Já se encontra em linha o número 47 dos Cadernos de Literatura Comparada – com o título Travestimentos da Voz -, organizado por Daniel Rodrigues, Assia Mohssine e Marinela Freitas.
Desde os primórdios da literatura, o travestimento literário assinala o intervalo, o interstício, entre a voz autoral e a voz textual. Apontando para uma desfasagem entre ambas, o procedimento literário do travestimento confirma e nega as estruturas do pacto de leitura, os seus sistemas hierárquicos e a assimetria entre os valores outorgados aos géneros e aos sexos. Assim, o presente volume, que resulta de uma parceria entre o CELIS – Centre de Recherche sur les Littératures et la Sociopoétique, da Universidade de Clermont Auvergne, e o ILCML – Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, da Universidade do Porto, pretende contribuir para a reflexão em torno dos processos de travestimento da voz e das modalidades diegéticas, poéticas e estéticas a ele ligadas.
Dedicamos este número a Ana Luísa Amaral, nossa amiga, colega e responsável pela criação e coordenação, durante muitos anos, da linha de investigação “Intersexualidades” no Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa. A sua perda foi, para nós, irreparável, pelo seu saber imenso, pelas redes de partilha de pensamento e de investigação que construiu, pelo modo sábio com que aliou os afetos à reflexão crítica e política, e pela sua presença luminosa, sempre. Deixou-nos a sua poesia e todos os ensinamentos nela contidos (…) a sua lição sobre os muitos travestimentos, da voz e da vida
A publicação pode ser consultada aqui.