Cadernos de Literatura Comparada #42

Cadernos---capa

O número 42 dos Cadernos de Literatura Comparada, com o tema Saber de Mim, Sabendo das Coisas: Homenagem a Maria Velho da Costa, foi organizado por Daniel Floquet, Elisabete Marques, Ivana Schneider e Marta Correia.

“Não pretendíamos apresentar um objecto exclusivamente académico. A obra de uma autora ferozmente exigente e original como Maria Velho da Costa é impactante a vários títulos e, se obriga a apreciações reflexivas e a estudos aturados, várias vezes foi para outros criadores e para os mais diversos leitores terreno fértil para reflexão estética e crítica. Nesse sentido, quisemos dar espaço a testemunhos, memórias e experiências de leitura pessoais.

A publicação deste número num momento em que o sentimento de perda ainda está muito presente implicou alguns cuidados acrescidos. Queremos agradecer a João Sedas Nunes a sua generosidade, disponibilidade e receptividade, sem as quais teria sido mais difícil compreender integralmente a pertinência e a necessidade da empresa a que nos propusemos.”

ILC_Capa_Cadernos_07_2020