OÙ CARES
Jornada de estudos
Primeira Parte
O Médio Oriente
28 de novembro 2025
FLUP-ILC
O Médio Oriente continua a ser palco de incompreensões multisseculares, de conflitos étnicos e religiosos e de uma difícil convivência política. Ao mesmo tempo que alberga os centros espirituais de uma parte significativa da humanidade, é também uma zona de tensões e de profundas mudanças, marcada por questões sociopolíticas, migratórias, culturais, e até humanitárias, particularmente agudas. A produção literária recente desta região, como reflexo da atenção (cuidado) prestada às questões do mundo, quer emane de criação in loco ou em contexto diaspórico, em árabe, turco, hebraico, inglês e francês, quer em tradução, constitui um terreno fértil para questionar as repercussões destas dinâmicas contraditórias sobre as identidades, representações e formas narrativas, nomeadamente numa perspetiva comparatista.
Esta primeira jornada de estudo OÙ CARES pretende explorar a forma como escritores contemporâneos do Médio Oriente abordam e ficcionalizam estas questões cruciais. Em particular, o discurso literário será analisado através do prisma dos conflitos e crises geopolíticas, da dinâmica das migrações e de questões de identidade e interculturalidade que atravessam esta região, a partir da qual selecionaremos corpora de natureza literária de países ou diásporas específicos (Líbano, Israel, Palestina, Egito, Síria, Jordânia e Turquia).
Por conseguinte, encorajamos contribuições sobre, mas não só:
– Implicações para os modos de composição narrativa;
– Narrativas exílicas, diaspóricas e migrantes;
– Representações de conflito e resistência;
– Perceções das alterações ambientais e dos ecossistemas;
– Dinâmicas de mestiçagem, hibridismo cultural e diversidade identitária.
Esperamos que esta jornada de estudo permita refletir sobre as questões críticas que atravessam a literatura contemporânea do Médio Oriente e encorajar o diálogo entre investigadores de diferentes disciplinas.