Seminário Aberto

13 novembro

Título: Diálogo em torno de António Franco Alexandre


Resumo:
Trata-se de apresentar e desenvolver uma conversa em torno do trabalho poético de António Franco Alexandre. A partir de obras como Os objectos principais (1979), Visitação (1983), Duende (2002) e Aracne (2004), o diálogo terá como eixo a ideia de hibridismo, tanto no que concerne aos discursos poético e filosófico, quanto no que concerne às noções de autoria e animalidade, conforme têm investigado, respectivamente, Ana Cristina Joaquim e Maria Silva Prado Lessa. As investigadoras ocupar-se-ão, ainda, de explicitar outros pontos de interesse recentes que têm mobilizado as suas reflexões sobre a poesia de Franco Alexandre.

 

*

Ana Cristina Joaquim atualmente desenvolve seu segundo projeto de pós-doutorado no Dpto. de Teoria Literária da UNICAMP (2023-) e no Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (2025-) da FLUP. É formada em Letras e Filosofia (USP, 2008; USJT, 2007). Mestre em História da Filosofia pela UNICAMP (2011) e Doutora em Lit. Portuguesa pela USP (2016). Desenvolveu projeto de Pós-Doutorado no Depto. de Teoria Literária da UNICAMP (2018-2021), com estágio na Universidade do Porto (2019). Foi Professora Adjunta do Dpto. de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal Fluminense entre 2021 e 2022. Organizou três volumes da antologia Anamorfoses (SP-Annablume, 2014; SP-Lume, 2016; SP-Córrego, 2018), com o objetivo de divulgar a poesia contemporânea de autoria feminina no Brasil e em Portugal. O quarto volume já está em andamento. Como poeta, publicou Desordem (São Paulo: Assírio e Alvim, 2025); Whatsapp p/ bitches (Lisboa: Poesia Incompleta e Douda Correria, 2021); Gama Cromática (São Paulo: Córrego, 2015); Polifemo (São Paulo: Córrego, 2014).


Maria Silva Prado Lessa
é Professora Doutora de Literatura Portuguesa na Universidade de São Paulo e investigadora colaboradora do CLEPUL, atuando no projeto “Contextos Críticos e Editoriais dos Modernismos e Surrealismos Portugueses”. No Pós-Doutorado, no Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da UFRJ (2023-2024), dedicou-se ao ensino de leitura de poesia no período pós-pandemia, contando com financiamento da FAPERJ. Seu trabalho é dedicado à poesia portuguesa moderna e contemporânea, privilegiando uma abordagem interdisciplinar, com destaque para o surrealismo e para a obra de Mário Cesariny. Seu projeto atual de pesquisa, “Outros mundos da sensibilidade poética portuguesa”, se volta para obras que propõem figurações múltiplas e não-antropomórficas do sujeito poético e da figura do criador. É autora do livro Mário Cesariny: a obra ou a vida (2022), editado pela Documenta e pela Fundação Cupertino de Miranda, em Portugal, e organizadora de O navio de espelhos: antologia poética de Mário Cesariny (2024), editado pela Bazar do Tempo, no Brasil.

Utilizamos cookies para proporcionar uma melhor experiência. Política de Privacidade