Início de Projeto FCT
Entre março de 2023 e agosto de 2024, o Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa acolherá o projeto de investigação Ver a Árvore e a Floresta. Ler a Poesia de António Ramos Rosa à Distância (2022.08122.PTDC). Este projeto de carácter exploratório conta com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia através do Concurso de Projetos de I&D em Todos os Domínios Científicos 2022.
Partindo de técnicas dos Estudos Literários Computacionais e das Humanidades Digitais, o projeto visa aplicar métodos computacionais de análise de texto à obra completa de António Ramos Rosa. Em particular, a equipa do projeto dedicar-se-á a investigar a forma como entidades do mundo vegetal, animal e mineral fazem parte de uma construção poética que concebe o mundo segundo uma perspectiva ecológica. Sob este aspeto, um dos objetivos é reler a poesia de Ramos Rosa de modo a entender como esta contribui para imaginar uma coexistência planetária mais inclusiva entre humanos e mais-que-humanos.
Este projeto de Humanidades Ambientais Digitais liga-se, assim, a paradigmas de investigação recentes nos campos da ecocrítica, pós-humanismo e novos materialismos. O projeto de investigação inclui ainda duas componentes dedicadas à estética digital e à literatura eletrónica. Estas componentes passam pelo desenvolvimento de artefactos de visualização de informação e pela curadoria de uma exposição de obras literárias digitais criadas a partir dos datasets do projeto.
A equipa de investigação é constituída por Bruno Ministro (Investigador Responsável, ILCML), Ana Paula Coutinho (Co-Investigadora Responsável, ILCML), João Paulo Guimarães (ILCML), Paulo Silva Pereira (CLP – U. Coimbra) e Helena Costa Carvalho (CLEPUL – U. Lisboa). São consultores do projeto Manuel Portela (CLP – U. Coimbra) e Martin Paul Eve (Birkbeck, University of London). O projeto tem a Faculdade de Letras da Universidade do Porto como instituição proponente e o Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa como Unidade I&D de acolhimento.