N.º 28 da colecção Estudos de Literatura Comparada

CAPA_LiteraturaComparada 28_capa_site

Já saiu o nº 28 da Colecção Estudos de Literatura de Comparada, Anticlericalismo e feminismo na imprensa oitocentista. Os artigos de fundo de Francisca de Assis Martins Wood – da autoria de Claudia Pazos Alonso, membro colaborador do ILC e do grupo InterSexualidades.

Ao que tudo indica, Francisca Wood foi a primeira mulher em Portugal a reivindicar publicamente o direito ao sufrágio feminino. Este facto, por si só, deveria ter-lhe assegurado um lugar de destaque na história das ideias. Também foi a primeira a questionar abertamente a hegemonia da igreja católica no tocante à subordinação da mulher. Para tal efeito, valeu-se corajosamente da visibilidade e do prestígio intelectual que o formato do editorial desde logo lhe conferia. Ao longo de dois anos, os seus artigos de fundo transmitem uma surpreendente autoconfiança e sentido de humor, na árdua tarefa de desconstruir preconceitos de género e práticas sociais profundamente enraizadas no seio da sociedade do século XIX.
Pela sua tremenda ousadia, inédita para a época, Francisca Wood foi implacavelmente silenciada durante largas décadas. À distância de 150 anos, urgia disponibilizar os seus textos. A presente antologia convida-nos a conhecer, finalmente, a voz de uma mulher à frente do seu tempo.

CAPA_LiteraturaComparada 28_capa