Últimos títulos da colecção Estudos de Literatura Comparada

Anglolusofilias. Alguns Trânsitos Literários

ILCMLO título Anglolusofilias remete para o denominador comum dos ensaios reunidos na presente colectânea, que se debruçam sobre o modo como um conjunto muito heterogéneo de intelectuais portugueses dos séculos XVIII a XXI mostraram interesse pela cultura da Graça-Bretanha e nesta colheram influências para a escrita e para a intervenção político-cultural. Nesse conjunto de autores encontram-se anglófilos conhecidos e anglófilos esquecidos: a Marquesa de Alorna, Garrett, João Penha, Alberto Figueira Jardim, João Medina e outros.

À luz da mesma premissa da convergência, é ainda analisado um caso de trânsito de sentido inverso: o trabalho enciclopédico que Mary Shelley dedicou à literatura portuguesa do Renascimento, com destaque para a obra de Camões.

Autor
Jorge Bastos da Silva

Editora
Afrontamento

Data de publicação
Dezembro de 2018

Viagens pela Literatura Suíça. Ensaios.

ILCMLA literatura é um fenómeno essencialmente transcultural, atravessa as fronteiras políticas, mas também as linguísticas e culturais, quer a nível da produção, como, mais tarde, a nível da receção. Há muito de comum entre as literaturas dos vários países de língua alemã, a Alemanha, a Áustria e a Suíça, mas também há diferenças, pelo que é necessário estudar essas literaturas tendo em conta os países ou mesmo as regiões de origem: são diferenças sobretudo no campo temático, espacial e respetivos contextos, mas também formais e linguísticos.
A literatura suíça tem obviamente muitas relações com o espaço alpino e o campo, e tem também a ver com o facto de no país não haver grandes cidades como nos outros dois países.
Estes nove estudos são sobretudo convites para que o leitor se aventure na leitura dos textos que estão na base destes artigos, pois não são mais do que pontes lançadas aos leitores que cheguem às diversas ilhas que são os textos, sempre à espera de uma reconstrução por parte dos recetores. São também uma abordagem à cultura de um país europeu, com que Portugal tem muitas relações, sobretudo através da emigração, mas também comerciais, culturais e diplomáticas.

Autor
Gonçalo Vilas-Boas

Editora
Afrontamento

Data de publicação
Dezembro de 2018