Poesia Expandida: Poéticas e Políticas
da Repetição

Colóquio Internacional (online)

23-25 novembro 2022

org. Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Faculdade de Letras da Universidade do Porto

 

Chamada de comunicações & outra info aqui

Download do Livro de Resumos

Inscrições aqui

Cartaz a partir de poema de Abílio-José Santos incluído em V(l)er (1987)

Programa

Fuso horário Porto, UTC – Western European Time (WET)

DIA 1

23 Novembro

09:40 – 10:00

Abertura

Bruno Ministro, Organizador do Colóquio

Pedro Eiras, Grupo de Investigação Intermedialidades ILCML

10:00 – 11:00

Sessão 1

Moderação: Inês Cardoso (Universidade do Porto)

E o irrepetível, é o quê? Reflexão sobre ontologias do poético à luz da performance

Sandra Guerreiro Dias (Instituto Politécnico de Beja / Universidade de Coimbra)

Código-poesía en vivo

Jorge Forero (Universidade do Porto)

Do livro fonográfico ao audiolivro: a repetição maquinal da voz

Mafalda Lalanda (Universidade de Coimbra)

11:00 – 12:00

Sessão 2

Moderação: Sandra Guerreiro Dias (Instituto Politécnico de Beja / Universidade de Coimbra)

Repetição, corpo e performance em Amor de Clarice

Otávio Guimarães Tavares (Universidade Federal do Pará)

POESIA NÃO BASTA: vínculos entre arte, performance e poetry slam a partir dos livros de artista (2002-2018), de Cecilia Vignolo e Sangría (2017), de Luiza Romão

Gisett Elizabeth Lara (Universidade Federal de Rio de Janeiro)

Memória e repetição nos Diários Públicos de Leila Danziger

Clarissa Xavier (Universidade Federal de Minas Gerais)

12:00 – 14:00

Almoço

14:00 – 15:00

Keynote

Moderação: Bruno Ministro (Universidade do Porto)

deep reading minimal texts: prayers and elegies in off-off artifacts

Rui Torres (Universidade Fernando Pessoa)

15:00 – 16:00

Sessão 3

Moderação: Rebecca Kosick (University of Bristol)

On a post-mnemonic reconfiguring in Hansjörg Mayer’s overprinted textures of the sixties

Bronaċ Ferran (Birkbeck, University of London)

Repetition, Surface and Depth: Per Olov Enquist and the Avant-Garde Aesthetics of the 1960s

Carl-Wilhelm Siwers (Linköping University)

Repeating Avant-Garde: Mapping Modern and Contemporary Constellations of Peru’s Movimiento Hora Zero (1970-1973)

Olivia Lott (Washington and Lee University)

16:00 – 16:30

Pausa para Café

16:30 – 17:30

Sessão 4

Moderação: João Paulo Guimarães (Universidade do Porto)

Paratextual Play with Repetition in Gertrude Stein’s The Making of Americans

Holly Melgard (New York University / The City University of New York)

“bound by the contrary of ceaseless repetition”: Maria Cyranowicz’s ne(ur)olingwizm

Małgorzata Myk (Łódź University)

“You also means me”: the case of Ketty La Rocca

Marzia D’Amico (Universidade de Lisboa)

17:30 – 18:30

Sessão 5

Moderação: Diego Giménez (Universidade de Coimbra)

Máquinas post_concretas: hacia una cartografía afectiva desde el arte con máquina de escribir

Diego Espíritu (Universidad Nacional Autónoma de México)

Repetición, fragmentación y escritura “leprosa” en la poesía de Antonio Méndez Rubio

Paul Cahill (Pomona College, California)

Una aproximación teórica intermedial al estudio del rap poético de Gata Cattana

Sara Pardo Prado (Universidad de Santiago de Compostela)

DIA 2

24 Novembro

10:00 – 11:00

Sessão 6

Moderação: Lúcia Evangelista (Universidade do Porto)

Repetição, totalidade e diferença nas Minima Moralia de Theodor Adorno

Caio Marin Brunet Lee (Universidad de Valencia / Università Luigi Vanvitelli)

A repetição na poesia de Carlos de Oliveira e Eugenio Montale: o movimento como dança poética

Gaia Bertoneri (Universidade de Turim)

Será o poeta um fingidor? Diálogos intermediais entre Cruzeiro Seixas e Fernando Pessoa

Filipe Senos Ferreira (Universidade de Aveiro)

11:00 – 12:00

Sessão 7

Moderação: Pedro Eiras (Universidade do Porto)

Anne Carson – 1: exorbitâncias

Carolina Anglada (Universidade Federal de Ouro Preto)

Uma variação do estilo no texto de Maria Gabriela Llansol: escrita da repetição como dissipação

Caroline D’Ávila (Universidade do Vale do Jaguaribe / Faculdade Vidal de Limoeiro)

Repetição e plagiotropia, a presença da leitura na escrita

Diego Giménez (Universidade de Coimbra)

12:00 – 13:00

Sessão 8

Moderação: Ana Marques (Universidade de Coimbra)

All over again: The Politics and Poetics of Repetition in Etel Adnan’s Long Poems

Yasmine Shamma (University of Reading)

Reading repetitions in the South-Asian Punjabi poetic genre of the Kafi

Ayesha Latif (University of Comsats)

The Language and Repetition of Resistance in Contemporary Palestinian Poetry

Fathima M (Jawaharlal Nehru University)

13:00 – 14:00

Almoço

14:00 – 15:00

Keynote

Moderação: Bruno Ministro (Universidade do Porto)

Serial writing

Felipe Cussen (Universidade de Santiago Chile)

15:00 – 16:00

Sessão 9

Moderação: Diogo Marques (Universidade do Porto)

Infinite Genesis: Recursion in Poetry, AI and Biogenetics

AiMark – Aimée Lê (Pusan National University) e Marc Sutton (Investigador independente)

Repetition and the Sonnet

Nick Montfort (Massachusetts Institute of Technology)

It’s Fine: An Ecopoetics of Exhaustion in Weather Writing

J. R. Carpenter (Winchester School of Art)

16:00 – 16:30

Pausa para Café

16:30 – 17:30

Sessão 10

Moderação: Marzia D’Amico (Universidade de Lisboa)

The Song Poem and Kitsch Repetition

Matthew Kilbane (University of Notre Dame)

The Oblong in DMZ Colony: Translation and Docupoetry as Composite Archive

Jackie Chicalese (University of Arkansas)

Kaie Kellough’s “do you read me?”: Repetition Dismantles and Remakes Language in Performance

Klara du Plessis (Concordia University)

17:30 – 18:30

Keynote

Moderação: Bruno Ministro (Universidade do Porto)

This is not a word

Rita Raley (University of California, Santa Barbara)

DIA 3

25 Novembro

10:00 – 11:00

Sessão 11

Moderação: Rosa Maria Martelo (Universidade do Porto)

“Formas novas mas idênticas”. Reescrita e repetição em “Janela acesa”, Finisterra e “Filtro”, de Carlos de Oliveira

Bruna Carolina Carvalho (Universidade do Porto)

Salette Tavares: O diálogo como gesto de (re)criação

Inês Cardoso (Universidade do Porto)

Ritornelo e ostinato: formas da repetição na poesia de Eugénio de Andrade

Silvana Pessôa (Universidade Federal de Minas Gerais)

11:00 – 12:00

Sessão 12

Moderação: Carolina Anglada (Universidade Federal de Ouro Preto)

Rodar, cair, dobrar, repetir: sobre gestos filmados, sobre filmar gestos

Aline Dias (Universidade Federal do Espírito Santo)

atrás da linha o horizonte/depois da linha o futuro

Camila Proto (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

traçar e traçar outra vez: a repetição na constituição do desenho

Diego Rayck (Universidade Federal do Espírito Santo)

12:00 – 14:00

Almoço

14:00 – 15:00

Sessão 13

Proponente/Moderação: Barrett Watten (Wayne State University)

Scaffolding Repetition: From Detroit Techno to Language Writing

Barrett Watten (Wayne State University)

“Mess and Mess and”: Repetition in the Poetry of Douglas Kearney

Lauri Scheyer (Hunan Normal University)

Echoing and Reverbing in Translingual Poetry

Vladimir Feshchenko (Russian Academy of Sciences)

15:00 – 16:00

Sessão 14

Moderação: David Pinho Barros (Universidade do Porto)

Anne Carson: Take 2

Rebecca Kosick (University of Bristol)

Expanded Elegy in Victoria Chang’s Obit

Julie Phillips Brown (Virginia Military Institute)

Irreconcilable Echoes. Polyptoton and Politics in Adorno and Monika Rinck

Nathan Taylor (Goethe University Frankfurt)

16:00 – 16:30

Pausa para Café

16:30 – 17:30

Sessão 15

Proponente/Moderação: Barrett Watten (Wayne State University)

Difference and Repetition in Late Modernism: The Variations of Elizaveta Mnatsakanova

Ivan Sokolov (University of California, Berkeley)

Forms of Repetition in Time: From Linguistic to Performative Turn in Yugoslav and Post-Yugoslav Textual/Poetic Practice

Dubravka Đurić (Singidunum University)

Stein & Schwitters: Insistence and Ex-Formulation as Functions of Anarchy

Claudia Franken (Investigadora independente)

17:30 – 18:30

Keynote

Moderação: Bruno Ministro (Universidade do Porto)

Same Old Story: The Poetry of the News

Jacob Edmond (University of Otago)

18:30

Encerramento do Colóquio

Inscrições

O fuso horário no programa é referente a Porto, Portugal, UTC.

Time.is é uma ferramenta útil para ajudar a sincronizar!

Para inscrever-se, por favor envie um email para expanded.poetry.ilcml@gmail.com e inclua a palavra “inscrição” no assunto.

O link Zoom para assistir ao colóquio será enviado uma semana antes do evento.

Qualquer questão, por favor contactar o organizador em brunoministro@letras.up.pt.

FCT_logo

UIDP/00500/2020

UP_Logo

Utilizamos cookies para proporcionar uma melhor experiência. Política de Privacidade