Vídeo

AfterMovie | EJICOMP
O II Encontro de Jovens Investigadores em Literatura Comparada teve lugar nos dias 13 e 14 de Setembro de 2018.

Conferência Gonçalo Vilas-Boas | EJICOMP:
Inserido no II Encontro de Jovens Investigadores em Literatura Comparada, Gonçalo Vilas-Boas aborda o objecto que está por trás da designação de Literatura Comparada.

Teaser Promocional:
Os Seminários do Fim do Mundo – Equinócio de Outono (Série VI) realizou-se no dia 27 de Setembro de 2018, pelas 18h.

Teaser Promocional:
Num projecto conjunto entre a Universidade de Vigo e o Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa surge o Colóquio POEPOLIT – O Poético e o Político na Actualidade nos dias 20 e 21 de Setembro de 2018.
Consultem todo o programa e informações sobre os conferencistas em poepolit.ilcml.com

Entrevista Comissão Organizadora – EJICOMP:
O II Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Literatura Comparada (EJICOMP) acontece nos dias 13 e 14 de Setembro de 2018 na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
A Professora Ana Paula Coutinho, coordenadora científica do ILC, aborda a importância deste evento na divulgação de conhecimento em Literatura Comparada, por jovens investigadores.

Entrevista Comissão Organizadora – EJICOMP:
A Comissão Organizadora do II EJICOMP apela à presença das jovens investigadoras e dos jovens investigadores nos dias 13 e 14 de Setembro de 2018 na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Entrevista Professora Luísa Malato – EJICOMP:
O II Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Literatura Comparada (EJICOMP) acontece nos dias 13 e 14 de Setembro de 2018 na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
A Professora Luísa Malato, da comissão científica do EJICOMP, aborda a importância deste evento para o estado da Literatura Comparada.

Vídeo de apresentação Ulyssei@s:
A Ulyssei@s, uma enciclopédia digital sobre Escritores e outros Criadores em Deslocação, surge na sequência das atividades do grupo «Inter/Transculturalidades», do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa.

Vídeo resumo:
O Colóquio Internacional Queering Luso – Afro – Brazilian Studies, realizado nos dias 1 e 2 de Junho de 2018, juntou na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, prestigiados conferencistas que promoveram leituras “queer” ou “queerizantes” de obras de autor@s e artistas canónic@s no âmbito das literaturas e culturas portuguesa, brasileira e africana de expressão portuguesa de qualquer período histórico.

Conferência Plenária:
Miguel Vale de Almeida é Professor Associado com Agregação e Director do Departamento de Antropologia no ISCTE-IUL (Instituto Universitário de Lisboa), onde coordena e lecciona cadeiras sobre Multiculturalidade, Direitos Humanos e Cidadania, Colonialismo e Pós-Colonialismo.

Nesta conferência plenária inserida no Colóquio Internacional Queering Luso – Afro – Brazilian Studies, realizado nos dias 1 e 2 de Junho de 2018 abordou a “intersecção no trabalho, raça, género e sexualidade no contínuo colonial e pós colonial lusófono.”

Teaser Promocional:
Os Seminários do Fim do Mundo – Solstício de Verão (Série VI) irá realizar-se no dia 21 de Junho de 2018, pelas 18h30. Com a presença de Maria de Fátima Lambert, Jorge Leandro Rosa e Hugo Monteiro.

She Thought It: Crossing Bodies in Sciences and Arts:
A base She Thought It do ILCML baseia-se na abordagem de questões de género e distribuição de poder, enquanto fornece informações sobre a vida e a obra de mulheres que marcaram a história em áreas como as artes, ciências, música e literatura.
Neste vídeo pode-se ficar a conhecer mais sobre a base She Thought It e de como se pode fazer parte dela.

Teaser promocional:
Nos dias 1 e 2 de Junho de 2018 realizar-se-á, na Faculdade de Letras do Porto, a 4.ª edição do Colóquio Internacional Queering Luso-Afro-Brazilian Studies. Este colóquio pretende promover leituras “queer” ou “queerizantes” de obras de autor@s e artistas canónic@s, bem como recuperar autor@s considerad@s “menores” ou marginais no âmbito das literaturas e culturas portuguesa, brasileira e africana de expressão portuguesa de qualquer período histórico.
“Queer” será entendido como uma ferramenta teórica útil para debater o que escapa à norma simbólica e social, o que resiste à categorização, à homogeneização cultural, à normatividade e, em especial, à heteronormatividade – no fundo, aquilo a que Monique Wittig chamou “o pensamento hétero”.

Annemarie Schwarzenbach: vida e obra:
Annemarie Schwarzenbach foi uma escritora, viajante, historiadora, jornalista, fotógrafa, nascida em 1908 em Zurique. É autora de uma vasta obra literária, com um forte cunho autobiográfico. Levou uma vida de nómada, escrevendo centenas de reportagens para jornais suiços. Passou também por Lisboa, onde publicou mais de 20 reportagens sobre a importância da capital portuguesa.

Série Fernando Pessoa:
Ana Deus e Luca Argel, a convite da Casa Fernando Pessoa, concebem e montam, o espectáculo Ruído Vário. Desta parceria surgem 15 canções inéditas, escritas quase todas, sobre textos do Fernando Pessoa ortónimo. Ao vivo, as vozes de Ana e Luca transformam e actualizam a importância do gênio de Pessoa, passando por diversas das suas facetas, “da solenidade trágica ao escárnio humorístico, sempre acompanhados pela guitarra e por ruídos e imagens projectadas que nos introduzem na atmosfera de cada um dos poemas.” A aposta é “ouvir o ruído que resulta, cantar sobre ele. Buscar, entre os seus sons de relógio, de chuva, do café ao lado, um hálito de música. Impregná-lo nas palavras de Pessoa.”

Este é o último episódio de uma série com 8 que tem como objectivo trazer mais conhecimento sobre aquilo que tem sido discutido na área dos Estudos Pessoanos.

Série Fernando Pessoa: 
Clara Riso, directora da Casa Fernando Pessoa, sediada em Lisboa, fala-nos sobre a importância dos protocolos de parceria entre a Casa e instituições, como é o caso do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa.

Este é o sétimo episódio de uma série com 8 que tem como objectivo trazer mais conhecimento sobre aquilo que tem sido discutido na área dos Estudos Pessoanos.

Série Fernando Pessoa:
António M. Feijó é coordenador do Projecto Estranhar Pessoa. Abriu o Encontro de Estudos Pessoanos com o tema “O interesse de Pessoa para os heterónimos”. Neste vídeo aprofunda a forma como o estudo da obra Pessoana tem vindo a contribuir para um aprofundamento da interpretação crítica em torno dea heteronímia.

Este é o sexto episódio de uma série com 8 que tem como objectivo trazer mais conhecimento sobre aquilo que tem sido discutido na área dos Estudos Pessoanos.

Série Fernando Pessoa:
 A Professora Rosa Maria Martelo da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e membro da direcção do Instituto de Literatura Comparada aborda, neste vídeo, o papel que o grupo Intermedialidades assume para os recentes Estudos Pessoanos.

Este é o quinto episódio de uma série com 8 que tem como objectivo trazer mais conhecimento sobre aquilo que tem sido discutido na área dos Estudos Pessoanos.

Série Fernando Pessoa:
Caio Gagliardi, da Universidade de São Paulo é coordenador do Grupo de Estudos Pessoanos.
Durante o Encontro que teve lugar na FLUP, no passado mês de Fevereiro, abordou algumas questões e problemas em torno da crítica Pessoana.

Este é o quarto episódio de uma série com 8 que tem como objectivo trazer mais conhecimento sobre aquilo que tem sido discutido na área dos Estudos Pessoanos.

Série Fernando Pessoa:
O Prof. Doutor Manuel Portela esteve presente no Enconto de Estudos Pessoanos para nos falar sobre o Arquivo LdoD.
O Arquivo LdoD é um arquivo digital colaborativo do Livro do Desassossego de Fernando Pessoa, que permite que os utilizadores colaborem na criação de edições virtuais do Livro. Contém imagens dos documentos autógrafos, novas transcrições desses documentos e ainda transcrições de quatro edições da obra, combinando um princípio representacional com um princípio simulatório, permitindo experimentar o Livro do Desassossego como máquina literária.

Este é o terceiro episódio de uma série com 8 que tem como objectivo trazer mais conhecimento sobre aquilo que tem sido discutido na área dos Estudos Pessoanos.

Série Fernando Pessoa:
O Prof. Doutor Fernando Cabral Martins aborda “o lugar de tamanho relevo que Fernando Pessoa tem no campo do Modernismo”.
Fernando Cabral Martins da Universidade Nova de Lisboa é coordenador do “Dicionário de Fernando Pessoa e do Modernismo Português”.

Este é o segundo episódio de uma série com 8 que tem como objectivo trazer mais conhecimento sobre aquilo que tem sido discutido na área dos Estudos Pessoanos.

Série Fernando Pessoa:
Durante o Encontro de Estudos Pessoanos tivemos a presença do Doutor Pedro Sepúlveda, da Universidade Nova de Lisboa. Nesta entrevista, aborda o projecto Estranhar Pessoa “que representa uma edição digital dos projectos editoriais de Fernando Pessoa e da poesia que publicou em vida”, centrando-se nos três aspectos mais importantes que o caracterizam.

Este é o primeiro episódio de uma série com 8 que tem como objectivo trazer mais conhecimento sobre aquilo que tem sido discutido na área dos Estudos Pessoanos.

Vídeo do evento:
O Encontro de Estudos Pessoanos teve lugar nos dias 22 e 23 de Fevereiro de 2018 na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Contou com a presença dos projectos Estranhar Pessoa, Pessoa Digital, LdoD da Universidade de Coimbra e do grupo Intermedialidades do ILCML.

Teaser Promocional:
Encontro de Estudos Pessoanos, dias 22 e 23 de Fevereiro, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com investigadores do projecto Estranhar Pessoa (UNL), do Grupo Estudos Pessoanos (USP), do Arquivo LdoD (FLUC) e do Grupo Intermedialidades do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (FLUP).