Open Seminar: Das “viúvas de vivo” à emigrante “kill joy”

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Das “viúvas de vivo” àemigrante “kill joy”. A emigração a Europa na Península Ibérica

Neste seminário trabalharemos textos literários peninsulares, em especial galegos e portugueses, que abordaram o processo migratório à Europa na década de 1960 e 1970, para analisar como a descontinuidade dos corpos migrantes, que negociam o seu significado em relação não só cos espaços de acollida senão também cos nativos, não sempre fez abalar a estabilidade ontológica da identidade nacional, pois incluso a aqueles corpos que racham co justilho endogâmico –porque renegociam a sua a relação cos espaços próprios dos born and bred– não podemos pressupor-lhes unha identidade híbrida que rompa coa trindade língua, terra, morriña/saudade. Ademais, centrar-nos-emos especialmente na evolução do papel da mulher nos projetos migratórios desde a representação clássica como “viúva de vivo” à emigrante á que a incursão nos espaços reservados aos cidadãos nativos lhe comporta, iniludivelmente, uma grã carga de transgressão e estrangeridade com respeito a identidade propia.

Ana Garrido González (a.garridogon@uw.edu.pl), é licenciada em Filologia Galega pola USC e doutora em humanidades, literatura e literatura comparada pola Universidade de Varsóvia. Foi leitora de galego nesta mesma universidade e na atualidade é professora associada do Departamento de Estudos Ibéricos e Ibero-americanos. A sua tese doutoral explorava a representação da ausência a través da mulher que aguarda ao emigrante (a “viúva de vivo”). Forma parte da atual direção da AIEG (Asociación Internacional de Estudos Galegos) e dos grupos de investigação GENIA (Género, identidad y discurso) e (Outra)Iberia (lingua, literatura e culturas minorizadas). Foi oradora em mais de trinta congressos internacionais e entre as suas publicações mais recentes destacam numerosos artigos em revistas de investigação (ItinerariosMadrigalSociocriticism…), vários capítulos em obras coletivas, e a co-redação de 5 monografias vinculadas aos estudos de género (Identidade(s) e xénero(s) na cultura galega(2018), Escribir como mujer: ¿hacia una reescritura de la autoría?(2017),Identidad, género y nuevas subjetividades en las literaturas hispánicas(2016) …).

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Aula Aberta com Emerson Inácio e Mário Lugarinho

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Emerson Inácio
Escrita Negra – rever o paradigma da identidade portuguesa na Literatura
Construção, no seio das identidades literárias portuguesas contemporâneas, de um corpo crítico e estético interseccional, que considera raça-etnia e sexualidades, bem como reflete a emergência de novas vozes escriturais.

Emerson da Cruz Inácio é Professor Associado da Universidade de São Paulo, desde 2006, e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPQ. É co-autor de Retra­tos do Brasil Homossexual (2010) e A Herança Invisível: Ecos da Literatura Viva na poesia de Al Berto (2013), e autor de vários artigos e ensaios publicados em revis­tas brasileiras e estrangeiras. É membro da linha Intersexualidades do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa.

Mário Lugarinho
Masculinidades coloniais: “sobre esses ombros se constrói um império”
Degeneração e regeneração das masculinidades. O colonialismo como exercício da masculinidade. O “homem novo” do Estado Novo e o “homem novo” dos movimentos de libertação nacional. A masculinidade como objeto de disputa indivíduos.

Mário César Lugarinho. Doutor em Letras (Puc-RJ, 1997), Livre-docente (USP, 2012). Professor Associado da Universidade de São Paulo. Bolsista Pq/CNPq. É membro do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa.

Scientific Journey “Um dia inteiro para morrer completamente: a finitude nas artes” | Aftermovie

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The relations of writing and image with death are ancient and multiple, as are countless figurations of finitude in the arts. Therefore, this Journey brought together researchers from various disciplines and promoted debate between their different perspectives on this subject. Like Herberto Helder’s poem, from which the verse that serves as the title was borrowed, we tried to think about the figurations of death.

Agustina Series: Novas leituras, outras Metamorfoses

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The polyhedral project entitled Agustina: novas leituras, outras metamorfoses, coordinated by Prof. Doctor Ana Paula Coutinho, originated a concert and an exhibition, developed in partnership with Prof. Doctor Dimitrios Andrikopoulos from ESMAE and Prof. Doctor Graciela Machado, from FBAUP, respectively.
In the first video, we spoke with the students of ESMAE’s composition course, who approached the creative process that led to the composition of their works.
In the second, we heard two students who participated in the exhibition entitled “More than words spoken” with works of Engraving-Calcography.
Both initiatives were part of the scientific journey that counted with the participation, among others, of painter Graça Morais and film specialist António Preto.