Literatura e Medicina: Homenagem a Fernando Namora

Literatura e Medicina. Homenagem a Fernando Namora no centenário do seu nascimento

Em abril de 2019 assinala-se o centenário do nascimento do escritor Fernando Namora (1919-1989), um dos vultos incontornáveis da literatura portuguesa do século XX. Este acontecimento foi o ponto de partida, pela via da homenagem ao autor, para a organização de um Colóquio sobre a interface entre a Literatura e a Medicina.

A produção literária de Namora, traduzida para diversas línguas, premiada inúmeras vezes e adaptada ao cinema em Portugal e no estrangeiro, foi das que mais genialmente deu voz à mutabilidade sociocultural do meio século em que foi escrita.

Na sua extensa e multímoda obra (que vai do romance à poesia, passando pelo conto, pela novela, pela crónica e pela biografia romanceada), imbuída de um pensamento profundamente humanista, e nunca obnubilada de exigências estéticas, na voz do escritor-médico, ou na do seu tempo que ele magistralmente intersecionou com a sua,  escutou-se sempre um mundo marcado por condicionalismos socioexistenciais e económico-políticos e por vivências irmanadas com o sofrimento, a doença e a morte que a atividade e a experiência do médico potenciaram.

No século XXI, outros médicos-escritores portugueses têm contribuído, em obras de caráter muito diversificado, para uma aproximação entre a chamada “cultura científica” e as Humanidades. O encontro permanente com o “Outro” que a prática médica implica é propício à inquietação e a múltiplas interrogações sobre a condição humana. No entanto, as relações entre a experiência médica e a obra literária produzida nem sempre são tão visíveis como na obra de Namora. Entre a osmose e a ausência de “vestígios”, as relações entre literatura e medicina manifestam-se de formas muito variadas e em graus diferenciados.

No Colóquio que agora tem lugar (23 abril 2019), partimos da homenagem a Fernando Namora – com intervenções de especialistas sobre a sua obra – para um debate subordinado ao mote Inspiração e Transfusões com a participação de médicos-escritores de reconhecido mérito no meio cultural português.

ILCML