She Thought It

Apresentação

Website: shethoughtit.ilcml.com

She Thought it (official video)

Equipa de investigação

“Intersexualities: Re-configuring Differences in a Globalized World”

Katarina Venta

estágio (maio 2016 – julho 2016)

KatarinaKatarina Venta fez um estágio Erasmus+ no Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa da Universidade do Porto. Colaborou com o grupo de investigação Intersexualidades, especificamente na criação e promoção da base de dados She Thought It, centrada na história das mulheres na ciência. Terminou uma licenciatura em Língua Francesa e Literatura Comparada na Universidade de Ljubljana (2012) e um mestrado em Francês e Literatura Comparada na Universidade de Montpellier (2014). A sua tese de mestrado abordou a adaptação e receção dos contos de Charles Perrault na Eslovénia.

Mateja Filipović-Sandalj

estágio (maio 2016 – setembro 2016)

MatejaMateja Filipović-Sandalj fez um estágio Erasmus+ no Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa na Universidade do Porto. Licenciou-se em Estudos de Media e Comunicação na Universidade de Ljubliana, na Eslovénia. Em maio de 2016 chegou à Universidade do Porto, onde participou no projeto She Thought It desde o seu início. Participou na criação dos conteúdos da base de dados e da sua identidade visual.

Sabri Ege

estágio (junho 2016)

SabriSabri Ege é licenciado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Kadir Has (2016), na Turquia, com uma tese sobre o Panopticon de Michel Foucault na Era Digital. Estudou na Polónia, no Irão e nas Filipinas como estudante de intercâmbio durante o seu percurso acadêmico. Participou num estágio na Universidade do Porto, no qual colaborou com o grupo de investigação Intersexualidades do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa na manutenção do website da equipa da base de dados She Thought It.

Ilgın Acar

estágio (julho 2016 – setembro 2016)

IlginIlgın Acar fez um estágio Erasmus+, participando ativamente na base de dados She Thought It, no Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa. A sua investigação centrou-se sobretudo no trabalho de mulheres cientistas do séc. XX. Desenvolveu ainda estratégias de sensibilização em relação à desigualdade de género nas redes sociais, apoiando a prioridade de mulheres nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática, e em todas as ocupações. Vive em Istambul, na Turquia. Atualmente, estuda Língua e Literatura Inglesa na Universidade Kültür, de Istambul.

Adriana Januszko

estágio (setembro 2016 – dezembro 2016)

Adriana Januszko_photoAdriana Januszko prepara um doutoramento em Literatura e Linguística na Universidade de Zielona Góra, na Polónia, com uma dissertação centrada na análise linguística estatística das marcas de género nos livros da série Os Homens são de Marte, as Mulheres são de Vénus, de John Gray. Completou uma licenciatura em Polaco e Edição em 2008, um mestrado em Comunicação Social em 2010 e uma segunda licenciatura em Russo e Tradução de Negócios em 2012, na Universidade de Zielona Góra, na Polónia. Durante os seus estudos participou em vários programas de intercâmbio no Instituto Nacional de Língua Russa A. S. Pushkin em Moscovo, na Rússia, na Universidade de Herzen, em São Petersburgo, na Rússia, e na Universidade Masaryk em Brno, onde também trabalhou como professora de polaco. Foi também Representante dos Estudantes no estrangeiro no Community Centre MK em Milton Keynes, onde foi nomeada para o Prémio Indivíduo durante a Semana da Educação de Adultos e onde participou no programa SALSA, organizado pela The Open University, em Milton Keynes. É também jornalista, editora e revisora, tendo colaborado com revistas polacas como a Gazeta Wyborcza ou a Gazeta Lubuska e com plataformas britânicas como a Migreat Communities ou a Edit-place. Em 2016, realizou um estágio de investigação no Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (Universidade do Porto, Portugal).

Andrea Avilés Torres

estágio (outubro 2016 – maio 2017)

Andrea Torres_photoAndrea Avilés Torres é licenciada em Jornalismo pela Universidade de Valencia e completou um ano na Universidade de Leipzig, na Alemanha, ao abrigo do programa Erasmus. Atualmente, realiza um estágio Erasmus+ na unidade de investigação Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, na Universidade do Porto, colaborando com o grupo Intersexualidades. Tem trabalhado especificamente na promoção da base de dados She Thought It, centrada no contributo das mulheres para a ciência e para as artes. Colaborou com associações LGBTIQ+ em Espanha na sensibilização para a assexualidade e outros tópicos de cariz queer. As suas principais áreas de investigação são os Estudos de Género e Queer, os Estudos Culturais e a Comunicação.

Clara Sanchis Sarti

estágio (dezembro 2016 – abril 2017)

ClaraClara Sanchis Sarti é licenciada em Estudos Ingleses (com um bacharelato em Línguas e Literaturas Asiáticas) e em Comunicação Audiovisual, tendo obtido as duas licenciaturas na Universidade de Valencia (Espanha). Trabalhou como tradutora para a Unidade de Web e Marketing da Universidade de Valencia e como fotógrafa no FotoEstudio Guirau. Atualmente, é estagiária de investigação do grupo Intersexualidades no Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa da Universidade do Porto, onde recolhe informação sobre mulheres cientistas que fizeram história. As suas principais áreas de interesse são os Estudos Literários, Teorias da Comunicação e Teorias Pós-coloniais.

José Lúcio Gomes

estágio (setembro 2016 – junho 2017)

JoséJosé Lúcio Gomes realiza um estágio na unidade de investigação Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, na Universidade do Porto, onde participa na criação da base de dados de mulheres cientistas e artistas She Thought It, colaborando com o grupo Intersexualidades. Em 2016, terminou a Licenciatura em Línguas Literaturas e Culturas – Perfil Bidisciplinar de Inglês e Alemão na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e participou num período de mobilidade Erasmus+ de estudos na Universidade de Manchester (Reino Unido). As suas principais áreas de interesse são Literatura Americana Contemporânea, Teatro Alemão, Estudos e Teoria Queer, Estudos de Cinema e Literatura Comparada.

Katerina Stamatopoulou

estágio (novembro 2016 – março 2017)

KaterinaKaterina Stamatopoulou é estagiária na unidade de investigação Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa na Universidade do Porto. Participa na criação da base de dados She Thought It, colaborando com o grupo Intersexualidades. É mestre em Geografia Social e Cultural pela Universidade Harokopio de Atenas (Grécia). Trabalhou como investigadora no Centro Nacional de Investigação Social (Atenas, Grécia) e como assistente de investigação na Universidade Nacional Capodistriana de Atenas (Grécia). As suas principais áreas de interesse são Ciência Política, Género, Feminismo, Geografias das Sexualidades e Geografias Queer.

Panayiotis Nikoalou

estágio (dezembro 2016 – junho 2017)

PanayotisPanayiotis Nikoalou é licenciado pela University of Bristol Law School (Reino Unido) e estagiário de investigação no Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, onde colabora com o grupo Intersexualidades. Antes da sua chegada ao Porto, trabalhou na Procuradoria-Geral da República do Chipre como estagiário de Direito, onde participou em numerosos casos de direito laboral, direito internacional e da União Europeia e, brevemente, em direito da responsabilidade civil. A sua tese de licenciatura focou-se na área do Direito Internacional, examinando a legalidade do conceito de intervenção humanitária. Durante o seu tempo na universidade, desenvolveu interesse pelo Feminismo e pelos Estudos de Género, participando em unidades curriculares de Jurisprudência e Sexo, Género e Direito. A sua pesquisa no âmbito destes módulos centrou-se na desigualdade ocupacional e no movimento anti-pornografia. Concluiu, também, um período na Coreia do Sul como estudante na International Affairs School da Universidade Nacional de Seoul. Tem ainda como outras áreas de interesse académico as Relações Internacionais, Direitos Humanos e o pensamento russo.

Anna Pastor Roldán

estágio (janeiro 2017 – abril 2017)

Anna Pastor Roldán é licenciada em Humanidades pela Universitat Pompeu Fabra (Barcelona) com bacharelado em História. Estagia na unidade de investigação Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, na Universidade do Porto, colaborando com o grupo Intersexualidades. Procura cruzar o enfoque do Género e dos Estudos Subalternos com a metodologia de investigação em História, prestando particular atenção à história das revoltas no meio urbano em diferentes épocas. Trabalhou na exposição +Humans, no Centre de Cultura Contemporània de Barcelona (CCCB) e colabora com grupos de militância política feminista em Barcelona.

Nika Mušič

estágio a decorrer (janeiro 2017 – junho 2017)

NikaNika Mušič é licenciada em Estudos Eslovenos e Literatura Comparada (2013) e mestre em Literatura Comparada (2016) pela Universidade de Ljubljana (Eslovénia). No âmbito da realização da tese de licenciatura, desenvolveu a sua investigação através do programa Erasmus + no Departamento de Estudos Eslavos da Universidade de Viena. Na tese de mestrado abordou a narrativa na ficção e no cinema, com enfoque teórico nas abordagens cognitivas da narratologia pós-clássica e aplicação dos seus conceitos em casos específicos da narrativa cinematográfica, como os filmes de Lars von Trier. Além da Narratologia e da Teoria Literária, as suas principais áreas de interesse são Estudos de Cinema, Teoria Feminista do Cinema, Psicanálise Teórica, Existencialismo e Edição. Atualmente, integra a equipa de estagiários investigadores do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, onde desenvolve investigação para a base de dados She Thought It no âmbito do grupo Intersexualidades.

Bernadette Hofer

estágio (Fevereiro 2017 – Abril 2017)

Bernadette_picture (1)Bernadette Hofer é mestranda em Comunicação Internacional na Universidade de Modena (Itália) e estuda inglês, alemão, italiano e português. Desde fevereiro de 2017, é estagiária no Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa no Porto, onde participa no desenvolvimento da base de dados She Thought It, que promove a visibilidade de mulheres cientistas. Bernadette Hofer é licenciada em Antropologia Cultural e Social e também em Romanística, tendo ambas as licenciaturas sido completadas na Universidade de Viena (Áustria). Ao longo do seu percurso académico passou dois semestres na Universidade de Catania (Itália), onde fez investigação na área da Sociolinguística, prestando particular atenção ao Sexismo Linguístico e ao “Gendering” na língua italiana.

Soraia Taipa

Coordenação de estágios

SoraiaSoraia Taipa tem uma licenciatura e uma pós-graduação em Engenharia do Ambiente da Universidade Católica do Porto, e frequenta um curso executivo em gestão de projetos na Católica Porto Business School. Coopera com organizações não-governamentais, com o setor privado e com entidades públicas no desenvolvimento e gestão de projetos nas áreas do ambiente, sustentabilidade e responsabilidade social. É colaboradora da linha de investigação Intersexualidades, gerindo informação, colaborando na organização de eventos e dedicando-se maioritariamente ao desenvolvimento da base de dados She Thought It e à coordenação de estagiários.

Jaqueline Pierazzo

Coordenação de estágios

Jaqueline Pierazzo frequenta o doutoramento em Estudos Culturais Literários e Interartísticos na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Licenciou-se em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (Brasil) em 2011 e concluiu o Mestrado em Estudos Anglo-Americanos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto com a dissertação intitulada Entre o Terror e o Sublime: A Figura Feminina em “Berenice”, “Morella” e “Ligeia”. É colaboradora da linha de investigação Intersexualidades, gerindo informação, colaborando na organização de eventos e dedicando-se maioritariamente ao desenvolvimento da base de dados She Thought It e à coordenação de estagiários. É também colaboradora do CETAPS (Centre for English, Translation, and Anglo-Portuguese Studies).

Luísa Gadelha

estágio  (novembro 2017 – dezembro 2017)

Luísa Gadelha realizou um estágio no Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa na Universidade do Porto, onde contribuiu para o desenvolvimento da plataforma de base de dados She Thought It, que promove a visibilidade de mulheres nas ciências e nas artes. Concluiu a graduação em Letras na Universidade Federal da Paraíba, no Brasil, onde também desenvolveu o seu trabalho de mestrado em Processamento da Linguagem, na área de Psicolinguística. Atualmente, é estudante do Doutoramento em Estudos Literários e Interartísticos da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, na linha de Estudos Feministas. Na sua tese, estuda o mito do amor materno, a amizade entre mulheres e a sororidade na tetralogia napolitana da escritora Elena Ferrante.

Neža Kričaj

estágio a decorrer (outubro 2017 – fevereiro 2018)

Neža Kričaj é estagiária no Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa da Universidade do Porto, onde colabora no desenvolvimento da base de dados She Thought It, que promove a visibilidade de mulheres nas ciências e nas artes. Completou o estágio obrigatório no Instituto Nacional de Saúde Pública no Centro de Dados de Saúde (Ljubljana, Eslovénia) e licenciou-se na Faculdade de Ciências Sociais com uma tese sobre a regulamentação social do consumo do açúcar. Enquanto membro ativo da associação de estudantes “Socioklub” da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Ljubljana (Eslovénia), organizou um painel de discussão e apresentação do livro Health and Medicine in Transition (Mirjana Ule, Brina Malnar and Slavko Kurdija) e escreveu uma recensão que foi publicada no periódico Družboslovne razprave (Vol. XXXII, n.º 81, 2016).
Durante os seus estudos, realizou um período de mobilidade (ERASMUS) no ISCTE-IUL (Lisboa). Depois de ganhar experiência a morar fora do seu país e a viajar pela Nova Zelândia, começou o Mestrado em Sociologia, com destaque para os Estudos de Gênero e Sexualidade, na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Ljubljana.
Em 2017, trabalhou como colaboradora externa no Instituto de Pesquisa Educacional em Ljubljana, Eslovénia. Atualmente, desenvolve um projeto de Mestrado e as suas principais áreas de interesse são género e sexualidade, educação, mulheres na ciência e maternidade e saúde.

Natalia Sampedro

estágio a decorrer (novembro 2017 – fevereiro 2018)

Natalia Sampedro realiza um estágio no Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa da Universidade do Porto, colaborando para a base de dados She Thought It. É estudante de Literatura Comparada e Teoria da Arte (com especialidade em cultura árabe e francesa) na Universidad Complutense de Madrid. Atualmente, escreve a sua tese de licenciatura, um estudo comparativo entre distopias críticas feministas (árabes/anglo-saxônicas).
É escritora de poesia, contos e peças teatrais e contadora de histórias, tendo trabalhado com diversas associações em Madrid. Em 2017, colaborou como investigadora e escritora na criação do seminário internacional Urban dramaturgies Sensitive bodies. As suas principais áreas de interesse são Literatura Comparada, Estudos Feministas e de Género, Teoria da Arte e Estudos do Cinema.

Jasmin Böhm

estágio a decorrer (novembro 2017 – fevereiro 2018)

Jasmin Böhm foi estagiária no Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa da Universidade do Porto, onde trabalhou no desenvolvimento da base de dados She Thought It, que promove a visibilidade das mulheres nas ciências e nas artes. Em 2015, formou-se na Universidade Goethe em Frankfurt am Main com uma licenciatura em História de Arte e Sociologia. A sua tese sobre as mensagens políticas no meio cinematográfico, com exemplos do filme Che cosa sono le nuvole, de Pier Paolo Pasolini, foi publicada na biblioteca da Universidade naquele mesmo ano. Ao longo do seu percurso académico, trabalhou em vários projetos sociais em todo o mundo e adquiriu conhecimentos significativos com um estágio num estúdio de design, bem como no Museu de Artes Aplicadas em Frankfurt am Main. Depois de licenciada, trabalhou durante um ano em marketing online numa empresa alemã em Offenbach antes de iniciar o Mestrado em Estudos Curatoriais em Coimbra, Portugal. Durante o Mestrado, organizou, juntamente com dois colegas, exposições com os artistas Pedro Barateiro e Ângela Ferreira no Colégio das Artes de Coimbra. Atualmente, trabalha na sua tese de Mestrado sobre a provocação artística enquanto ato político e social, com enfoque na Europa e no Irão, encontrando-se, portanto, a preparar a sua viagem de investigação ao Irão.

Henriikka Hannula

estágio a decorrer (dezembro 2017 – fevereiro 2018)

Henriikka Hannula frequenta o programa de mestrado em História e Filosofia da Ciência na Universidade de Viena, Áustria, sendo a sua tese dedicada à historiografia e à filosofia de Wilhelm Dilthey. As suas principais áreas de interesse são história das humanidades e das ciências sociais, filosofia da história e hermenêutica, bem como história geral da ciência. Licenciou-se em História pela Universidade de Viena. Durante o seu estágio Erasmus + no Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, colaborou no desenvolvimento da base de dados She Thought It.