O VIII Congresso Internacional da Associação Portuguesa de Literatura Comparada, com o mote “Olhares Cruzados: Representações das Epidemias nas Artes. Da Catástrofe à Resiliência”, vai decorrer entre os dias 12 e 14 de outubro.
O evento é organizado pela Universidade de Évora e pela Universidade da Madeira, com colaboração de diversas outras entidades entre as quais o Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa). Pretende contemplar os interesses de investigação fundamentalmente centrados na temática das diferentes epidemias como a peste negra, a gripe espanhola, a cólera e a sida, e o modo como têm sido concebidas enquanto catástrofes que provocaram alterações profundas nos modos de existência e nas formas de relacionamento humano.
Destaca-se o painel Contágio e Influência: definições e declinações, que está agendado para as 15h15 do dia 13 de outubro (sala anexa 007 do auditório). Seguindo o eixo temático “Representações e releituras das diversas epidemias”, Fátima Outeirinho (ILCML|FLUP) vai apresentar a comunicação Entre o contágio e a Influência. Algumas considerações teóricas sobre a prática do ILCML, Ana Margarida Fonseca (ILCML e Instituto Politécnico da Guarda) a comunicação Representações pós-pandémicas: a construção do futuro e a salvação da memória em O Último Gozo do Mundo de Bernardo Carvalho, José Domingues de Almeida (ILCML|FLUP) a comunicação Anticiper le pire. De Profundis d’Emmanuelle Pirotte: pandémie et résilience e Maria Luísa Malato (ILCML|FLUP) a comunicação Do contágio viral à influência política: uma utopia portuguesa no contexto bélico da Gripe Espanhola.
O programa completo do VIII Congresso da APLC pode ser consultado aqui.
O livro de resumos pode ser consultado aqui.
Para mais informações, visitar a página web do evento.