Jornada e Exposição: Em Torno de Viagens e outras Deslocações

ILCML

Ao longo do seu percurso de já 20 anos e entre diversas outras linhas de pesquisa, o Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa tem vindo a desenvolver investigação em torno da literatura de viagens, campo fecundo para pensar dinâmicas relacionais.

Desde há 15 anos, a existência constante de uma unidade curricular sobre literatura de viagens passa a ser oferecida em planos de estudo pós-graduados na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

É pois neste contexto que surge a exposição e a jornada científica “Em torno de viagens e outras deslocações” a ter lugar nesta Faculdade e que contará com a presença de Almeida Faria e de Eduardo Salavisa.

A exposição pode ser vista de 10 de Setembro a 12 de Outubro no Piso 0 e Piso 1 da Biblioteca Central da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

A jornada acontece no dia 2 de Outubro na Sala de Reuniões da FLUP.

 

 

Ciclo Multidisciplinar: E Contudo Elas Movem-se! Mulheres nas Artes e nas Ciências

ILCML

Em 1889, licenciava-se a primeira mulher numa universidade portuguesa. Em 1911, votava pela primeira vez uma mulher em Portugal. Em 1944, doutorava-se a primeira mulher na Universidade do Porto.

Cento e trinta anos depois, parecerá consensual a importância que as mulheres desempenham na universidade e na sociedade em geral.  E, no entanto, em muitos casos, o seu percurso foi lento e penoso, e de muitas delas, pouco sabemos. Quem são estas mulheres? Quais são as suas histórias? Que obstáculos tiveram de enfrentar?

Partindo da célebre frase que Galileu terá proferido perante o tribunal da Inquisição E pur, si muove!, ociclo multidisciplinar E Contudo, Elas Movem-se! Mulheres nas Artes e nas Ciências pretende, assim, homenagear o contributo de várias mulheres em diferentes áreas profissionais, bem como dar conta da sua história e do gesto de rebeldia que foi o de desafiarem e ultrapassa­rem os limites culturalmente associados ao seu sexo.

Este evento multidisciplinar decorrerá de 10 de setembro a 29 de outubro de 2019, em vários espaços na cidade do Porto. O programa, que inclui debates, mesas-redondas, ciclos de cinema, exposições, conferências, programas de rádio e lançamentos de livros, mostrará como apesar de tudo e contra tudo, as mulheres, muitas vezes, se moveram. E afinal, com elas, também o mundo.

 O evento é organizado pela Reitoria da Universidade do Porto, em parceria com Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa. 

Mais informações e programa aqui. 

Organizadoras: Ana Luísa Amaral, Marinela Freitas e Maria Clara Paulino

Ciclo: E Contudo Elas Movem-se! Mulheres nas Artes e nas Ciências na Imprensa:
Público

 

Exposição: E Contudo, Elas Movem-se! Mulheres e Ciência

ILCML

Partindo da célebre frase que Galileu terá proferido perante o tribunal da Inquisição E pur, si muove!, a exposição E Contudo, Elas Movem-se! Mulheres e Ciência pretende assinalar contributos das mulheres na área das Ciências, destacando o seu pioneirismo e sublinhando os obstáculos que elas tiveram de ultrapassar para serem admitidas e (re)conhecidas no contexto académico e/ou profissional, sobretudo num espaço tradicionalmente reservado aos homens.

As doze mulheres portuguesas que aqui recebem destaque – todas elas com uma passagem pela universidade portuguesa – são somente um exemplo de um grupo que, desde o final do século XIX, rasgou convenções e transpôs as limitações dos papéis de género geralmente atribuídos às mulheres.

A exposição conta ainda com a participação de doze poetas –  Àngels Gregori, David Jou, Jaime Rocha, Joana Espain, João Habitualmente, Luís Filipe Castro Mendes, Luís Quintais, Margarida Vale de Gato, Maria do Rosário Pedreira, Maria Teresa Hor­ta, Nuno Júdice e Ana Luísa Amaral – que, através de poemas inéditos, prestam homenagem quer a algumas destas mulheres quer ao gesto mesmo de rebeldia que foi o de desafiarem e ultrapassarem os limites culturalmente associados ao seu sexo, provando que, contudo, se moveram. E afinal, com elas, também o mundo.

A exposição faz parte do Ciclo ‘E Contudo, Elas Movem-se! Mulheres nas Artes e nas Ciências’, evento multidisciplinar que decorrerá de 10 de setembro a 29 de outubro de 2019, em vários espaços na cidade do Porto. O programa, que inclui debates, mesas-redondas, ciclos de cinema, exposições, conferências, programas de rádio e lançamentos de livros, mostrará como apesar de tudo e contra tudo, as mulheres, muitas vezes, se moveram. E afinal, com elas, também o mundo.

O evento é organizado pelo Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, em parceria com a Reitoria da Universidade do Porto e a entrada é livre.

Comissão Executiva
Ana Luísa Amaral
Daniel Floquet
Ivana Schneider
Jaqueline Pierazzo
Maria Clara Paulino
Marinela Freitas
Marta Correia

Jornada Internacional: Ler António Franco Alexandre

ILCML

Ler a obra de um poeta com a intensidade e a concentração máximas de que formos capazes é certamente a melhor homenagem que lhe podemos fazer, e é nessa perspectiva que organizamos uma jornada dedicada à leitura da obra poética de António Franco Alexandre, com o intuito de explorar as várias modalidades de descentramento que ela promove.

Mais informações em breve.

Jornada Internacional: Europa Liminaridades Literárias

ILCML

A singular diversidade política e linguística do continente europeu – a qual desafia a unicidade de um idioma global – coloca a possibilidade, no caso da criação literária, de uma abordagem multifocal e plurilinguística da problemática europeia.
Com efeito, a conjuntura atual do Velho Continente, confrontada com perigosas derivas populistas e com a tentação de um fechamento nacionalista, faz com que a preocupação ficcional dos escritores interpelados por esta complexidade problemática se fixe entre, por um lado, as sequelas memoriais ainda marcantes da História conflitual herdada dos sécs. XIX e XX e, por outro lado, a ideia prospetiva de uma construção institucional a que a Europa não se pode reduzir, e que se tem sustentado essencialmente no plano económico-financeiro.

Mais informações em breve.