Sessão 03 com Eugenio Tisselli

ILC_Poets_talk_sessão-3-capa

O próximo episódio da série Poets Talk Politics irá centrar-se sobre o ambiente. O poeta convidado, Eugenio Tisselli, é mexicano e vive actualmente na Cidade do México. Vem apresentar-nos The Gate, um videojogo ensaístico sobre o Antropoceno e as noções de coexistência e espectralidade, que o autor retirou, respectivamente, do trabalho de Donna Haraway e Timothy Morton, importantes teóricos dos estudos sobre o ambiente. Iremos falar de eco-poesia, literatura electrónica/interactiva e, acima de tudo, do papel que as humanidades podem ter na problematização de ideias tradicionais de “natureza” e do papel do ser humano no ambiente criado pelo capitalismo selvagem da era pós-industrial.

Esta sessão contará também com a presença de Katharina Kalinowski (Univ. Colónia), especialista em eco-poesia e ecocrítica, Ana Marques (Univ. Coimbra) e Bruno Ministro (ILC), especialistas em literatura digital e conceptual.

Em linha com o trabalho que o Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa tem feito nos últimos anos sobre o tema, a série de conversas online com o título “Poetas falam de política”, na qual especialistas em poesia contemporânea (do ILC e de outras universidades) irão falar com um/a poeta sobre as formas como sua obra dialoga com o milieu ideológico contemporâneo, negoceia a relação entre estética e cidadania e usa métodos literários para produzir pensamento político.

A transmissão será através do canal Facebook do ILC e a entrada é livre.

ILC_Poets_talk_sessão-3