Bruno Ministro é investigador júnior no Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa da Universidade do Porto. É doutorado em Materialidades da Literatura (2020) pela Universidade de Coimbra, mestre em Edição de Texto pela Universidade Nova de Lisboa (2015) e licenciado em Línguas Modernas pela U. Coimbra (2011).
É atualmente Investigador Responsável do projeto exploratório Ver a Árvore e a Floresta. Ler a Poesia de António Ramos Rosa a Distância. Este projeto de humanidades ambientais digitais conta com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (ref. 2022.08122.PTDC, 2023-2024). É ainda coeditor do Arquivo Digital da PO.EX (U. Fernando Pessoa), integra a equipa do MATLIT LAB: Laboratório de Humanidades (U. Coimbra) e faz parte da equipa do projeto de investigação Poesia Atual e Política: Conflito Social e Dialogismos Poéticos (Ministerio de Ciencia, Innovación y Universidades de España, ref. PID2019-105709RB-I00). O seu último livro coorganizado intitula-se Poesia Programa Performance: projetos, processos e práticas em meios digitais (Publicações FFP, série Cibertextualidades, vol. 3, 2021).
A sua investigação tem sido dedicada às múltiplas intersecções entre os estudos literários, a teoria dos meios e os estudos culturais, com ênfase na intermedialidade e nos estudos comparados dos média. Tem trabalhado sobretudo com objetos híbridos da poesia experimental, copy art e literatura eletrónica. O principal objetivo da sua investigação tem sido gerar um entendimento abrangente e interdisciplinar do modo como as artes literárias se ligam a aspetos materiais e tecnológicas dos meios em que se inscrevem. O interesse reside em perceber o que isto revela sobre as dimensões sociais da escrita e da leitura em diferentes meios e em diferentes tempos.
Uma segunda linha da sua investigação dedica-se ao lugar das metodologias digitais na produção e disseminação de conhecimento. Nos últimos anos, participou em diversos projetos de investigação na área das humanidades digitais e tem desenvolvido um interesse específico em métodos e teorias computacionais para o estudo da literatura. Possui também amplo interesse nos temas do pós-digital, pós-literário, pós-humano, pós-humanidades e outras pós-terioridades em ambos os extremos das geometrias não-lineares do espaço-tempo.