira o Projeto de Investigação Internacional Novas Cartas Portuguesas 40 Anos Depois (PTDC/CLE-LLI/110473/2009). Mas, tal como a matéria que originou o Projeto ultrapassou todas as fronteiras – geográficas, linguísticas e temáticas –, também o Colóquio pretende criar condições para novas cartografias. Nesse sentido, propõe-se a discussão de algumas questões prementes do Mundo Globalizado em que nos movemos, centradas na problemática das diferenças. Assim sendo, a finalidade essencial deste Colóquio é aceitar o desafio de muitos pensadores e pensadoras contemporâneos que vêm exigindo uma espécie de momento ético da globalização, onde se questionem problemas e discutam soluções que não se focalizem somente em questões económicas e financeiras. Neste sentido, serão postos no centro da análise e da reflexão os temas de natureza cultural, filosófica e política levantados pela realidade de um macromundo que, embora interaja em tempo real, continua a não dispor de um conjunto de respostas à altura de uma humanidade comum. Queremos, pois, desenvolver um debate em torno de questões que fazem parte do horizonte problemático desenhado nos anos 1970 pelas Novas Cartas Portuguesas e que continuam a ser cruciais na agenda política dos nossos dias, como a guerra, a violência, a discriminação, a feminização da pobreza ou as migrações.

Comissão Organizadora
Ana Luísa Amaral
Fernanda Henriques
Rosalina Costa
Paulo Simões Rodrigues
Marinela Costa

 

INSISTER, DIT-ELLE, avec MARGUERITE DURAS | INSISTIR, DIZ ELA, com MARGUERITE DURAS

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Tipo: Jornada Internacional
Data: 24 de Março de 2014
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Marguerite Duras – escritora, dramaturga e cineasta – faria cem anos em Abril de 2014. Para comemorar de modo integrado e projectivo esta efeméride em torno de uma autora de grande relevância no panorama cultural europeu da segunda metade do século XX, o Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, em articulação com alguns dos cursos da FLUP (das Literaturas e Culturas como do Jornalismo e Ciências da Comunicação) e com outra Unidade Orgânica da UP (FBAUP), bem como com outras instituições de relevo da cidade do Porto, organizou uma série de eventos multifacetados e pluridisciplinares, à imagem da obra da própria. O objectivo do projecto é ler, ver e pensar (com) Marguerite Duras ao longo de Abril, em vários espaços do Porto, em sessões de cinema, de leituras públicas, em exposições e em entrevista-debate, assim como numa jornada científica de reflexão crítica na Universidade (FLUP), com o título “Insistir com Marguerite/ Insister avec Marguerite Duras”.

Organização
Ana Paula Coutinho
David Pinho-Barros
Joana Rodrigues
Mathilde Ferreira Neves

 

Figurinus: o corpo em cena

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Tipo: Jornada Internacional
Data: 20 de Junho de 2014
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

À crescente atenção que o figurino tem merecido na encenação contemporânea só muito raramente lhe correspondeu um espaço alargado de reflexão em sede académica, onde as artes cénicas e do espetáculo têm vindo a ocupar uma gradual importância nos mais recentes planos curriculares. Inicialmente associado à moda do vestuário civil e a códigos mais realistas e de verosimilhança, o figurino, signo po excelência da personagem, foi assumindo, ao longo do século XX, uma função estética cada vez mais autónoma, sobre a qual urge refletir. Perspetivando como a “segunda pelo do ator” (A. Tairov) e, mais recentemente, como “uma cenografia à escala humana” (P. Pavis), o figurino permite, antes demais, revisitar e pensar o corpo em cena, na sua materialidade e na sua imaterialidade, do corpo estrangeiro à estranheza do corpo, no âmbito da tensão entre o finito de que parte e o infinito a que se abre pela teatralidade, numa permanente “expeausition” (J-L Nancy). Com a presente Jornada Internacional “Figurinus: o corpo em cena”, pretende o Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em parceria com o Teatro Nacional S. João, abrir portas a uma História do Figurino, que urge ir construindo, refletindo sobre as suas práticas, funções, formas, cores, materiais, enfim, sobre todos os sinais que nele convergem e que sustentam a legibilidade de uma representação.

Organização
Alexandra Moreira da Silva
Gonçalo Vilas-Boas
Isabel Morujão

 

A ARTE NAS TRINCHEIRAS | NAS TRINCHEIRAS DA ARTE. Nos 100 anos da 1ª Guerra Mundial

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Tipo: Colóquio Internacional
Datas: 2-4 de Outubro de 2014
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Com o intuito de assinalar a passagem do centenário do início da Primeira Guerra Mundial, o Instituto de Literatura Comparada da Faculdade de Letras da Universidade do Porto associa-se às diversas atividades comemorativas da efeméride que diferentes organismos e instituições estão a promover ao longo deste ano. Pretende-se, com a realização de um Colóquio Internacional e Interdisciplinar, aprofundar a discussão em torno da participação de Portugal na Primeira Grande Guerra, mediante uma reflexão conjunta e articulada que, para lá de questões de natureza estritamente histórico-política, incida sobre os vários campos artísticos, com especial destaque para o campo da Literatura. Assim, privilegiar-se-ão os seguintes eixos temáticos: 1. representações literárias da Primeira Guerra Mundial na literatura ocidental; 2. expressões interartísticas da Primeira Guerra Mundial (teatro, música, cinema, fotografia, artes plásticas); 3. migrações artísticas e literárias entre 1914-1918; 4. problematização na Literatura e outras artes de conceitos e valores relacionados com a Guerra; 5. problematização teórica e crítica do papel belicosa da arte e da literatura.

Organização
Ana Paula Coutinho
Gonçalo Vilas-Boas
Joana Matos Frias

 

Worlds made of Heroes – On the 60th anniversary of the publication of J. R. R. Tolkien’s The Fellowship of the Ring

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Tipo: Colóquio Internacional
Datas: 6-7 de Novembro de 2014
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa + CETAPS

J. R. R. Tolkien’s The Lord of the Rings has been read and transformed in multiple ways, its narrative meticulously examined, its symbols analysed, its text regarded as configuring different allegories. Indeed, the novels became the best-known and most celebrated epic fantasy trilogy in the 20th century preserving their preponderance throughout more recent times. Whether in literature, cinema or music, countless works have been produced in their shadow, both as mere derivative pieces and as original fictions with an active and distinctive voice. As clearly shown by numerous studies in wide areas of literary theory and criticism as well as in comparative literature, Tolkien’s legacy is both literary and cultural, and its influence pours out in many postmodern representations of man and nature, thus recreating the old traditional paths of epic fantasy and fantastic literature overall. Derived as they were from the absorption and transformation of a sizeable body of mythological works in a number of languages, Tolkien’s mythopoetic compositions have themselves spawned a wealth of intermedial adaptations, from illustrations and radio plays to films, comic books, heavy metal and folk songs, operas, videogames, role playing games (RPG), spoofs… Peter Jackson’s cinematic adaptation of The Lord of the Rings (2001-2003) is perhaps the greatest example of all, having contributed so far to further popularize Tolkien’s work and to awake a global epic fantasy euphoria. Literary and cultural questionings will be discussed alongside with intermedial dynamics within the context of Tolkien’s work and its multiple versions and expansions. Ultimately, at a narratological level, a particular interest will be given to textual analyses around rhetorical/ stylistic features and devices that further reveal important ideological layers. The Porto Tolkien’s Conference “Worlds made of Heroes” aims to celebrate the 60th anniversary of the publication of the trilogy’s first volume – The Fellowship of the Ring.

Organising Committee
Filomena Vasconcelos
Maria Luísa Malato
Inês Botelho
Miguel Ramalhete Gomes

 

II Encontro Português de Literaturas Ibero-Americanas. Nos 100 anos de Adolfo Bioy Casares, Julio Cortázar, Nicanor Parra e Octavio
Paz

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Tipo: Colóquio Internacional
Datas: 6-8 de Novembro de 2014
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto + Teatro Municipal do Campo Alegre
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa + Casa da América Latina
 

Procurando dar sequência ao I Encontro de Literaturas Ibero-Americanas que teve lugar no Porto em Outubro de 1998, e que reuniu dezenas de escritores e estudiosos dos vários países hispânicos, o Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa e a Casa da América Latina promovem, nos próximos dias 6 a 8 de Novembro de 2014, um Encontro comemorativo do centenário do nascimento de quatro dos mais impor¬tantes escritores da literatura em língua espanhola do século XX: Adolfo Bioy Casares (n. Buenos Aires, Argentina, 15 de Setembro de 1914), Julio Cortázar (n. Ixelles, Bélgica [Embaixada da Argentina], 26 de Agosto de 1914), Nicanor Parra (n. San Fabián de Alico, Chile, 5 de Setembro de 1914) e Octavio Paz (n. Cidade do México, México, 31 de Março de 1914). Pretende-se que o Encontro proporcione uma reflexão crítica renovada sobre as obras dos quatro ho¬menageados, mas também um debate mais alargado sobre a literatura ibero-americana do século XX, bem como sobre a sua presença e importância na cultura e na literatura em língua portuguesa.

Seminários Abertos

A Manhã, A Tarde e A Noite, de Luis Mestre

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Conferencista: António Durães
Data: 28 de Janeiro de 2014
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Este seminário enquadra-se na linha de investigação “Estudos de Teatro”, da Unidade, bem como no Seminário Teatro e Teatralidade dos Mestrados em Estudos de Teatro e em Estudos Literários Culturais e Interartes. O encenador explica as estratégias adotadas na montagem da peça.

 

Osório de Oliveira e a Literatura Brasileira: “memórias de uma amizade”

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Conferencista: Raquel Madanêlo Souza (UNIFESP)
Data: 11 de Fevereiro de 2014
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Este seminário enquadra-se na linha de investigação Poéticas Comparadas e em Literatura Brasileira, e no âmbito do projeto Estratégico com a vinda de especialistas.

 

Coriolando de William Shakespeare

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Conferencista: Nuno Cardoso
Data: 25 de Fevereiro de 2014
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Este seminário enquadra-se na linha de investigação “Estudos de Teatro”, da Unidade, bem como no Seminário Teatro e Teatralidade dos Mestrados em Estudos de Teatro e em Estudos Literários Culturais e Interartes. O encenador explica as estratégias adotadas na montagem da peça.

 

Madalena a partir de Frei Luis de Sousa de Almeida Garrett

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Conferencista: Jorge Pinto
Data: 26 de Fevereiro de 2014
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Este seminário enquadra-se na linha de investigação “Estudos de Teatro”, da Unidade, bem como no Seminário Teatro e Teatralidade dos Mestrados em Estudos de Teatro e em Estudos Literários Culturais e Interartes. O encenador explica as estratégias adotadas na montagem da peça.

 

A persistência da alegria. Derivas, silêncios, linguagens – M.G. Llansol e a filosofia: a problemática do tempo

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Conferencista: João Barrento
Data: 27 de Fevereiro de 2014
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Seminário organizado em parceria com o Instituto de Filosofia da FLUP, tendo como pontos axiais a literatura e a filosofia. O Ciclo de Conferências A PERSISTÊNCIA DA ALEGRIA. DERIVAS, SILÊNCIOS, LINGUAGENS tem como objectivo encontrar movimentos de pensamento que atravessem, a um tempo, a Filosofia e a Literatura, criando, desde dentro das derivas, dos silêncios e das linguagens formas de resistência da vida. Pretendemos que este seja um encontro no qual a participação de um número reduzido de pessoas, provenientes de diferentes áreas – Filosofia, Estudos Literários, Artes – permita pensar, com o convidado, um tema que, na sua singularidade, se desenhe como a intensidade de um tempo que constitui a força de continuar no mundo. A persistência da alegria, apesar de tudo.

 

“A vida extraterrestre importa”: uma leitura cosmopolita de Carl Sagan

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Conferencista: André Nóvoa
Data: 26 de Março de 2014
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Propõe-se uma viagem transdisciplinar pela antropologia, utopia, astronomia e astrobiologia. As representações de vida extraterrestre têm alimentado a nossa imaginação desde há muitos séculos, tanto de um ponto de vista científico como literário ou artístico. Nesta comunicação, proponho explorar possíveis pontos de contacto entre algumas destas imaginações e a formação de um discurso cosmopolita contemporâneo, demonstrando que o cosmopolitismo provavelmente estará sempre no campo da utopia até que a Humanidade encontre vida alienígena. O cosmopolitismo sempre se caracterizou por uma busca de uma identidade universal e, tendo em conta que as “grandes identidades” se constroem na oposição e na diferença, o cosmopolitismo nunca poderá ser mais do que um debate até que o Homem encontre o seu Outro. Assim sendo – e num tom provocatório – diria que a atividade mais cosmopolítica do mundo contemporâneo se situa no campo da astrobiologia, onde diariamente biólogos tentam construir e reconstruir outras “árvores da vida”. Carl Sagan, pioneiro da astrobiologia, foi provavelmente a figura mais cosmopolita e humanista do século XX. Esta comunicação basear-se-á nos seus escritos e no seu legado. Este seminário enquadra-se na linha de investigação Estudos sobre Utopia, contribuindo para a investigação desenvolvida pelos membros do ILC nesta área, bem como a toda a comunidade académica.

 

Al Berto e as moradas do silêncio

Conferencista: Emerson Inácio (USP)
Data: 6 de Março de 2014
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Este seminário enquadra-se na linha de investigação Poéticas Comparadas, contribuindo para a investigação desenvolvida pelos membros do ILC nesta área, bem como a toda a comunidade académica.

 

Seminários do Fim do Mundo – Série II

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Conferencistas: Cristóvão Seneta, Marinela Freitas e Patrícia Lino
Data: 20 de Março de 2014
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

O que é o fim do mundo? Um juízo universal da humanidade, conforme dizem os textos vetero- e neotestamentários? Uma catástrofe ecológica, global e iminente, provocada pelo homem? A alegoria de um mundo que perdeu as suas (meta)narrativas, vogando sem verdade e sem destino, após Auschwitz e Sarajevo? O pretexto para a sedução do espectáculo, entre filmes- catástrofe e um delicioso imaginário da destruição? Ou o confronto de cada qual com a sua morte própria? Por que nos fascina e aterroriza este tema milenar, nunca resolvido – e o que temos a ganhar com a exploração do nosso próprio terror? Para estudar o imaginário do fim do mundo, o Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa organiza uma nova série de seminários abertos, nos equinócios e solstícios de 2014.

 

Camilo Castelo Branco e Machado de Assis: um diálogo em surdina?

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Conferencista: Paulo Motta Oliveira (USP)
Data: 9 de Abril de 2014
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Há 150 anos Machado de Assis lançava o seu primeiro livro de poemas – Crisálidas. Na época, Camilo Castelo Branco era já um escritor consagrado dos dois lados do Atlântico. No Brasil, além de haver lançado no ano anterior, em primeira edição, o seu romance Agulha em Palheiro, tinha colaborado em O Futuro – periódico de Faustino Xavier de Novais, em que Machado publicara vários textos. Apesar desse contexto de proximidades, são muito raras as referências que o autor brasileiro faz a seu colega português. Em nossa fala pretendemos refletir sobre possíveis contatos entre as obras dos dois escritores – aspecto já apontado por alguns críticos, mas ainda hoje pouco explorado.

 

Nós somos os Rolling Stones de Rui Pina Coelho

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Conferencista: Vera Santos
Data: 20 de Maio de 2014
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Este seminário enquadra-se na linha de investigação “Estudos de Teatro”, da Unidade, bem como no Seminário Teatro e Teatralidade dos Mestrados em Estudos de Teatro e em Estudos Literários Culturais e Interartes. O encenador explica as estratégias adotadas na montagem da peça.

 

Literatura Comparada y World Literature ente la globalización

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Conferencista: Vera Santos
Data: 20 de Maio de 2014
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Este seminário enquadra-se nas linhas de investigação da Unidade I&D, sendo orientado por um dos maiores especialistas da Literatura Comparada.

 

Cena e Política: Procedimentos Críticos

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Conferencista: Franklin Alves Dassie (UFF-RJ)
Data: 6 de Junho de 2014
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

A apresentação imagina e propõe uma filiação entres as experiências artísticas de Bertolt Brecht, Dziga Vertov e Jean-Luc Godard a partir de um procedimento recorrente neles: a crítica a um tipo de discurso do encadeamento através da prática da montagem. Seja a partir da problematização do modelo aristotélico da representação em Brecht, através da negação do cinema narrativo, em Vertov, e do questionamento das noções de “ficção” e “documentário”, em Godard, o procedimento neles tem uma relação com a política – a intervenção que proposta por eles começa a partir da forma e de seu questionamento. A leitura das relações entre a prática da montagem e a política irá sugerir caminhos futuros de leitura de experiências literárias no sentido de pensar essa relação em outros autores. Este seminário enquadra-se na linha de investigação Estudos Feministas e Estudos de Masculinidade, contribuindo para a investigação desenvolvida pelos membros do ILC nesta área, bem como a toda a comunidade académica.

 

Fialho e Brandão, o operariado e a cidade

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Conferencista: Otávio Rios (Universidade Estado do Amazonas)
Data: 17 de Junho de 2014
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

A sessão apresenta obras de Fialho de Almeida (1857-1911) e de Raul Brandão (1867-1930) com o intuito de evidenciar, ainda que de forma parcial, a produção literária do Portugal finissecular. No panorama que abrange as últimas década do século XIX e primeiros anos do século XX, os escritores destacam-se por colocar em evidência a massa operária no cotidiano urbano. Os operários das obras de Fialho e de Brandão posicionam-se n´A Ruiva (1878) e nos três volumes das Memórias (1919, 1925, 1933), respectivamente, como testemunhas e protagonistas não apenas de um processo de urbanização e da consequente industrialização do país – ainda que incipiente -, mas significam, do ponto de vista social, uma quebra de paradigma em relação ao realismo ortodoxo. Do ponto de vista da construção, essas personagens destacam- se por uma (des)figuração desconcertante, em que por vezes os escritores recorreram a técnicas notadamente expressionistas e crepusculares e, desse modo, assinalaram um lugar único na literatura portuguesa com ressonâncias em todo o século XX. Este seminário enquadra-se na linha de investigação Estudos de Teatro e no âmbito do Seminário Teatro e Teatralidade dos Mestrados em Estudos de Teatro e em Estudos Literários, Culturais e Interartes. Deste seminário decorreram as Leituras no Mosteiro, TNSJ, em que se estudaram peças de autores argentinos.

 

Seminários do Fim do Mundo – Série II

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Conferencistas: Fátima Vieira, Mathilde Ferreira Neves, Miguel Ramalhete Gomes
Data: 19 de Junho de 2014
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

O que é o fim do mundo? Um juízo universal da humanidade, conforme dizem os textos vetero- e neotestamentários? Uma catástrofe ecológica, global e iminente, provocada pelo homem? A alegoria de um mundo que perdeu as suas (meta)narrativas, vogando sem verdade e sem destino, após Auschwitz e Sarajevo? O pretexto para a sedução do espectáculo, entre filmes- catástrofe e um delicioso imaginário da destruição? Ou o confronto de cada qual com a sua morte própria? Por que nos fascina e aterroriza este tema milenar, nunca resolvido – e o que temos a ganhar com a exploração do nosso próprio terror? Para estudar o imaginário do fim do mundo, o Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa organiza uma nova série de seminários abertos, nos equinócios e solstícios de 2014.

 

Seminários do Fim do Mundo – Série II

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Conferencistas: Zulmira Santos, Jorge Palinhos, Vasco Vasconcelos
Data: 25 de Setembro de 2014
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

O que é o fim do mundo? Um juízo universal da humanidade, conforme dizem os textos vetero- e neotestamentários? Uma catástrofe ecológica, global e iminente, provocada pelo homem? A alegoria de um mundo que perdeu as suas (meta)narrativas, vogando sem verdade e sem destino, após Auschwitz e Sarajevo? O pretexto para a sedução do espectáculo, entre filmes- catástrofe e um delicioso imaginário da destruição? Ou o confronto de cada qual com a sua morte própria? Por que nos fascina e aterroriza este tema milenar, nunca resolvido – e o que temos a ganhar com a exploração do nosso próprio terror? Para estudar o imaginário do fim do mundo, o Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa organiza uma nova série de seminários abertos, nos equinócios e solstícios de 2014.

 

Eça de Queirós e a ópera: apontamentos para uma leitura de O Primo Basílio

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Conferencista: Jorge Valentim (UFSCar/FAPESP)
Data: 7 de Outubro de 2014
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Este seminário enquadra-se na linha de investigação Poéticas Comparadas e Interartes áreas desenvolvidas pelos membros do ILC, no âmbito do Projeto Estratégico, bem como lecionadas no 1º, 2º e 3º ciclo de estudos.

 

Agustina Bessa-Luís e o Império da Palavra

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Conferencista: Mónica Figueiredo (UFRJ)
Data: 31 de Outubro de 2014
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Partindo das reflexões entre Literatura e História,pretende-se abordar as relações estabelecidas entre o texto de Agustina Bessa-Luís, Fanny Owen, e a narrativa de Camilo Castelo Branco, na tentativa de mostrar a construção de um império erguido pela palavra agustiniana. Este seminário enquadra-se na linha de investigação Estudos de Literatura Policial, bem como Poéticas Comparadas e Interartes áreas desenvolvidas pelos membros do ILC, bem como lecionadas no 1º, 2º e 3º ciclo de estudos.

 

Seminários do Fim do Mundo – Série II

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Conferencistas: Leonor Figueiredo, Susana Mateus, João de Patmos & Cª
Data: 25 de Setembro de 2014
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

O que é o fim do mundo? Um juízo universal da humanidade, conforme dizem os textos vetero- e neotestamentários? Uma catástrofe ecológica, global e iminente, provocada pelo homem? A alegoria de um mundo que perdeu as suas (meta)narrativas, vogando sem verdade e sem destino, após Auschwitz e Sarajevo? O pretexto para a sedução do espectáculo, entre filmes- catástrofe e um delicioso imaginário da destruição? Ou o confronto de cada qual com a sua morte própria? Por que nos fascina e aterroriza este tema milenar, nunca resolvido – e o que temos a ganhar com a exploração do nosso próprio terror? Para estudar o imaginário do fim do mundo, o Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa organiza uma nova série de seminários abertos, nos equinócios e solstícios de 2014.

Actividades organizadas pelo ILC em 2013

NOTA: Para ter acesso à informação relativa às publicações de 2013, consultar as secções dedicadas às revistas (Cadernos de Literatura Comparada e eLyra), colecções (Estudos de Literatura Comparada, Pulsar e Cassiopeia) e outros volumes (co-)editados pelo ILC.

Colóquios Nacionais e Internacionais

Diderot: Paradoxos de um ator. III Centenário do Nascimento

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Tipo: Colóquio Internacional
Datas: 14-15 de Março de 2013
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Em 2013 celebrou-se os trezentos anos sobre o nascimento de Denis Diderot. O ILC-ML, em coordenação com MET-UP, a APEF e o CET/UL, organizou, entre 14 e 15 de Março, no Porto, um colóquio subordinado ao tema “Diderot: paradoxos de um ator”. Poucos autores conseguem ser tão importantes para os cruzamentos de pensamentos específicos e a construção de um discurso transtextual. Partindo dos eixos críticos do opúsculo de Diderot sobre o ator, conhecido como “Paradoxe sur le Comédien”, procuraremos neste colóquio refletir latamente sobre as formas com que este autor marcou o teatro e os estudos teatrais, da sua época até à actualidade. Estão previstos os seguintes núcleos temáticos: 1. A edição crítica dos textos de Diderot e a definição do seu pensamento sobre teatro; 2. Recepção em Portugal/ Europa da obra e do pensamento de Diderot, nos estudos teatrais; 3. A constituição de um modelo ideal da arte teatral: Ator de imitação vs. ator de natureza, «comédien sensible» e «comédien de t.te»; 4. A Estilística e a Retórica em Diderot: “Pathos”, “Ethos” e “Logos”; 5. O drama burguês, o teatro inglês e o melodrama: a renovação do género trágico; 6. Diálogo e ilusão teatral; 7. Fisiologia da experiência dramática; 8. Ceticismo e Fingimento dramático; 9. A mulher no teatro de Diderot: personagens, atrizes e públicos no feminino; 10. Da filosofia à estética teatral: a relação entre as sensações e o diálogo entre as artes.

Comissão organizadora
Maria Luísa Malato
Alexandra Moreira da Silva
Ana Clara Santos
Jorge Bastos da Silva
José Domingues Almeida
Isabel Carvalho
Lurdes Gonçalves

 

Rubem Fonseca: a aventura policial (1973-2013)

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Tipo: Jornada Científica
Datas: 30 de Maio de 2013
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Celebram-se este ano os 50 anos de vida literária, e de 40 de escrita de policiais. Rubem Fonseca e a sua escrita de policiais. Esta Jornada Científica enquadra-se dentro das linhas temáticas do ILC, bem como nas atividades do Projeto Estratégico. Envolveu alunos do 2º e 3º ciclos.

Intervenções
Ana Beatriz Ferraz da Cruz
Ana Paula dos Santos de Sá
Cátia Filipa Gomes Amaral
Domingas Henriques Monteiro
Tiago Montenegro Campos

Moderação
Helena Lopes

 

O Exílio e o Reino: de Albert Camus a Vergílio Ferreira

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Tipo: Colóquio Internacional
Datas: 15, 21, 23 de Maio de 2013
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Institut Français du Portugal (Lisboa).
Organização: Instituto de Filosofia (FLUP) + Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Albert Camus nasceu a 7 de novembro de 1913. Faz agora 100 anos. Vergílio Ferreira nasceu um pouco mais tarde, a 28 de janeiro de 1916. O suficiente para ir lendo Albert Camus e por ele ter sido influenciado. Em 1943, faz agora 70 anos, Vergílio Ferreira nasce como escritor ao publicar O Caminho Fica Longe. Nem sempre escolhemos as nossas leituras, mas sempre escolhemos as nossas influências. Albert Camus e Vergílio Ferreira escolheram viver no fio da navalha, na linha das fronteiras: as que unem a filosofia e a literatura, a solidão e a solidariedade, a revolta e o fatalismo histórico, entre o exílio do reino e o reino do exílio. É bom ouvi-los e falar deles, num tempo em que nos dizem não haver alternativas.

 

Écrire au féminin en Belgique : indicatif présent | Identités, styles & tendances (1985-2013)

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Tipo: Jornada Científica
Datas: 15 de Outubro de 2013
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa + APEF

Le phénomène complexe de la mondialisation, – du fait même de ses implications culturelles et identitaires -, intéresse, interroge et met la littérature (toute littérature) à l’épreuve, et au défi de se (re)définir et de décliner des approches nouvelles de son rapport à l’espace, aux lieux et genres d’écriture. De ce fait, la littérature française contemporaine et les vastes littératures francophones ou allophones d’expression française s’avèrent, à maints égards, un miroir des apories et des paradoxes que le phénomène mondialisant fait subir à nos sociétés contemporaines et qui engendrent des ambiguïtés ou des échanges identitaires et interculturels des plus féconds, mais aussi des plus impromptus.
Ces contradictions induisent des tensions sur le champ littéraire entre les pôles local (résistant) et global (assimilant ou totalisant) du fait culturel contemporain, elles-mêmes souvent productrices de sens, de réflexion et d’interrogations nouvelles placées sous le signe du glocal, et qui demandent à être creusées dans leurs inscriptions frictionnelles.

Intervenientes
José Domingues de Almeida
Maria de Jesus Cabral
Maria de Fátima Outeirinho
Françoise Bacquelaine

 

Meu tempo é quando: Nos 100 anos de Vinicius de Moraes

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Tipo: Jornada Internacional
Datas: 18-19 de Outubro de 2013
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Fundação Eng.º António de Almeida
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa + TEP

No ano em que se comemora o centenário do nascimento de Vinicius de Moraes, o Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, junta-se aos eventos que têm sido organizados no Brasil e um pouco por todo o mundo, com um Colóquio de Homenagem ao Poeta e Músico que pretende celebrar a sua multímoda personalidade artística. O Encontro, que reunirá especialistas em Literatura Brasileira das várias universidades portuguesas, e ainda especialistas brasileiros na obra de Vinicius, integrará sessões académicas, musicais e cinematográficas, de modo a proporcionar uma abordagem completa de uma das obras mais decisivas – nacional e internacionalmente – da cultura em língua portuguesa do século XX.

 

Teatro Experimental do Porto (1953-2013). A Vitalidade do Teatro Popular

tep

Tipo: Colóquio Internacional
Datas: 29-30 de Outubro de 2013
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Fundação Eng.º António de Almeida
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa + TEP

No ano em que o TEP comemora os seus sessenta anos, mais do que uma comemoração ou uma evocação de um passado inegavelmente rico, pretende- se, com este colóquio, interpelar criticamente o trabalho da companhia desenvolvido desde os anos cinquenta e, em particular, os trabalhos mais recentes. O património artístico do TEP tem motivado vários trabalhos académicos que se prendem com o estudo da sua história em particular, com a relevância da sua presença na história do teatro em Portugal, com o estudo de alguma figura mais relevante do seu percurso, com a análise de algum espectáculo, cartaz, texto ou tradução em particular. Este colóquio será uma oportunidade para que uma larga comunidade de interessados se possa encontrar e partilhar conhecimentos em torno de um mesmo objecto de estudo. Ao mesmo tempo que se deseja divulgar o trabalho de académicos que têm trabalhado sobre o TEP, visa-se promover o património artístico da companhia e sublinhar a sua relevância na construção da identidade cultural do país.

Comissão Organizadora
Alexandra Moreira da Silva
Júlio Gago
Rui Pina Coelho

 

De Idas e Regressos: Declinações da Viagem

viagens

Tipo: Colóquio Internacional
Datas: 28-30 de Novembro de 2013
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

A experiência da deslocação afirma-se como uma constante no percurso da humanidade, dando lugar a múltiplas declinações da viagem. Vivida como necessidade, aventura ou acaso, da experiência viática emergem figurações várias que se traduzem em textos literários, ficcionais ou frictionals, no termo feliz de Ottmar Ette, em diálogo com uma textualidade pictórica ou fílmica, por vezes convocando um plurimedialidade relevante. O colóquio De idas e regressos: declinações da viagem que o Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa organizou, teve como objetivo refletir sobre o signo múltiplo do fenómeno viático, propondo-se os seguintes tópicos ou eixos de abordagem: Poéticas da deslocação, Textualidades da viagem, Figurações intermediais da viagem e Escritores e outros criadores em deslocação (de/por/para Portugal).

Cadernos de Literatura Comparada, n.º 30

Editores
Ana Paula Coutinho
Gonçalo Vilas-Boas
Maria de Fátima Outeirinho

 

Ahmadou Kourouma & Cie. Retour sur les discours postcoloniaux fondateurs: relectures, ressourcements et palabres

ahmadou

Tipo: Journée d’Études
Datas: 11 de Dezembro de 2013
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

O Instituto de Literatura Comparada organizou este colóquio internacional refletindo sobre as construções literárias das identidades africanas cinquenta anos após as descolonizações. O Colóquio contou com várias participações nacionais e internacionais, reunindo assim perspetivas várias sobre questões de identidade no mundo da globalização. A editora Peter Lang está a preparar a edição de um volume com os contributos científicos deste evento.

Ahmadou Kourouma & Cie. Retour sur les discours postcoloniaux fondateurs: relectures, ressourcements et palabres (colecção Libretos).

Organização
Ana Paula Coutinho
Maria de Fátima Outeirinho
José Domingues de Almeida

 

Seminários Abertos

A Memória como Paradigma das Ciências da Cultura

memoria

Conferencista: Fernanda Mota Alves (FLUL)
Data: 12 de Março de 2013
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

No âmbito da linha de investigação Estudos Culturais – Liminaridades, o seminário orientado pela Prof.ª Doutora Fernanda Mota Alves revelou-se importante no estudo da memória como paradigma das ciências da cultura. O Projeto Estratégico apresentado pelo ILC prevê seminários com especialistas, enquadrando-se também no âmbito do Mestrado em Estudos Culturais, Literários e Interartes.

 

Do Fim do Mundo como Espectáculo

fimdomundo

Conferencista: Pedro Eiras
Data: 21 de Março de 2013
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

O que é o fim do mundo? Um juízo universal da humanidade, conforme dizem os textos vetero- e neotestamentários? Uma catástrofe ecológica, global e iminente, provocada pelo homem? A alegoria de um mundo que perdeu as suas (meta)narrativas, vogando sem verdade e sem destino, após Auschwitz e Sarajevo? O pretexto para a sedução do espectáculo, entre filmes-catástrofe e um delicioso imaginário da destruição? Ou o confronto de cada qual com a sua morte própria? Por que nos fascina e aterroriza este tema milenar, nunca resolvido – e o que temos a ganhar com a exploração do nosso próprio terror?

 

As Imagens vão Depressa. A Imagem do Cinema na Modernidade

imagens

Conferencista: Fernando Guerreiro (FLUL)
Data: 30 de Maio de 2013
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Este seminário enquadra-se na linha de investigação Intermedialidades, área desenvolvida pelos membros do ILC, no âmbito do Projeto Estratégico, bem como lecionadas no 1º, 2º e 3º ciclo de estudos, refletindo sobre poesia, cinema e pintura no período da Modernidade.

 

Da continuação do fim do mundo: leituras e reflexões

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Conferencista: Joana Matos Frias
Data: 26 de Junho de 2013
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Este seminário enquadra-se na linha de investigação Intermedialidades, área desenvolvida pelos membros do ILC, no âmbito do Projeto Estratégico, bem como lecionadas no 1º, 2º e 3º ciclo de estudos, refletindo sobre poesia, cinema, pintura e as questões do fim do mundo.

 

Oficinia “Dramaturgia y Representación: El Teatro Latinoamericano Contemporaneo”

drama

Conferencista: Guillermo Heras
Data: 29 de Junho de 2013
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Esta oficina é desenvolvida na área dos Estudos de Teatro, no âmbito do Projeto Estratégico, visando a integração dos docentes investigadores, alunos do 1º, 2º e 3º ciclo de estudos, e toda a comunidade interessada na dramaturgia contemporânea. Este seminário teve como objetivo abrir para outros interessados de outras Universidades, Escolas Superiores e Companhias de teatro.

 

Ficheiros Secretos

ficheiros

Conferencistas: Ana Vitorino e Carlos Costa
Data: 2 de Dezembro de 2013
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Este seminário enquadra-se na linha de investigação “Estudos de Teatro”, da Unidade, bem como no Seminário Teatro e Teatralidade dos Mestrados em Estudos de Teatro e em Estudos Literários Culturais e Interartes.

 

As relações de Clara de Dea Loher

relacoes

Conferencista: Luís Varela
Data: 9 de Dezembro de 2013
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Este seminário enquadra-se na linha de investigação “Estudos de Teatro”, da Unidade, bem como no Seminário Teatro e Teatralidade dos Mestrados em Estudos de Teatro e em Estudos Literários Culturais e Interartes.

 

Alice

alice

Conferencista: Maria João Vicente
Data: 12 de Dezembro de 2013
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Este seminário enquadra-se na linha de investigação “Estudos de Teatro”, da Unidade, bem como no Seminário Teatro e Teatralidade dos Mestrados em Estudos de Teatro e em Estudos Literários Culturais e Interartes.

 

Seminários do Fim do Mundo – Série I. O fim ‘in medias res’ 4 ou “cada qual morre do quanto alcança e não alcança” seguido de isto não é uma autobiografia

inmedia

Conferencista: Luís Mourão
Data: 13 de Dezembro de 2013
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Este seminário enquadra-se na linha de investigação Intermedialidades, área desenvolvida pelos membros do ILC, no âmbito do Projeto Estratégico, bem como lecionadas no 1º, 2º e 3º ciclo de estudos, refletindo sobre poesia, cinema, pintura e as questões do fim do mundo.