Investigadores em formação

Ângela Sarmento

angelasarÂngela Sarmento-Dingsdale é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, Estudos Portugueses e Ingleses, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Na mesma faculdade, fez Mestrado em Estudos Portugueses e Brasileiros, com dissertação sobre o poeta recifense Carlos Pena Filho. Bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, frequentou dois semestres na Sorbonne Nouvelle, em Paris, onde desenvolveu trabalho no âmbito dos Estudos Interartes. Está a terminar uma tese de Doutoramento sobre a presença do cinema na poesia de Carlos de Oliveira, Herberto Helder e Manuel Gusmão. Tem publicado artigos em periódicos nacionais e internacionais e tem colaborado na realização e/ou interpretação de curtas-metragens, em Portugal e no estrangeiro. Coordenou o grupo de traduções do filme Pina Bausch: Lissabon Wuppertal Lisboa, de Fernando Lopes (versão de 2010, Midas Filmes), tendo pessoalmente assumido a tradução para inglês dos comentários “extra” da mesma obra.

David Pinho Barros

dpbarrosDavid Pinho Barros é professor e programador de cinema. Nascido no Porto em 1986, é licenciado em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade do Porto, com um período Erasmus na Université de la Sorbonne Nouvelle em Paris, e mestre em Ciências da Comunicação – Variante de Cinema e Televisão pela Universidade Nova de Lisboa, com uma dissertação sobre o cinema da Nova Vaga Japonesa orientada pelos Professores José Manuel Costa e Alexandra Curvelo. Frequenta, desde 2014, o doutoramento em Estudos Literários, Culturais e Interartísticos – Variante de Estudos Comparatistas na Universidade do Porto, onde desenvolve um projecto de tese intitulado O Cinema da Linha Clara, em cotutela com a Universidade Católica de Lovaina na Bélgica. É, paralelamente, docente no ensino superior, sendo actualmente assistente convidado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Desde 2008, tem trabalhado na programação e produção de eventos cinematográficos em Portugal, na Bélgica e no Reino Unido, e ministrado cursos de história e análise de cinema na Alliance Française, em três faculdades da Universidade do Porto, na Universidade do Minho e na Universidade Nova de Lisboa.

Luca Argel

Luca Argel é músico e poeta. Licenciado em Música pela UNIRIO em 2010, no Rio de Janeiro, mudou-se para o Porto em 2012, onde trabalha e cursa mestrado em Literatura na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Em 2012 publica esqueci de fixar o grafite (poesia, ed. 7letras), cuja tradução para espanhol está no prelo para publicação em Espanha (Kriller71 ediciones, Barcelona).

Mathilde Ferreira Neves

mathildeMathilde Ferreira Neves tem formação académica em literatura e cinema. É, actualmente, doutoranda na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia. A sua tese de doutoramento explora três áreas artísticas: cinema, poesia, artes plásticas, sob o prisma dos vestígios e da resistência. Publicou, recentemente, o livro Marguerite Duras – O cinema da escrita | A escrita da voz | A voz do cinema. Com bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian, completou o estágio de documentário dos Ateliers Varan, em Paris e realizou o documentário Gaëtan. Com bolsa da Fundação Oriente, viajou três meses pela China, para desenvolver um projecto de escrita e imagem. Co-realizou a curta-metragem sobe, adensa, esgarça, desce, com estreia no Festival Indie Lisboa 2007. Colabora com o Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa. É fundadora e editora da revista electrónica de estudos e práticas interartísticas ESC:ALA.

Maria Dulce de Almeida Pinto Soares

fotojpgMaria Dulce de Almeida Pinto Soares é Mestre em Literatura e Cultura Comparadas pela Faculdade de Letras do Porto, com uma dissertação sobre Gonçalo Cadilhe – Gonçalo Cadilhe e a Outra Face do Mundo: viagens sobrepostas (2009). Integra o grupo de investigação Inter/Transculturalidades do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, unidade I&D, na qualidade de investigadora em formação. É autora de um verbete sobre Gonçalo Cadilhe publicado na base digital Ulyssei@s sobre escritores e outros criadores em deslocação em 2009, entre outros trabalhos, em vias de publicação na área da Literatura Comparada/Literatura de Viagens. Realizou uma comunicação no 2º Encontro Conversas sobre viagens e outras deslocações com Gonçalo Cadilhe (2009) no Clube Literário do Porto e foi moderadora no Vème Colloque Luso-Hispano-Français Géographie, Langue et Textes Littéraires: écrire le lieu, fictionnaliser l’espace promovido pela Faculdade de letras da UP (2015). Encontra-se a elaborar a tese de doutoramento em Estudos Literários, Culturais e Interartísticos na Faculdade de Letras da Universidade do Porto intitulada Entre vozes e espelhos: um olhar sobre a Literatura de Viagens Portuguesa contemporânea. Este projeto de investigação visa problematizar o ato viático nas suas diversas vertentes assente numa abordagem comparatista com uma orientação multidisciplinar, tendo como propósito aglutinador o estudo da Literatura de Viagens portuguesa contemporânea.

Marta Correia

martacorreiaMarta Correia frequenta o doutoramento em Estudos Literários, Culturais e Inter-artísticos da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Terminou o seu mestrado em Estudos sobre Mulheres em 2013. Os seus principais interesses de investigação incluem a faceta feminista de Virginia Woolf, grupos ativistas de mulheres e também autoras que se debruçam sobre o tema da guerra. Neste momento, está a trabalhar a escritora de origem croata, Slavenka Drakulić, que dedicou algumas das suas obras ao conflito na ex-Jugoslávia. Marta Correia tem colaborado em alguns projetos da Universidade do Porto coordenados pelo CETAPS (the Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies) e pelo ILCML (Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa), tem estado envolvida na organização de congressos e participado em vários encontros académicos internacionais em Portugal e no estrangeiro.

Tiago Montenegro

tmonTiago Montenegro (Porto, 1979) é colaborador do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa. É licenciado em Biologia e Geologia (variante ensino) pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e mestrando em Estudos Literários, Culturais e Interartes na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, encontrando-se neste momento a desenvolver a sua tese sobre a relação de Manuel António Pina com o cinema. Membro dinamizador do ILC Viagens, blogue sobre Literatura, Viagens e outras Deslocações e colaborador dos Grupos Intermedialidades e Inter/Transculturalidades do Projecto Estratégico do ILC – Literatura e Fronteiras do Conhecimento: Políticas de Inclusão, assim como da enciclopédia digital Ulyssei@s, sobre escritores e outros criadores em deslocação. Desenvolve a sua actividade profissional como consultor e gestor de empresas.