Aula aberta: “uma outra coisa” de Herberto Helder?

Aula-aberta-Herberto-helder

“uma outra coisa” de Herberto Helder?

No próximo dia 03 de maio, pelas 13h30m, na sala 302 da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, falar-se-à da “obra em minúsculas”, de Herberto Helder (Porto Editora, 2018).

A obra será apresentada por Diana Pimentel da Universidade da Madeira e responsável pela edição da obra juntamente com Daniel Oliveira, filho do escritor, e Raquel Gonçalves, aluna do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Uma faceta menos conhecida de Herberto Helder, a de repórter em Angola, no semanário Notícia, motiva a obra em minúsculas, que reúne crónicas e reportagens realizadas pelo poeta. 

Este livro resulta da investigação, transcrição, revisão e selecção de textos por Daniel Oliveira, Diana Pimentel e Raquel Gonçalves, e reúne o trabalho jornalístico de Herberto Helder (1930-2015), realizado em Angola entre Abril de 1971 e Junho de 1972, que assinou como Herberto Helder e Luís Bernardo, ou HH e LB.

Diana Pimentel é professora auxiliar na Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade da Madeira. É autora de Fogo forte e silêncio – Ensaio sobre Literatura Portuguesa Contemporânea (Rio de Janeiro, Oficina Raquel, 2017), ca-ir.ao/centro. sobre herberto helder (Lisboa, Edições Guilhotina, 2016) e Ver a Voz, Ler o Rosto: uma polaróide de Herberto Helder (Porto, Campo das Letras, 2007). Organizou, com Luis Maffei, o livro de ensaios Até que. Herberto (Lisboa, Edições Guilhotina, 2016). Colaborou nos volumes coletivos Metodologias, Avanços em Literatura e Cultura Portuguesas (Santiago de Compostela-Faro, Através Editora, 2012), Poesia Experimental Portuguesa: Contextos, Ensaios, Entrevistas (UFP, 2014), Literatura Explicativa: Ensaios sobre Ruy Belo (Assírio & Alvim, 2015), Literatura, Cinema, Banda Desenhada (Edições Húmus, 2015) e HH: Se eu quisesse, enlouquecia (Rio de Janeiro, Oficina Raquel, 2015).