Call for Papers: eLyra #18

CFP-eLyra-#18

POESIA E ARQUIVO
eLYRA, n. 18 (dezembro 2021)

Solicitamos às autoras e autores que, ao enviarem os manuscritos, respeitem de modo rigoroso as normas de publicação expostas neste site, na seção “Submissões”. O prazo para envio de trabalhos é 31 de agosto de 2021. Serão aceites trabalhos inéditos, de autor@s doutor@s ou de doutorand@s, nos seguintes idiomas: português, inglês, francês e espanhol.

Os artigos devem ser enviados para o email: revistaelyra@gmail.com

Poesia e Arquivo

Este número da revista eLyra busca não só discutir as muitas relações entre poesia e arquivo, a partir de um modelo moderno-positivista em que arquivo signifique fonte e estocagem de documentos, mas também pensar o poema a partir de uma lógica arquivística mais ampla – espécie de pensamento do arquivo – no qual o significado dos documentos não dependa deles em si, mas sim das leis que os criaram e, sobretudo, de suas formas de organização, preservação, supressão.

Nesse sentido, um arquivo não representa o passado, mas o constrói. As formas de arquivamento e de seleção falam a respeito da construção desse passado, em um processo no qual a integridade e a fixação dos textos não se confundem necessariamente com sua imobilidade. Com isso, interpelar o funcionamento dos arquivos é dar a ver uma luta de controle das possibilidades de enunciar e não tanto de um controle dos conteúdos enunciados.

Seguindo esse debate, o número 18 da revista eLyra é dedicado a pensar o poema em suas mais diversas relações com a noção de arquivo. Pretende-se, por exemplo, 1) indagar as relações entre poesia e documento; 2) refletir sobre o livro de poemas em seus diversos formatos históricos; 3) descrever e analisar espólios literários, 4) pensar a tradução como forma de arquivo; 5) discutir as possibilidades de preservação e manutenção do poema em sua manifestação oral ou as possibilidades de publicação e circulação digital do poema; 6) acompanhar as mudanças pelas quais um poema ou um livro passou ao longo de diversas edições, entre outras possibilidades suscitadas pelo tema geral. 

Organizadores do volume:
Franklin Alves Dassie, Universidade Federal Fluminense (UFF)
Leonardo Gandolfi, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)