Projetos Financiados

Projetos Financiados

Utopia, Food and the Future:
Utopian Thinking and the Construction of Inclusive Societies – a contribution from the Humanities

Projeto Internacional

Este projeto, com financiamento FCT/COMPETE (PTDC/CPC-ELT/5676/2014), foi institucionalmente acolhido pelo ILCML e pelo CETAPS e contou com uma parceria com a Direção-Geral de Saúde e a Associação Portuguesa de Nutricionistas. Reunindo 27 investigadores de diferentes áreas disciplinares, o projeto propôs, através do pensamento utópico holístico e prospetivo, uma abordagem multidisciplinar ao debate sobre as futuras condições de produção e consumo de alimentos com vista a evidenciar as suas implicações políticas, económicas, sociais e culturais. O Projeto abrangeu três campos de ação principais unidos por uma abordagem metodológica única.

Instituição de acolhimento

Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa e Centre for English, Translation, and Anglo-Portuguese Studies

Datas

2015 - 2018

Informação completa

Novas Cartas Portuguesas 40 Anos Depois

Projeto Internacional

Este projeto, financiado pela FCT (PTDC/CLE-LLI/110473/2009), deu conta da investigação desenvolvida em Portugal e em vários países ocidentais nos últimos quarenta anos em torno do livro Novas Cartas Portuguesas, publicado em 1972 por Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa, sendo um dos livros portugueses mais traduzidos de todos os tempos.

Promovendo a investigação em rede sobre a receção nacional e internacional de Novas Cartas Portuguesas, este projeto, que contou com uma larga equipa internacional de investigadores com coordenação científica de Ana Luísa Amaral, cartografou o impacto deste livro nos seguintes países e áreas geográficas: Alemanha, Brasil, Espanha, Estados Unidos da América, França, Inglaterra, Irlanda, Itália, Suécia, Angola e Moçambique. Os resultados foram publicados em dois livros: Novas Cartas Portuguesas: Entre Portugal e o Mundo (Dom Quixote, 2014) e New Portuguese Letters to the World (Peter Lang, 2015).

Instituição de acolhimento

Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa e Centre for English, Translation, and Anglo-Portuguese Studies

Datas

2009 - 2014

Informação completa

Utopias Literárias e Pensamento: A Cultura Portuguesa e a Tradição Intelectual do Ocidente

Projeto Nacional

As três edições do projeto de investigação “Utopias Literárias e Pensamento Utópico: a Cultura Portuguesa e a Tradição Intelectual do Ocidente”, financiadas pela FCT (POCTI/ELT/38653/2001; POCTI/ELT/46201/2002; PTDC/ELT/67788/2006), procuram mostrar como os Estudos sobre a Utopia são um campo de investigação multidisciplinar com relevância no contexto da cultura portuguesa.

Com coordenação científica de Fátima Vieira, o trabalho realizado pela equipa de investigadores tornou o mapa da utopia literária e do utopismo em Portugal mais claro através não só da criação da coleção Biblioteca das Utopias, dedicada à edição crítica de textos portugueses de recorte utópico, mas também da exploração de linhas de investigação correspondentes a áreas que se mostraram estruturantes do pensamento utópico em Portugal: Utopia e Direito; Utopia e Espiritualidade; Utopia e Ciência; Utopia e Género; Utopia e Espaço; Utopia e Diáspora; Utopia e Vegetarianismo; Utopia e Tradução.

De entre as diversas atividades desenvolvidas, destaque-se o projeto “EUROTOPIA 2100: Uma Utopia Interativa”, direcionado para jovens estudantes de diferentes faixas etárias, que visou convidar à reflexão sobre a Europa e o seu futuro através da criação e da publicação de hiperutopias (utopias publicadas na Internet e operando por meio de links).

Instituição de acolhimento

Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Datas

Projeto I: 2002 - 2003
Projeto II: 2004 - 2006
Projeto III: 2007 - 2010

Informação completa

Novas Cartas Portuguesas Três Décadas Depois

Projeto Nacional

Sob a coordenação científica de Ana Luísa Amaral, este projeto científico financiado pela FCT (PIHM/ELT/63706/2005) teve como principal resultado científico a edição anotada de Novas Cartas Portuguesas, de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa, publicada pela D. Quixote, em 2010.

Instituição de acolhimento

Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Datas

2005 - 2008

Informação completa

Utilizamos cookies para proporcionar uma melhor experiência. Política de Privacidade