Conference_Estudos Pessoanos: Mediações & Remediações

not to this day’s Pessoa influence an anxiety
Allen Ginsberg

O Encontro de Estudos Pessoanos a realizar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto nos próximos dias 22 e 23 de Fevereiro de 2018 resulta de um trabalho conjunto entre pesquisadores do Grupo Estudos Pessoanos da USP (São Paulo, Brasil), coordenado pelo Prof. Doutor Caio Gagliardi, investigadores do Projecto Estranhar Pessoa (Univ. Nova de Lisboa), coordenado pelo Prof. Doutor António M. Feijó e pelo Doutor Pedro Sepúlveda, responsáveis pelo Arquivo LdoD (Univ. Coimbra), coordenado pelo Prof. Doutor Manuel Portela, e membros do Grupo Intermedialidades do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (Univ. Porto), coordenado pela Prof. Doutora Rosa Maria Martelo.
Informações respectivas em:

http://estudospessoanos.fflch.usp.br/
http://estranharpessoa.com/
http://www.pessoadigital.pt
https://ldod.uc.pt/
http://ilcml.com/intermedialidades/

A colaboração efectiva entre o grupo da Universidade de São Paulo e os projectos portugueses teve início na própria Universidade de São Paulo, em Outubro de 2016 e em Maio de 2017, com a realização do I Encontro do Grupo Estudos Pessoanos e do Colóquio Marcos da Fortuna Crítica de Fernando Pessoa, e prolongar-se-á no início de 2018 na Universidade Nova de Lisboa e na Universidade do Porto. Neste sentido, o tema Mediações & Remediações visa dar continuidade à reflexão proposta nos eventos anteriores em torno do espólio e da crítica pessoanos, bem como intensificar a problematização intermedial que a obra tem solicitado em iniciativas como Estranhar Pessoa com as Materialidades da Literatura (Coimbra, 2012), e ainda valorizar a divulgação e a explicitação teórico-crítica, por parte dos seus autores e maiores especialistas, dos processos actualmente em curso de remediatização da obra de Fernando Pessoa em suportes digitais (pessoadigital e Arquivo LdoD).

Trata-se de um Encontro fundamental para os estudantes de Literatura, Cultura e de Estudos Interartes da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, que terão assim a oportunidade de contactar com aquilo que de mais recente e inovador se tem desenvolvido no campo da crítica pessoana e no tratamento material da sua obra.

CONFERENCISTAS

António M. Feijó

António M. Feijó

(Univ. de Lisboa | coord. Projecto Estranhar Pessoa)
Prémio de Ensaio Jacinto do Prado Coelho 2016 pelo livro Uma Admiração Pastoril pelo Diabo (Pessoa e Pascoaes);
Org. e pref. de Fernando Pessoa, Correspondência e Artigos de Imprensa, 2015;
Turismo Infinito (a partir de textos de Fernando Pessoa e três cartas de Ofélia Queiroz), encen. Ricardo Pais, 2008.
Pref. a Os Livros de Fernando Pessoa, de Pedro Sepúlveda, 2013.

Ana Deus

Ana Deus

(Ban | Três Tristes Tigres | Osso Vaidoso)
Ruído vário: canções com Pessoa (com Luca Argel), 2017. https://www.youtube.com/watch?v=qg358zPqD4k

Andrea Ragusa

Andrea Ragusa

(Univ. Nova de Lisboa | IELT)

Entre as dobras da solidão: Diálogos Órficos entre Cesare Pavese e António Ramos Rosa, 2010;
Trad. e ed. de Cause della Decadenza dei Popoli Peninsulari, de Antero de Quental, 2014; Nome di battaglia, Poesia, L’invenzione del giorno chiaro, Saltim­banchi, La tartaruga, de José de Almada Negreiros, 2015/2016; Salomé, de Fernando Pessoa, 2017;
Recensão de Antonio Tabucchi, L’Automobile, la Nostalgia e l’Infinito. Su Fernando Pessoa (trad. Clelia Bettini e Valentina Parlato), 2015.