Cygnus
Cygnus is a collection of essays translated into Portuguese and directly linked to the research carried out at the Margarida Losa Institute for Comparative Literature. It is an editorial project that aims to contribute to one of the main objectives of our academic work: the promotion of contemporary thinking based on principles of inclusion and interaction. The reference to the constellation in the title of this collection emphasizes that the world will always be the size of the signs we see in it.
Prefácio a Cromwell e outros prefácios

Os textos de Victor Hugo que aqui se apresentam não só não escapam ao panorama do discurso prefacial oitocentista, como são dele exemplos emblemáticos, uma vez que enunciam alguns dos mais importantes princípios poético-estéticos que a Modernidade perseguiu e que no século XIX se apresentaram como essenciais ao entendimento diferenciado da criação artística, a ponto de Gautier ter considerado que a juventude romântica estaria «fanatizada» pelo Prefácio de Cromwell e pelo seu autor. Talvez por isto mesmo, eles são precisamente o contra-exemplo do prefácio segundo Brás Cubas-Machado de Assis, conforme se torna notório sobretudo no caso de Cromwell, pois é claro que Victor Hugo se dirige aos seus contemporâneos com um prólogo «explícito e longo», mesmo que não chegue a contrariar o princípio de acordo com o qual, ainda nos termos do escritor brasileiro, «a obra em si mesma é tudo».
Author
Victor Hugo
Translation e introduction
Pedro Eiras
Preface
Joana Matos Frias
Publishing House
Edições Afrontamento / Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa
Publication date
November 2017
A Geocrítica: Real, Espaço, Ficção

A geocrítica surge num momento de maturidade dos estudos sobre o espaço em literatura. Deslocando o foco da análise crítica de perspectivas egocentradas, valorizadoras da subjectividade que acompanha a percepção do real para o próprio objecto da percepção, esta metodologia teórico-crítica fomenta abordagens comparatistas de índole interdisciplinar, colocando frente a frente o real e várias formas da sua representação ficcional pelas artes miméticas, dentro as quais a literatura, a pintura e outras artes plásticas. Correspondendo à tendência de um certo retorno ao real que se vinha desenhando desde finais da década de setenta do século XX, e que a pós-modernidade traduz na espacialização do próprio tempo, a geocrítica propõe-se voltar a pensar o referente, no seu confronto com o real, marcado por efeitos de transgressividade entre fronteiras por vezes pouco definidas entre facto e ficção. Geocentrada, rejeitando abordagens etnocêntricas e globalizantes, a geocrítica interroga os espaços intersticiais em que se movem as representações contemporâneas de espaços moventes e heterogéneos que se alargam à dimensão planetária. Propõe então uma nova metodologia operatória valorizadora de abordagens que convocam áreas do saber como a história e a geografia, a filosofia e a psicanálise, a antropologia, a sociologia e a geopolítica, a arquitectura e o urbanismo, conjugadas em processos de legibilidade das representações do real fluído pós-moderno, como formas de conhecimento.
Author
Bertrand Westphal
Translation e introduction
Maria Hermínia Laurel
Publishing House
Edições Afrontamento / Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa
Publication date
June 2017
Pensar o exílio e a migração hoje

Author
Alexis Nouss
Translation e Introduction
Ana Paula Coutinho
Publishing House
Edições Afrontamento / Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa
Publication date
November 2016