A Unidade é atualmente constituída por 30 membros integrados e 89 membros colaboradores (nos quais se incluem jovens investigadores em doutoramento e pós-doutoramento, bem como investigadores sediados em universidades de vários países), o que contribui para o estabelecimento de uma cultura de investigação dinâmica e internacional.
O ILCML dinamiza 3 bases de conhecimento, 2 bases de dados e um portal de uma rede de pesquisa internacional; é responsável pela edição de 3 revistas eletrónicas, 2 coleções de livros digitais, e 4 coleções de livros impressos, tendo no seu catálogo livros premiados na área do ensaio.
A equipa de investigadores colabora em diferentes ciclos de estudos e cursos de formação avançada na Faculdade de Letras do Porto, mantendo igualmente protocolos de colaboração com várias instituições culturais locais e nacionais.
O Instituto participa, ainda, de vários projetos internacionais e organiza regularmente seminários, colóquios internacionais, eventos multidisciplinares e atividades de extensão universitária, beneficiando de uma comunidade alargada de investigadores visitantes, conferencistas e artistas convidados.
Procurando sempre aliar a excelência à relevância da investigação científica, o ILCML dedica-se ao estudo de questões que envolvem a Literatura nas suas diferentes expressões e relações interculturais, interartísticas e interdiscursivas. A equipa está, assim, organizada em torno de três grupos de investigação – Inter/Transculturalidades, Intermedialidades e Intersexualidades – que, apesar das respetivas especificidades, atuam por articulação e complementaridade entre si.
No processo de avaliação externa das Unidades I&D coordenado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), os projetos estratégicos do ILCML receberam a pontuação máxima e a classificação final de “Excelente” e “Excepcional” nos períodos de 2008-2014 e 2015-2019, respetivamente.