Bolsa de criação artística

2023-06-28

Diogo Marques, membro integrado do ILCML, vence Bolsa de Criação Artística com projeto de instalação ciberliterária baseado na obra de António Aragão

 

Diogo Marques, membro integrado do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa – ILCML e investigador no CODA – Centre for Digital Culture and Innovation, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, venceu recentemente uma Bolsa de Criação Artística apoiada pela Câmara Municipal do Funchal, com um projeto de investigação-criação baseado na obra de António Aragão. Intitulado “Retrato(s) de Família”, o projeto propõe a criação de uma instalação ciberliterária com recurso a realidade aumentada, literatura combinatória e generativa, além de tecnologia de animação facial baseada em Inteligência Artificial. O objetivo é recriar uma série de biografias fictícias de várias gerações de famílias funchalenses, num jogo entre tradição e inovação que envolverá a participação ativa de comunidades locais.

Desenvolvido em colaboração com a Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira e o coletivo ciberliterário d1g1t0, do qual fazem parte Diogo Marques e João Santa Cruz, o projeto conta ainda com curadoria de Ana Salgueiro (investigadora no CECC-UCP – Lisboa, coordenadora da revista TRANSLOCAL e colaboradora no CEHA-AV e UMa-CIERL – Funchal) e Inês Cardoso (investigadora no ILCML, a terminar uma tese de doutoramento centrada nas obras de Salette Tavares e António Aragão).

A apresentação pública dos vencedores das Bolsas de Criação Artística decorrerá no Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal, no dia 5 de julho, pelas 17 horas, com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Dr. Pedro Calado.

 

Créditos imagem: MOIRA: instalação ciberliterária (2022); d1g1t0 indivíduo_coletivo.

Utilizamos cookies para proporcionar uma melhor experiência. Política de Privacidade