Seminário Aberto com Karolina Válová (Univ. Carolina, Praga), no dia 22 de outubro 2024, na sala de reuniões 2, às 15h00.
Resumo: No romance Myra (2008) de escritora portuguesa Maria Velho da Costa constrói-se uma narrativa que se desenvolve em torno da protagonista, a figura de uma imigrante russa recém-saída da infância e deslocada em Portugal, Myra, que, na companhia de um cão de luta, Rambo, inicia uma viagem, que parece mais uma fuga do que uma experiência turística. Myra e Rambo são dois sobreviventes com um destino comum, os dois tornam-se cada vez mais próximos, o que afeta o próprio discurso narrativo em que as suas vozes, a da menina e a do cão, se confundem. Revela-se ainda como, inscrevendo-se numa poética pós-moderna, neste romance a viagem-fuga se apresenta como uma dúplice alegoria: da utopia do reencontro do paraíso perdido e da constatação de que a única saída para a fuga consiste em pôr-lhe um fim.
Em Myra, a protagonista altera o seu nome e o seu passado em cada nova etapa da vida. O romance aborda o múltiplo, não só no que tange à identidade, mas também às experiências das personagens, que se repetem com pequenas alterações. A repetição exata de frases em diferentes momentos da narrativa bem como o uso de expressões minimamente alteradas revelam o caráter paradoxal e múltiplo da obra.
Karolina Válová trabalha na Faculdade de Letras da Universidade Carolina em Praga, onde leciona disciplinas de teoria da literatura e de literaturas lusófonas. Em 2018 defendeu a dissertação A transformação da casa (uma análise de casa nos romances portugueses do século XX) que mapeou a conceptualização, a representação e sobretudo as metamorfoses do espaço doméstico, nas prosas de Carlos de Oliveira, Vergílio Ferreira e Lídia Jorge. Atualmente continua a sua pesquisa concentrada na análise do espaço simbólico ligado às personagens femininas nas obras de escritoras portuguesas. É fundadora do projeto 100 František / Jorge Listopad que em 2021 publicou uma monografia coletiva com o mesmo nome e em 2023 o livro Jorge Listopad e Rosa Definitiva de František Listopad que escreveu com Ricardo Rato Rodrigues.