Seminário Aberto com Henrique Madeira

12 de novembro

Resumo: Neste seminário aberto, reflete-se sobre alguns dos sentidos e funções da IA e sobre a importância da literacia mediática no mundo contemporâneo. Abordando alguns dos efeitos da IA na vida quotidiana do cidadão comum, incidir-se-á sobre os desafios que a IA vem colocar quer no campo do ensino quer no da investigação científica.

 

Henrique Madeira é professor catedrático da Universidade de Coimbra e é presentemente diretor do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC). A sua investigação científica situa-se na área dos sistemas informáticos confiáveis e seguros, particularmente no estudo do impacto de fatores humanos e do uso de inteligência artificial em sistemas críticos. Leciona desde 1984, tendo sido responsável por um grande número de disciplinas e coordenado diversos cursos. Coordenou a adaptação ao modelo de Bolonha dos cursos do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (DEI-FCTUC) e tem tido papel ativo na discussão dos modelos pedagógicos.
Foi fundador da área de investigação científica em sistemas confiáveis na Universidade de Coimbra, tendo criado o grupo de Software and System Engineering (SSE) do CISUC. A sua atividade de investigação e de coordenação de investigação científica no SSE tem sido marcadamente internacional, tendo participado e coordenado dezenas de projetos financiados pela Comissão Europeia, com participação em quase todos os programas-quadro (do programa Esprit, nos anos 90, ao atual programa Horizon Europe). Os seus interesses científicos mais recentes situam-se nos fatores humanos no processo de desenvolvimento de software e no estudo do risco na utilização de inteligência artificial em sistemas críticos.
É coautor de mais de 250 artigos publicados em revistas e conferências internacionais. É ainda coautor de ferramentas informáticas (e.g., Xception, RIFLE e G-SWFIT) que têm sido usadas por agências espaciais como NASA (EUA), INPE (Brasil), ESA (Europa), JAXA (Japão) e CAST (China). Organizou edições das conferências mais relevantes da área de dependability e tem sido keynote speaker em inúmeras conferências a convite de universidades e empresas.
Tem desempenhado vários cargos na UC, com destaque para a coordenação dos programas doutorais do DEI-FCTUC e vice-reitor no período de 2019 a 2013. Foi sócio fundador da empresa Critical Software, SA. Escreve ficção ocasionalmente. Recebeu o prémio literário Joaquim Namorado (conto) em 1991, foi selecionado entre os 10 melhores contos da FNAC em 2012, e venceu o Prémio Nacional de Conto Manuel da Fonseca em 2014, com o livro “Contos Infalíveis”. Gosta de ler, de pensar, de conversar. Da sua vasta produção, destaque-se, pelo caráter de transversalidade, o ensaio: “Por que não temos mais investigação interdisciplinar?” In https://eden.dei.uc.pt/~henrique/Home_files/HM%20Interdisciplinaridade.pdf

Utilizamos cookies para proporcionar uma melhor experiência. Política de Privacidade