No dia 18 de abril 2022, Veronica Prudente (Univ. Federal de Roraima) apresentará o seminário “Migrações para a Amazônia: o épico Muraida, de Henrique João Wilkens”. O evento terá lugar pelas 16h30, na sala 307 da FLUP.
Resumo
A propósito de 2022 ser o ano em que celebramos 450 anos da publicação de Os Lusíadas, cabe revisitar o maior clássico da Literatura Portuguesa sobre viagens e dialogar com Muraida, de Henrique João Wilkens. wilkens foi um militar português que migrou para a Amazônia a serviço da Coroa Portuguesa no século XVIII e produziu o épico Muraida, inspirado na obra camoniana. Muraida nos conta sobre a resistência da etnia Mura durante o processo de “pacificação” dos indígenas e sobre a ideologia eurocêntrica vigente naquele momento. Revisitar um clássico e conhecer uma obra do século XVIII com pouca circulação, mas de grande valor histórico e literário, torna-se primordial para compreender os processos migratórios durante o período colonial e suas reverberação na atualidade.
Veronica Prudente possui Doutoramento e Mestrado em Letras Vernáculas (Literatura Portuguesa e Africanas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bacharelato e licenciatura nas áreas de Letras: Português/Literaturas (2003) e Inglês /Literaturas (2000) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialização em Literatura Portuguesa (UERJ). Foi Professora Adjunta na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) entre 2011 e 2018. Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal de Roraima (UFRR). Membro do Conselho Deliberativo e Fiscal da ABRAPLIP, gestão 2018-2019 e gestão 2020-2021. Membro dos grupos de pesquisa: Estudos de literaturas e Identidades (UFRR) e Literatura e Antropologia: cartografias e outros procedimentos narrativos (UFFRJ). Líder do grupo de pesquisas: Cátedra Amazonense de Estudos literários e da Cultura (UEA). É membro do corpo editorial da Revista Contracorrente; Membro da comissão científica da Ingá: revista de estudos linguísticos e literários (UFRB); Membro do conselho consultivo da Revista Ininga; Parecerista dos periódicos Canoa do Tempo (UFAM) e Anos 90 (UFRGS). Consultora Ad hoc de projetos PCE da FAPEAM. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH-UEA), vinculado à Rede Amazônica Interdisciplinar de Programas de Pós-Graduação. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL-UFRR). Vice-coordenadora do PPGL.