Intermedialidades
Intermedialidades
O grupo de investigação INTERMEDIALIDADES tem como objetivo geral contribuir para um melhor conhecimento das poéticas modernas e contemporâneas. Privilegia os instrumentos teóricos e críticos do domínio dos estudos interartísticos e tem como objeto de estudo principal práticas criativas de matriz literária que estabelecem nexos entre a imagem verbal e a imagem visual, com destaque para as relações entre a Poesia e as Artes Visuais, Imagem em Movimento e Performance. Dos objetivos deste Grupo faz parte a reapreciação do papel da escrita literária num mundo que manifestamente privilegia a relação texto/imagem, pretendendo-se inquirir os mecanismos de inclusão e exclusão no cânone artístico, bem como os princípios que regulam o estabelecimento de fronteiras entre as artes, e ainda a sua transgressão e/ou superação.
A partir de conceitos-chave críticos e teóricos que respondem a um mundo cultural e artístico sensível à transposição de fronteiras e à porosidade dos media, o grupo repensa o papel dos textos poéticos na perspectiva da INTER- e da TRANSMEDIALIDADE, com especial ênfase para as noções de HIBRIDISMO, MEDIAÇÃO e REMEDIAÇÃO. São privilegiadas as relações entre a Poesia Moderna e Contemporânea e as Artes. Paralelamente, o grupo estuda também o papel que a literatura em geral, e a poesia em particular, tem desempenhado na problematização da Europa.
Objetivos
reavaliar a importância de Autores de Ofício Múltiplo que combinam a sua escrita literária com outras atividades artísticas (como artes visuais e audiovisuais ou performance) e / ou tendem a explorar confluências entre Literatura e outras Artes a partir de uma perspectiva intermedial ou transmedial;
estudar e reavaliar obras que se situam numa fronteira intermedial, devido ao seu hibridismo e / ou resistência a categorizações anteriores (por exemplo, obras intermediais que combinam palavra e imagem visual do ponto de vista criativo);
refletir sobre o papel do hibridismo na renovação contemporânea das formas artísticas;
considerar, em colaboração com os demais grupos, como as políticas de inclusão e exclusão influenciaram a formação histórica do cânone artístico e literário, contribuindo assim para uma perspectiva mais inclusiva e intermedial da literatura;
- aprofundar a análise dos processos de resistência levados a cabo pela poesia moderna e contemporânea, nomeadamente no que diz respeito às ideias de Europa, aos processos de negociação entre margem, centro e periferia, bem como às experiências de inclusão e exclusão sofridas pelas comunidades (sociais, literárias e artísticas);
- acolher e colaborar com o Grupo Internacional de Pesquisa LyraCompoetics, dedicado ao estudo da poesia e da poética modernas e contemporâneas, e com a revista literária da rede – eLyra; colaborar na base de dados A Europa Face À Europa.
Questões de investigação
1
- Que autores (portugueses, brasileiros, espanhóis, franceses) modernos e contemporâneos combinam a escrita literária com outras formas de expressão artística nas suas obras individuais como criadores intermediais ou transmediais?
- Em que medida este corpus exige a revisão teórica e crítica dos princípios sobre os quais se constituiu o cânone artístico e literário?
- Como se manifesta o impacto do hibridismo artístico na renovação da literatura contemporânea?
2
- Como respondem, local e globalmente, os poetas contemporâneos à experiência da crise?
- Que processos de resistência foram potencializados pela poesia moderna e contemporânea?
- Como se expressam os poetas enquanto cidadãos e de que forma o discurso poético revela o exercício da cidadania?
Coordenação: Pedro Eiras
MEMBROS INTEGRADOS
Ana Paula Coutinho (Univ. Porto)
Bruno Ministro (Univ. Porto)
David Pinho Barros (Univ. Porto / UCP)
Diana Pimentel (Univ. Madeira)
Diogo Marques (Univ. Porto)
Diogo Martins (Univ. Porto)
Elisabete Marques (Univ. Porto)
Isabel Pires de Lima (Univ. Porto)
Lígia Bernardino (Esc. Secundária)
Marinela Freitas (Univ. Porto)
Pedro Eiras (Univ. Porto)
Rosa Maria Martelo (Univ. Porto)
COLABORADORES
Portugal
António Pedro Marques (Univ. Porto)
Bruna Carolina Carvalho (Univ. Porto)
Fernando Velasco (Univ. Porto)
Helena I. Lopes (ISCAP)
Inês Cardoso (Univ. Porto)
Inês Seabra Carvalho (Univ. Porto)
Ivana Schneider (Univ. Porto)
Joana Matos Frias (Univ. Lisboa)
Letícia Simões (Univ. Porto)
Luca Argel
Manuela Veloso (IPPorto / ISCAP)
Sandra Guerreiro Dias (IP. Beja / Univ. Coimbra)
Sofia Mota Freitas (Univ. Porto)
Vítor Ferreira (Univ. Porto)
Brasil
Annita Costa Malufe (PUC-SP)
Celia Pedrosa (Univ. Federal Fluminense)
Fabiane Borsato (UNESP – Araraquara)
Ida Alves (Univ. Federal Fluminense)
Jorge Fernandes da Silveira (Univ. Federal Fluminense)
Sofia de Sousa Silva (Univ. Federal Rio de Janeiro)
Espanha
Arturo Casas (Univ. Santiago de Compostela)
Burghard Baltrusch (Univ. Vigo)
Pedro Serra (Univ. Salamanca)
E.U.A.
Patrícia Lino ( Univ. California, Los Angeles)
Ricardo Vasconcelos (Univ. Estadual San Diego, California)
França
Rita Novas Miranda (Univ. Paris Nanterre)
Reino Unido
Ângela Sarmento-D. (Univ. Oxford)
2022
Colóquio: “contra todas as evidências. Colóquio dedicado a Manuel Gusmão”
Colóquio: “Salette Tavares: vocação de ser itinerante”
Colóquio: “Poesia Expandida: poética e políticas da repetição”
Jornadas: “Poesia e Performance”
Seminários da Salvação do Mundo | Série III
Seminário Aberto: “Illustrating Oscar Wild’s Picture of Dorian Grey”
Seminário Aberto: “Infraleituras da Poesia Expandida Brasileira”
Seminário Aberto: “Noir Art: Painted Portraits in Noir Thrillers and Gothic Melodramas of the 1940s and 1950s”
Seminário Aberto: “Além do lixo. A representação da crise financeira 2011-2015 na ficção portuguesa”
Seminário Aberto: “A escrita como máquina de fala: Beckett e alguns casos contemporâneos”
Seminário Aberto: “Fotopoemação: notas sobre performance e poesia nos anos 1970 (Brasil e Portugal)”
Ciclo de Conferências: “Pessoa Ressoa”
Ciclo de Conversas: “Diálogos Interartes”
Ciclo de Conversas: “Poets Talk Politics: 2ª edição”
Ciclo de Conversas: “Plano D: 2ª edição”
Ciclo de Conversas: “Salette Tavares”
2021
Colóquio: “Estar em casa com Adília Lopes: do privado ao político”
Simpósio: “Fear of Ageing: Old Age in Horror Fiction and Film”
Colóquio: “Tarkovsky Revisited: Dialogue between the moving image and other arts”
Seminários da Salvação do Mundo | Série II
Seminário Aberto: “Illustrating Proust, An Impossible Assignment?”
Ciclo de Conversas: “Poets Talk Politics”
Ciclo de Conversas: “Plano D”
2020
Seminários da Salvação do Mundo | Série I
2019
Seminário Aberto: “Montagem e Imagem-Movimento em Ana Cristina Cesar”
Colóquio: “Metalepse e Transmedialidade”
Spring Seminar: On Cinema
Seminário Aberto: “Tintin e a Capa-Arte”
Jornada de Leitura Crítica: “Ler António Franco Alexandre”
Jornada: “Um dia inteiro para morrer completamente a finitude nas artes”
Colóquio: “A Crítica de Jorge de Sena”
Jornada: “saio hoje ao mundo. Homenagem a Herberto Helder”
2018
Encontro de Estudos Pessoanos: “Mediações & Remediações”
Colóquio: “A língua no meio do caminho”
Colóquio: “Poepolit – O poético e o político na actualidade”
Seminários do Fim do Mundo | Série VI