O Ciclo “Agustina Leitora. Leituras de Agustina” vai decorrer de 19 a 22 de outubro. No mês e ano em que se completam 100 anos do nascimento de Agustina Bessa-Luís, este programa propõe-se convocar dimensões da rede intertextual e interartística em que se insere o universo agustiniano, contribuindo assim não apenas para a cartografia intelectual desta escritora portuguesa de estatuto europeu, mas também para a sua revisitação por parte de novas gerações artísticas, em especial do domínio da Gravura.
Organizado por Ana Paula Coutinho e Maria Beatriz Almeida, o Ciclo conta com a colaboração do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto. Constituído por quatro mesas-redondas divididas por quatro dias, passarão por “Agustina Leitora. Leituras de Agustina” ensaístas, tradutores e especialistas de cinema.
As quatro mesas-redondas terão lugar no final da tarde em diferentes espaços culturais da cidade do Porto:
- 19 de outubro | Agustina leitora | Paços do Concelho;
- 20 de outubro | Agustina traduzida | Casa dos Livros;
- 21 de outubro | Agustina lida por outros escritores | Casa Comum;
- 22 de outubro | Agustina no cinema | Casa do Cinema.
De 14 de outubro a 11 de novembro também será possível visitar a exposição temática de teor bibliográfico e artístico, construída em parceria com a Biblioteca Central da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e a Faculdade de Belas-Artes.
Três anos volvidos desde a primeira exposição sobre Agustina Bessa-Luís na Biblioteca, a autora de A Sibila volta a ser centro de uma homenagem, onde, para lá de alguns livros da biblioteca pessoal de Agustina anotados pela própria, apresentam-se algumas das obras da escritora e as respetivas constelações de leituras estrangeiras, evocadas ou convocadas, tanto pela autora, como pela crítica nacional e internacional da sua obra.
Nesta exposição, serão também apresentados, de novo, trabalhos de estudantes e docentes de Gravura da FBAUP que dialogam expressamente com o universo agustiniano e, muito em particular, com o livro Estações da Vida, na sequência de um projeto de colaboração levado a cabo em 2019, pelas Professoras Ana Paula Coutinho (FLUP-ILC) e Graciela Machado (FBAUP/ i2ADS).
O programa completo pode ser consultado aqui.