Novos libretos: #23 e #24

Libretos-23-e-24---capa--ilc

Libreto #23 – Medicina e outras Artes: Fernando Namora no Centenário do seu Nascimento

Em abril de 2019 assinalou-se o centenário do nascimento do escritor Fernando Namora (1919-1989), um dos vultos incontornáveis da literatura portuguesa do século XX. Este acontecimento foi o ponto de partida, pela via da homenagem ao autor, para a organização de um Colóquio dedicado à interface entre a Literatura e a Medicina e às suas raízes profundamente humanistas. […] No século XXI, outros médicos-escritores portugueses têm contribuído, em obras de caráter muito diversificado, para uma aproximação entre a chamada “cultura científica” e as Humanidades. O encontro permanente com o “Outro”, que a prática médica implica, é propício à inquietação e a múltiplas interrogações sobre a condição humana.
Entre a osmose e a ausência de “vestígios”, as relações entre literatura e medicina manifestam-se de formas muito variadas e em graus diferenciados. […] Alguns textos [publicados neste e-book] enquadram-se, genericamente, nos estudos da obra namoriana, outros, respondendo ao repto lançado, refletem sobre aspetos globais das relações entre a literatura e a medicina, constituindo importantes testemunhos diretos sobre a experiência pessoal do exercício da medicina e da escrita literária.

Libreto#23_-capa

Libreto #24 – Em Torno de Viagens e outras Deslocações

Neste libreto interessou sobretudo tomar como objeto de atenção textos que privilegiam o olhar, a vivência pessoal. Cada viajante selecciona aspectos, momentos do que lhe foi dado ver, uma vez que uma visão holística não é possível. Selecciona a partir da memória, das anotações, dos desenhos, das fotografias, aquilo que lhe parece mais eficaz na sua narrativa. São olhares únicos sobre paisagens que não as da origem dos viajantes, paisagens que podem coincidir com as de muitos outros viajantes, mas não os olhares.

Capa_Libreto-#24