Os Samurai e o Bushido no Japão do Pós-Guerra: Reinterpretações e Continuidades
FLUP | 4 de novembro 2024 | 11h30 | sala: 307
Resumo: Neste seminário examinaremos a transformação das percepções dos samurai e do código bushido no Japão após a Segunda Guerra Mundial, um momento definido por profundas mudanças políticas, sociais e culturais. Com a derrota na guerra e a subsequente ocupação americana, o Japão foi compelido a examinar e redefinir a sua identidade nacional. Os valores tradicionais associados ao bushido, promovidos e instrumentalizados pelo regime imperial militarista durante a primeira metade do século XX, sofreram revisões críticas e reinterpretações no contexto de novas ideologias democráticas e pacifistas que emergiram no período de reconstrução do pós-guerra. Esta apresentação discutirá como diferentes meios culturais – como a literatura, o cinema ou a manga – refletiram e contribuíram para a construção de novas interpretações do passado histórico japonês, nomeadamente da figura do samurai e do bushido. Discutiremos como, embora alguns aspetos do bushido “imperial” tenham sido rejeitados ou criticados, a figura do samurai e vários princípios do bushido foram todavia recuperados e reformulados, continuando a fazer parte do imaginário nacional, influenciando a sociedade japonesa contemporânea. Assim, tomando a imagética dos samurai como ponto focal, sublinharemos o diálogo contínuo entre tradição e modernidade inerente ao processo de construção da identidade cultural no Japão moderno e contemporâneo.
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Madalena Matos é historiadora de arte e encontra-se de momento a desenvolver o seu doutoramento em História da Arte na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (FCSH-UNL). O seu projeto de doutoramento intitulado Nanban Armours. Cultural Transfer Processes between Early Modern Europe and Japan foca-se nos processos de troca cultural entre a Europa e o Japão dos séculos XVI e XVII, maio particularmente na criação de objetos híbridos como as armaduras nanban. Em 2018, no âmbito do seu doutoramento, foi Special Auditing Student na Universidade de Tohoku no Japão, país onde desenvolveu parte significativa da sua pesquisa entre 2018 e 2019. Mais recentemente publicou um artigo para a Japanese Armor Society com o título “Matsudaira Sadayuki’s nanban-dō gusoku: Towards an understanding of cross-cultural exchanges in seventeenth-century East Asia”. Com mais de dez anos experiência combinada em ambientes de investigação académica e museológica, Madalena Matos também exerce funções como docente no Council on International Educational Exchange (CIEE), onde leciona cursos relacionados com História da Arte e Cultura. Entre os seus interesses de investigação destacamse as circulações globais de pessoas, ideias e objetos, as trocas culturais e os fenómenos de hibridismo cultural analisados sob perpetivas não-eurocêntricas ou “Westerncentric”.