Seminário aberto com Steven Jacobs

8 de abril

No dia 8 de abril 2022, Steven Jacobs (Univ. Ghent) apresentará o seminário “Noir Art: Painted Portraits in Noir Thrillers and Gothic Melodramas of the 1940s and 1950s”. O evento terá lugar pelas 16h30, na sala A322-DEPER da FLUP.

 

Resumo

A pintura retratística permeia os filmes noir, os melodramas góticos e histórias de fantasmas das décadas de 1940 e 1950. A maioria desses retratos é marcada por um estilo de pintura medíocre, um realismo burguês, ao passo que outros são executados em estilos modernistas (simbolismo, fauvismo, cubismo, surrealismo, realismo mágico). Qualquer que seja o estilo, a maioria desses retratos está ligada a narrativas e dispositivos de enredo específicos, como o poder que os retratos têm para assombrar os espectadores, a confusão entre a imagem pintada e o seu referente, o retrato como símbolo de crime e morte, o artista como um Pigmalião frustrado, etc. No meio dinâmico do cinema, o retrato, que normalmente é visto como uma imagem estática relacionada a um processo de mortificação ou petrificação, aparece assim reanimado.

 

Steven Jacobs é professor catedrático de história da arte na Universidade de Ghent e tem dedicado a sua investigação à relação do cinema com as outras artes. Publicou, entre outros, os livros The Wrong House: The Architecture of Alfred Hitchcock (2007) e Framing Pictures: Film and the Visual Arts (2011), e esteve envolvido na organização das coleções The Dark Galleries: A Museum Guide to Painted Portraits in Film Noir (2013) e Screening Statues: Sculpture and Cinema (2019).

Utilizamos cookies para proporcionar uma melhor experiência. Política de Privacidade