Helena Costa Carvalho é investigadora de pós-doutoramento no Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa. É doutorada em Estudos Portugueses e Românicos pela FLUL (2022), com a tese A Lucidez do Poema. A Meditação Metapoética como Caminho Filosófico e Sapiencial em António Ramos Rosa, tendo usufruído de uma bolsa de doutoramento atribuída pela FCT. É mestre em Filosofia pela FLUL (2013), com uma dissertação sobre a relação entre filosofia e literatura a partir de M. Blanchot e P. Ricoeur, e licenciada em Filosofia pela FLUC (2005).
Integra a equipa do projeto exploratório FCT Ver a Árvore e a Floresta. Ler a Poesia de António Ramos Rosa a Distância (ref. 2022.08122.PTDC, 2023-2024), que decorre no ILCML. Integra igualmente a comissão organizadora do colóquio “Entre as raízes e os astros: António Ramos Rosa em diálogo” (FLUP, 17-18 out. 2024). É também co-organizadora dos ciclos “Passagens: Literatura e Filosofia” (2023-24), um conjunto de conferências resultante de uma parceria entre o CLEPUL e o CFUL da Universidade de Lisboa, e “ÍmPares” (2023-24), um conjunto de conversas sobre cinema e literatura acolhido pela Cinemateca Portuguesa – Linha de Sombra.
Foi investigadora no CLEPUL-FLUL entre 2014 e 2024, tendo trabalhado em vários projetos no âmbito da literatura e da cultura lusófonas. Editou o volume de ensaios António Ramos Rosa: Escrever o Poema Universal (ed. CLEPUL, 2021) e presidiu a comissão organizadora de um congresso internacional com o mesmo título (BNP, 17-19 out. 2018), a par da coorganização de outros eventos científicos. Em agosto de 2023, foi investigadora visitante no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
A sua investigação centra-se sobretudo nas relações entre filosofia e literatura, cruzando os âmbitos da filosofia da literatura e dos estudos literários, com ênfase na literatura portuguesa contemporânea. Interessa-lhe sobretudo interrogar o texto literário de um ponto de vista ontofenomenológico, tendo em vista noções como matéria, corpo, referência ou real.