Trainee researchers

Master

PhD

Andreia Joana Oliveira da Silva

Andreia Joana Oliveira da Silva é professora de Português no Departamento de Línguas Estrangeiras Aplicadas da Universidade Jean Monnet, em Saint-Étienne (França). Licenciada em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com um período Erasmus na Universitá degli Studi di Perugia (Itália), e Mestre em Línguas e Culturas Estrangeiras especialidade em Estudos Lusófonos pela Université Blaise-Pascal, Clermont II (atualmente Université d’Auvergne). Frequenta o doutoramento em Estudos Literários, Culturais e Interartes na Universidade do Porto onde desenvolve um projeto de tese intitulado Traversées atlantiques – Circulations, échanges et migrations littéraires dans les mondes francophone et lusophone, em cotutela com a Université Jean Monnet, de Saint-Étienne. Foi igualmente professora contratada na Université Sorbonne Nouvelle Paris 3 e na Université Blaise-Pascal, Clermont II, onde foi também bolseira do Programa Grundtvig durante um ano. É atualmente membro do Centre d’Etudes sur les Langues et les Littératures Etrangères et Comparées (CELEC), da Universidade Jean Monnet de Saint-Étienne ; membro da rede panlatina de terminologia REALITER e membro do Conselho Europeu para as Línguas.

David Pinho Barros

dpbarrosDavid Pinho Barros é professor e programador de cinema. Nascido no Porto em 1986, é licenciado em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade do Porto, com um período Erasmus na Université de la Sorbonne Nouvelle em Paris, e mestre em Ciências da Comunicação – Variante de Cinema e Televisão pela Universidade Nova de Lisboa, com uma dissertação sobre o cinema da Nova Vaga Japonesa orientada pelos Professores José Manuel Costa e Alexandra Curvelo. Frequenta, desde 2014, o doutoramento em Estudos Literários, Culturais e Interartísticos – Variante de Estudos Comparatistas na Universidade do Porto, onde desenvolve um projecto de tese intitulado O Cinema da Linha Clara, em cotutela com a Universidade Católica de Lovaina na Bélgica. É, paralelamente, docente no ensino superior, sendo actualmente assistente convidado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Desde 2008, tem trabalhado na programação e produção de eventos cinematográficos em Portugal, na Bélgica e no Reino Unido, e ministrado cursos de história e análise de cinema na Alliance Française, em três faculdades da Universidade do Porto, na Universidade do Minho e na Universidade Nova de Lisboa.

Fernando Velasco

Fernando Velasco holds a bachelor in Social Communication (with a major in Audiovisual Studies) and a master in Communication and Culture from the Federal University of Rio de Janeiro. He is currently a PhD student in Literary, Cultural and Interartistic Studies at the University of Porto, where he develops a doctoral research about the late poetry by Herberto Helder. He is a collaborator in the Institute for Comparative Literature Margarida Losa. As a screenwriter, he has authored documentary and fictional pieces in both cinema and television.

Maria Dulce de Almeida Pinto Soares

fotojpgMaria Dulce de Almeida Pinto Soares é Mestre em Literatura e Cultura Comparadas pela Faculdade de Letras do Porto, com uma dissertação sobre Gonçalo Cadilhe – Gonçalo Cadilhe e a Outra Face do Mundo: viagens sobrepostas (2009). Integra o grupo de investigação Inter/Transculturalidades do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, unidade I&D, na qualidade de investigadora em formação. É autora de um verbete sobre Gonçalo Cadilhe publicado na base digital Ulyssei@s sobre escritores e outros criadores em deslocação em 2009, entre outros trabalhos, em vias de publicação na área da Literatura Comparada/Literatura de Viagens. Realizou uma comunicação no 2º Encontro Conversas sobre viagens e outras deslocações com Gonçalo Cadilhe (2009) no Clube Literário do Porto e foi moderadora no Vème Colloque Luso-Hispano-Français Géographie, Langue et Textes Littéraires: écrire le lieu, fictionnaliser l’espace promovido pela Faculdade de letras da UP (2015). Encontra-se a elaborar a tese de doutoramento em Estudos Literários, Culturais e Interartísticos na Faculdade de Letras da Universidade do Porto intitulada Entre vozes e espelhos: um olhar sobre a Literatura de Viagens Portuguesa contemporânea. Este projeto de investigação visa problematizar o ato viático nas suas diversas vertentes assente numa abordagem comparatista com uma orientação multidisciplinar, tendo como propósito aglutinador o estudo da Literatura de Viagens portuguesa contemporânea.

Tiago Montenegro

tmonTiago Montenegro (Porto, 1979) é colaborador do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa. É licenciado em Biologia e Geologia (variante ensino) pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e mestrando em Estudos Literários, Culturais e Interartes na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, encontrando-se neste momento a desenvolver a sua tese sobre a relação de Manuel António Pina com o cinema. Membro dinamizador do ILC Viagens, blogue sobre Literatura, Viagens e outras Deslocações e colaborador dos Grupos Intermedialidades e Inter/Transculturalidades do Projecto Estratégico do ILC – Literatura e Fronteiras do Conhecimento: Políticas de Inclusão, assim como da enciclopédia digital Ulyssei@s, sobre escritores e outros criadores em deslocação. Desenvolve a sua actividade profissional como consultor e gestor de empresas.

Pós-doc