Viagens pela Literatura Suíça. Ensaios

Gonçalo Vilas-Boas

A literatura é um fenómeno essencialmente transcultural, atravessa as fronteiras políticas, mas também as linguísticas e culturais, quer a nível da produção, como, mais tarde, a nível da receção. Há muito de comum entre as literaturas dos vários países de língua alemã, a Alemanha, a Áustria e a Suíça, mas também há diferenças, pelo que é necessário estudar essas literaturas tendo em conta os países ou mesmo as regiões de origem: são diferenças sobretudo no campo temático, espacial e respetivos contextos, mas também formais e linguísticos.

A literatura suíça tem obviamente muitas relações com o espaço alpino e o campo, e tem também a ver com o facto de no país não haver grandes cidades como nos outros dois países.

Estes nove estudos são sobretudo convites para que o leitor se aventure na leitura dos textos que estão na base destes artigos, pois não são mais do que pontes lançadas aos leitores que cheguem às diversas ilhas que são os textos, sempre à espera de uma reconstrução por parte dos recetores. São também uma abordagem à cultura de um país europeu, com que Portugal tem muitas relações, sobretudo através da emigração, mas também comerciais, culturais e diplomáticas.

 

 Excerto   Entrevista

Data de publicação
Dezembro de 2018
ISBN
9789723617054
Editora
Edições Afrontamento

Utilizamos cookies para proporcionar uma melhor experiência. Política de Privacidade