Foi publicado o quarto volume dos Materiais para a Salvação do Mundo. Este livro, organizado por Pedro Eiras, reúne alguns dos textos apresentados na segunda série dos Seminários da Salvação do Mundo. A publicação surge integrada na coleção Libretos e pode ser descarregada através da plataforma ILC Livros Digitais.
Neste volume, Sofia de Sousa Silva regressa à poesia de Adília Lopes para pensar as relações entre estética e ética, fim e salvação do mundo: se Adília amiúde denuncia a beleza como superficial, também a bondade pode ser «um instrumento de manutenção do status quo»; resta então resgatar a beleza num sentido «de ampliação da sensibilidade ou até de resistência a uma lógica economicista». Também Vítor Ferreira interroga o valor da beleza na contemporaneidade, numa sociedade de consumo marcada pela explosão pandémica de fotografias. Lembrando a urgência de uma «ecologia das imagens» (Sontag), este ensaio observa fotografias de Joan Fontcuberta – convites de museus, desfeitos por caracóis – para pensar os limites das imagens a salvar. Hanmin Kim, cruzando o manifesto e a autobiografia, questiona a relação entre capitalismo e colapso ecológico, e relata as suas próprias experiências de activismo – em defesa do povo Karipuna, no estado de Rondônia, Brasil; em protecção do cetáceo Vaquita, ameaçado de extinção; e em nome do veganismo, por um mundo sem crueldade contra os animais.