Sessão 02 com Christodoulos Makris

ILC_Poets_talk_02_v02-capa

Em linha com o trabalho que o Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa tem feito nos últimos anos sobre o tema, este semestre iremos lançar uma série de conversas online com o título “Poetas falam de política”, na qual especialistas em poesia contemporânea (do ILC e de outras universidades) irão falar com um/a poeta sobre as formas como sua obra dialoga com o milieu ideológico contemporâneo, negoceia a relação entre estética e cidadania e usa métodos literários para produzir pensamento político.

No segundo episódio, João Paulo Guimarães irá reunir-se com Elina Siltanen (University of Eastern Finland), Daae Jung (SUNY Buffalo) e Lígia Bernardino (ILCML) para conversar com Christodoulos Makris.

Christodoulos Makris é um poeta do Chipre que vive, desde 2001, em Dublin. O jornal The Irish Times descreve-o como “um pioneiro da poesia Irlandesa e da publicação de poesia na Irlanda.” É editor de poesia da revista experimental gorse e coordenador da série performativa Phonica. Publicou os livros Spitting out the Mother Tongue (2011), The Architecture of Chance (2015) e this is no longer entertainment (2019).

Na segunda sessão da nossa série, Makris irá ler alguns poemas do seu último livro e falar connosco sobre as implicações políticas das redes sociais, de onde provêm grande parte dos materiais que o autor apropria e recontextualiza no seu trabalho. Iremos debater, entre outras coisas, o modo como estas plataformas condicionam a nossa atenção, o nosso modo de pensar e a forma como ideias e opiniões são disseminadas.

ILC_Poets_talk_02_v02